South Dakota State Jackrabbits e a busca pela glória na FCS

Ewerton Geniseli
Ewerton Geniseli,
4 em minutos de leitura
South Dakota State Jackrabbits e a busca pela glória na FCS

O South Dakota State Jackrabbits é um time de futebol americano universitário que representa a South Dakota State University, localizada em Brookings, no estado de Dakota do Sul.

O time, mais conhecido como Jackrabbits, atua na National College Athletics Association (NCAA) Division I Football Championship Subdivision (FCS), que é o segundo escalão do College americano.

Os jogos em casa acontecem no Dykhouse Stadium no campus da South Dakota, com capacidade para 19 mil torcedores.

A equipe foi fundada em 1900 e tem como maiores conquistas 14 títulos de Conferência. Quando entra em campo utiliza como cores predominantes no uniforme o azul e amarelo.

Conheça a trajetória do South Dakota State Jackrabbits

Os Jackrabbits consideram o ano inaugural da franquia 1900, mas antes disso, em algumas oportunidades a equipe realizou algumas partidas entre os anos de 1889 até 1899, somando quatro vitórias, três derrotas e um empate.

Porém, em 1900, surge o primeiro treinador, com o Mr. Morrison, e a primeira temporada oficial da equipe, com um total de quatro vitórias e apenas uma derrota. Porém, durante esse período os Jackrabbits atuavam por uma liga independente.

Em 1922, o South Dakota State Jackrabbits participou da sua primeira conferência oficial, associando-se a North Central Conference, onde ficou até 2003, quando aconteceu sua dissolução.

Logo em sua estreia na nova divisão, o Jackrabbits conquistou seu primeiro título de conferência, com o comando de C.A. “Jack” West, como treinador, com uma campanha de cinco vitórias e apenas duas derrotas.

O treinador, aliás, elevou muito o futebol do time, tendo conquistado outros três títulos, durante sua passagem por South Dakota State Jackrabbits.

Sob seu comando foram nove temporadas incríveis, tendo conquistado mais vitórias do que derrotas em sete delas.

blog photos
Equipe recente de South Dakota State Jackrabbits comemora mais um título. (Foto: Divulgação Site Oficial do South Dakota State Jackrabbits)

Outro treinador de bastante destaque dos Jackrabbits durante a sua passagem pela North Central Conference foi Ralph Gin. O comandante ficou na equipe de 1947 até 1968.

Sob seu comando, o time viria a se tornar completamente dominante na conferência. Além disso, o South Dakota State Jackrabbits, conquistou mais nove títulos, inclusive o último deles, em 1963.

Durante os próximos 40 anos, a equipe foi alternando temporadas boas e anos ruins no futebol americano universitário, até mudar para uma nova divisão.

O início pela FCS

Em 2004, o time fez a sua estreia por uma nova conferência, a Great West Conference.

Nesse momento a equipe comandada por John Stiegelmeier começava sua jornada pela Division I Football Championship Subdivision (FCS).

Em seu primeiro ano, foram seis vitórias contra cinco derrotas. Três anos depois viria a primeira conquista da Great West Conference, com John Stiegelmeier levando o Jackrabbits para o título em uma temporada com sete vitórias e quatro derrotas. O treinador, aliás, segue no comando do time até os dias de hoje.

Em 2008, mais uma mudança de ares para o South Dakota State Jackrabbits. A equipe passa a compor o Missouri Valley Football Conference, onde atualmente compete pelo futebol americano universitário.

Em sua temporada de estreia, mais uma campanha vitoriosa do Jackrabbits. Foram sete vitórias e cinco derrotas para o time.

Desde 2012, o South Dakota State Jackrabbits se classifica todos os anos para os playoffs da NCAA Division I Football Championship, que define o Campeão Nacional da FCS, a 2ª divisão de elite do College.

O melhor resultado do Jackrabbits nesses playoffs aconteceu na temporada 2020/2021 quando a equipe conquistou o vice-campeonato.

Até o momento, o time contabiliza um total de 609 vitórias, 38 empates e 467 derrotas durante todas as temporadas que jogou pelo College desde a sua fundação oficial em 1990.

Muitos títulos de Conferência na história do South Dakota State Jackrabbits

O Jackrabbits tem muita história para contar na FCS e também muitos títulos ao longo da sua jornada no futebol americano universitário. Confira as principais conquistas da equipe:

blog photos
Jackrabbits conquista mais um título, dessa vez o Dakota Marker ao derrotar o Bison de Dakota do Norte. (Foto: Divulgação Site Oficial da NCAA)

Títulos de Conferência

  • 1922 - North Central Conference
  • 1924 - North Central Conference
  • 1925 - North Central Conference
  • 1933 - North Central Conference
  • 1939 - North Central Conference
  • 1949 - North Central Conference
  • 1950 - North Central Conference
  • 1953 - North Central Conference
  • 1954 - North Central Conference
  • 1955 - North Central Conference
  • 1957 - North Central Conference
  • 1961 - North Central Conference
  • 1962 - North Central Conference
  • 1963 - North Central Conference
  • 2007 - Great West Conference
  • 2016 - Missouri Valley Football Conference

De South Dakota State Jackrabbits para a NFL

O clube pode não ter muitos nomes revelados para a National Football League (NFL), mas os que têm são grandes atletas e vencedores, inclusive.

São aproximadamente 34 jogadores que saíram de South Dakota State para a NFL, separamos dois deles para apresentar.

Jim Langer é o primeiro deles. O Center/Guard fez história atuando pelo Miami Dolphins na década de 70. Tendo conquistado por duas vezes o Super Bowl pela equipe.

Além disso, em sua carreira o jogador foi outras seis vezes selecionado para o Pro Bowl e faz parte do Hall da Fama da NFL, o primeiro e único jogador de South Dakota State Jackrabbits a alcançar tal façanha.

O segundo jogador ainda está em atividade e é Christian Rozeboom, o Inside linebacker atua pelo Los Angeles Rams onde conquistou o Super Bowl LVI após sua equipe derrotar o Cincinnati Bengals.

Últimas temporadas do Jackrabbits

As últimas três temporadas de South Dakota State Jackrabbits têm sido de ótimos resultados e esperança para a sua torcida.

Em 2018 realizou 13 jogos, com 10 vitórias, três derrotas e a qualificação até a semifinal dos playoffs da NCAA Division I Football Championship.

No ano seguinte, outra campanha vitoriosa. No total, foram 13 jogos com oito vitórias e cinco derrotas.

Para encerrar o retrospecto, na temporada 2020/2021 foram oito vitórias e apenas duas derrotas, além do vice-campeonato da NCAA Division I Football Championship, pela FCS.

blog photos
Jackrabbits impede o avanço de Colorado State durante partida do College. (Foto: Divulgação Facebook Oficial South Dakota State Jackrabbits)

Será que o time segue embalado nessa temporada e consegue, pela primeira vez, conquistar um título Nacional? Faça a sua aposta e acompanhe os jogos das futuras estrelas da NFL!

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura