O Panamá é um país República! Ele faz fronteiras com a Costa Rica, a oeste; com a Colômbia, a sudoeste; com o Caribe, ao norte; e com o oceano Pacífico ao sul!

O país faz uma importante ligação com a américa do sul e a América do Norte!

A sua capital é a própria cidade do Panamá.

O Panamá possui várias obras famosas e construções magníficas que atraem a atenção de engenheiros e arquitetos do mundo todo!

Por exemplo: O Canal do Panamá é uma das obras mais grandiosas de que se tem notícia! O mundo inteiro fica encantado com essa obra de arte. Engenheiros, pesquisadores e arquitetos do mundo todo visitam o Panamá com a intenção de estudar e ver de perto essa obra prima!

O Canal do Panamá  faz a ligação entre os oceanos Pacífico e também o Atlântico,  possibilitando as exportações e importações vindas de imensos navios, que entram e saem para diversas partes do mundo. O canal como que “corta”, ou abrange  todo o centro do País.

Mas ali naquele país incrível, existem algumas províncias muito importantes também, que apresentam riquezas valiosas! E uma dessas províncias é o distrito de San Miguelito!

San Miguelito é um distrito que pertence à província do Panamá, e é uma região muito rica em arquitetura clássica, lindas paisagens naturais e construções antigas! Possui uma população de mais de 515.000 habitantes.

Ali em San Miguelito também existe uma outra obra prima: o Sporting San Miguelito Futebol Clube!


ORIGEM DE SAN MIGUELITO.

O clube San Miguelito teve o início de suas atividades em 1989. O clube foi inicialmente fundado por Cesar Morales, e começou suas atividades como uma academia de futebol para crianças e adolescentes, chamada Sporting 89.

O projeto começou a ser elaborado através de uma ideia que Morales desejava realizar, que era dar às crianças a oportunidade de poderem se aproximar mais dos esportes, e ao mesmo tempo,  ficar longe dos perigos das ruas.

Com o tempo, o grupo foi se fortalecendo e novos talentos foram surgindo no futebol daqueles jovens. Alguns anos depois, o clube já possuía uma equipe bem formada e com jogadores mais experientes, e totalmente comprometidos com o futebol!

Então, em 1996, ainda na 2ª divisão, depois de ter disputado vários torneios e campeonatos importantes, enfrentando outras equipes também poderosas, o grupo já se encontrava muito bem no ranking, e estava sempre entre os melhores da série B.

Naquela ocasião, o Sporting 89 acabou obtendo uma  vitória muito importante contra o Chorrillo Futebol Clube, e naquela final, obteve então a sua promoção para a 1ª divisão.

No ano de 1997, o clube passou então a fazer parte da elite do futebol no Panamá. Foi incluído no rol dos melhores, e foi  incluído na Liga Anaprof, a divisão de Elite do futebol do Panamá, conhecida também como LPF, Liga Panamenha de Futebol.

Logo em sua estreia na 1ª divisão, em 19 de Julho de 1997, disputou um jogo muito importante para o seu início de carreira.

Obteve uma vitória de 2 x 1, contra um clube muito respeitado entre as equipes, o clube Chiriquí Futebol Clube. E depois disso o clube continuou crescendo, desenvolvendo mais ainda o seu futebol, e passou a ser cada vez mais respeitado!

Algum tempo depois, em 2002, o clube acabou sendo transferido para a região de Antón, na província panamenha de Coclé, agora sob uma nova direção, que seria de Ruben Navarro. O nome do clube também foi alterado para Sporting Coclé!

A região de Coclé é uma área rural no distrito de Penonomé, que possui uma população de cerca de  4.100 pessoas!

Após essa troca de região, agora com sua base em Coclé,  o clube poderia ter um local maior com mais espaço para treinamentos, e acomodações mais modernas!

A ideia de Navarro era investir bastante no clube,   expandir as equipes e tentar projetar o clube para “vôos” maiores que pudessem abranger todo o cenário Nacional do Panamá!

