Após a vitória no último minuto, de virada, contra o Náutico, o Leão da Ilha apresentou o seu novo comandante
Novo técnico na Ilha do Retiro
Antes do Clássico dos Clássicos, neste sábado, já corria a informação de que Gilmar Dal Pozzo havia sido escolhido pela direção do Sport para ser o novo treinador do clube. Agora, ele foi apresentado nesta segunda-feira, 14 de março de 2022.
Quem comandou o Leão da Ilha de forma interina foi o ex-zagueiro César Lucena. Ele teve um excelente desempenho, com 2 vitórias (sobre Bahia e Náutico) e 1 empate (contra o Salgueiro).
Augusto Carreras, o vice-presidente do clube, mostrou confiança na escolha da direção: “O Dal Pozzo tem um perfil que a gente estava procurando. Tem experiência em acesso [nas divisões nacionais inferiores], é um profundo conhecedor da Série B, que nós vamos disputar. A gente precisava de um treinador que tivesse mostrado resultado em competições similares”.
Contudo, a rejeição da torcida ao nome de Gilmar Dal Pozzo foi enorme. Ele não empolgou os torcedores do Sport, que passaram a criticar muito a sua contratação nas redes sociais. Vale lembrar que Dal Pozzo passou o ano passado em período sabático.
Ele voltou a trabalhar apenas nesta temporada, no Joinville, mas o seu desempenho à frente do Tubarão catarinense não é de empolgar ninguém. O clube quase foi rebaixado no estadual, ficando em nono (de doze integrantes). Foram apenas 2 vitórias, com mais 5 empates e 4 derrotas.
Além disso, alguns analistas acreditam que a forma como Dal Pozzo pensa o futebol não é adequada para esse elenco, que carece de pontas com velocidade e drible. O novo técnico disse já ter indicado reforços para a diretoria, mas não espera que eles cheguem antes do início da série B.
Coletiva de imprensa
Hoje, Dal Pozzo foi apresentado oficialmente como novo técnico do Sport Club Recife. Segundo suas próprias palavras, este é o trabalho mais desafiador de sua carreira. Ele também falou sobre a rejeição dos torcedores, dizendo estar escaldado com esse tipo de manifestação:
“É normal. Na época da Chapecoense tive rejeição de 80% e isso é normal. Não posso controlar. É opinião do torcedor, eu entendo. Mas terei a grande oportunidade de contornar isso com trabalho. Na Chape com 80% de rejeição saímos da Série C para a Série A. Então isso não me preocupa, pelo contrário, me estimula ainda mais. Trato com naturalidade e estímulo de quando sou desafiado”, afirmou o novo técnico do Leão da Ilha.
Vale lembrar que pela Chapecoense, ele conseguiu fazer um grande trabalho, subindo o clube das divisões inferiores até a elite do futebol brasileiro. Em Pernambuco, Dal Pozzo já dirigiu o rival, o Náutico, em 2019 e 2020. À frente do Timbu, ele conseguiu levar o clube para a série B.
No entanto, o desafio para esta temporada com o Sport é ainda maior, uma vez que ele chegou no meio das competições, com o bonde andando. Embora o maior objetivo seja retornar o Leão da Ilha para a série A. E para isso, usar os jovens do próprio clube será determinante:
“Historicamente, os clubes pelos quais eu passei me deram essa facilidade de trabalhar com a base, desde que tenha qualidade. E hoje o Sport tem uma herança boa. Eu valorizo muito isso, além da qualidade, pelo valor que é vestir a camisa. O jogador que é da base valoriza mais [o clube], mora na concentração, entende a exigência, é identificado [com a torcida]. Isso facilita, encurta o caminho para o técnico, pois, de fato, eles são envolvidos 100% no processo”, afirmou.
Clássico dos Clássicos
Agora, as estatísticas desse duelo são as seguintes: o Sport tem 215 vitórias, enquanto o Náutico fica nos 186 triunfos. Além disso, são 159 empates, totalizando 560 partidas.
A vitória manteve a invencibilidade do Leão da Ilha nos clássicos nesta temporada, seja pelo estadual, seja pela Copa do Nordeste. No torneio regional, foram 2 vitórias (sobre Náutico em casa e Bahia fora), além de um empate, contra o Ceará. Já pelo estadual, houve também um empate com o Santa Cruz por 2 a 2.