Mas, aquela mudança acabou não durando muito e em 2007, a equipe de futebol retornou para San Miguelito, adotando novamente seu antigo nome de origem.

O clube obteve então seu nome de batismo,  e até os dias de hoje, se apresenta como Sporting San Miguelito Futebol Clube!

Por volta dos anos de 2011 e 2012, o San Miguelito esteve fazendo uma performance espetacular. Esteve muito constantemente entre os melhores do ranking, sempre chegando muito perto da obtenção do título. Na fase da Apertura em 2011, e na fase da Clausura, em 2012, eles acabaram sendo eliminados nas semifinais, em ambas as situações, mas chegando muito  perto da vitória máxima!

A boa fase vinha sendo uma constante para o clube, até que em 2013, na fase do clausura, eles finalmente conquistaram a vitória, tão merecida! Naquela grande vitória,

(www.sportingsm.com)
(www.sportingsm.com)

O Sporting San Miguelito venceu o San Francisco Futebol Clube, por 4 x 1, na final do campeonato.

No ano de 2015, também em ótima fase, eles conseguiram obter diversas vitórias e chegaram até as finais do Apertura 2015.

Nos anos seguintes, o San Miguelito sempre continuou  disputando a série A, com grande estilo e um ótimo desempenho!

Houveram alguns desafios e jogos que foram realizados pelo clube, e que apresentaram resultados não tão bons assim!

Mas de qualquer forma, o San Miguelito continua firme mantendo seu ritmo de jogo e tentando sempre permanecer entre os melhores, e bem longe do rebaixamento.

NOVOS PATROCINADORES.

No início de 2020, o clube Sporting San Miguelito recebeu uma recompensa muito gratificante, e que mostra para o mundo todo, o seu grande valor e o reconhecimento que o povo do Panamá sente em relação ao clube.

Foram estampadas nos principais jornais do País, uma notícia que deixou todo o povo panamenho, e  principalmente os torcedores do clube, extasiados.

A empresa de aviação, Copa Airlines firmou um compromisso público junto ao clube San Miguelito, para apoiar seus projetos que beneficiam crianças e jovens do Panamá, a abraçarem o futebol como seu principal esporte.

E em um pronunciamento oficial, o diretor geral de Marketing e operações externas da Copa Airlines, mencionou o seguinte:

“Anunciamos esse patrocínio ao Sporting San Miguelito  com alegria e orgulho, convencidos de que a melhor maneira de contribuir para o futebol nacional é fornecer um suporte abrangente que beneficie a liga, aos clubes, comunidades e, particularmente, a uma nova geração de jovens, que encontram neste belo esporte uma forma de superação e oportunidades para realizar seus sonhos”, afirmou Marco Ocando, diretor sênior de Marketing da Copa Airlines.

(foto:copa air.com) Diretor Marco Ocando com equipe do San Miguelito.
(foto:copa air.com) Diretor Marco Ocando com equipe do San Miguelito.

UM FUTURO PROMISSOR.

Nessa nova etapa de vida agora para o clube Sporting San Miguelito,  um novo horizonte vai se abrir!

Com novos investimentos sendo já aplicados ao clube, e com uma equipe jovem e bem focada nos resultados, temos certeza que novas e maiores conquistas acontecerão em breve, para essa equipe guerreira!

O atual treinador nomeado agora em Janeiro, Felipe Borowsky,  mencionou que está extremamente otimista com a adrenalina que os jogadores estão demonstrando para as próximas campanhas a frente.

Borowsky  mencionou que a equipe está em ótimas condições físicas, e que espera para os próximos torneios, resultados bem satisfatórios, com a meta de continuar firme na elite do futebol Panamenho, e obter a grande vitória, rumo ao título!

Pela ótima experiência de carreira que o clube San Miguelito  possui, e pela sua rápida ascensão, junto com apoios importantes vindos de grandes empresas, como a Copa Airlines,   podemos ficar confiantes que a vitória poderá ocorrer muito em breve!

E você, prezado torcedor???     Qual é seu palpite para esse ano??? Nossa equipe, da BETS, deseja saber sua opinião!
Compartilhe esse conteudo