O ex-camisa 10 do Santos tinha negociação encaminhada, mas inviabilizou a contratação e foi anunciado pelo Tigres, do México

O nome de Yeferson Soteldo foi bastante comentado pelos torcedores são-paulinos nas redes sociais durante a janela de transferências. Isso porque, o jogador esteve próximo de assinar contrato para se tornar reforço do tricolor em 2022. Entretanto, segundo dirigente do São Paulo, o ex-camisa 10 do Santos recuou “na hora H”.

De acordo com matéria publicada pelo jornalista Jorge Nicola em seu blog no portal Yahoo!, a negociação entre as partes interessadas estava bem encaminhada. Ficou acordado que, para ajudar o tricolor a custear o alto salário do atleta, que chegaria na casa de R $2 milhões por mês, incluindo salário, direito de imagem e luvas, o time paulista iria poder contar com apoio de terceiros.

A empresa responsável pelo fan-token do clube, Sócios.com, iria comprar do Santos, 50% dos direitos econômicos de Yeferson Soteldo, pelo valor de 2,5 milhões de dólares (cerca de pouco mais de R $13 milhões na cotação atual).

Homem de camisa vermelha

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Soteldo jogando pelo Toronto FC. Foto: Getty Images

Além disso, o São Paulo iria poder contar com o apoio do próprio clube de Soteldo, o Toronto FC, que decidiu ajudar o time na negociação comprando um jogador do elenco tricolor. O nome desse possível atleta envolvido na negociação não foi revelado, mas o valor da venda seria revertido para custear os vencimentos do jogador venezuelano.

Entretanto, quando faltava apenas a assinatura contratual de Soteldo para finalizar o acordo que já estava encaminhado, o atleta pediu mais dinheiro e seu empresário solicitou uma comissão maior do que o combinado. Fugindo dos valores possíveis para o clube tricolor bancar, Soteldo recuou a negociação antes de realizar os exames médicos e então tudo foi perdido.

“Soteldo só não está no São Paulo porque ele não quis. O Soteldo desistiu na hora H", teria dito um dirigente são-paulino ao Jorge Nicola. "Estava tudo fechado. Só que, na última hora, o Soteldo e seu empresário pediram mais dinheiro e o acordo caiu”.

Palmeiras na disputa

Além do São Paulo, outro clube paulista também teve interesse em contratar o jogador, o rival de muro, Palmeiras. Yeferson Soteldo teve o nome bastante comentado nos bastidores alviverde durante a temporada 2021, isso porque, mesmo com um baixo desempenho na MSL, Liga de Futebol Norte Americana, o atleta foi oferecido ao clube da Barra Funda.

Entretanto, os altos valores envolvendo a contratação do jogador não agradaram nem um pouco o atual campeão da Libertadores da América, que recusou a proposta. Segundo o site “Goal”, pelo Toronto FC, Soteldo recebe um salário de cerca de 1,7 milhão de dólares (cerca de R $9,52 milhões), valor considerado fora da margem para o Verdão.

A taxa de transferência do atleta também é considerada “salgada”, chegando a custar cerca de R$ 33 milhões. Se o Palmeiras quisesse realizar a contratação do jogador, teria que desembolsar esse valor para o Toronto FC, o mesmo pago pelo clube americano para retirar o venezuelano do Santos no início de 2021.

Soteldo anunciado no Tigres

Após negociação malsucedida com o São Paulo, Soteldo foi anunciado como novo reforço do Tigres, do México.

No último dia de janeiro deste ano, o clube publicou um vídeo dos melhores momentos da carreira de Soteldo, contendo também uma pequena mensagem do atleta confirmando sua chegada ao time mexicano.

"Bem-vindo Yeferson Soteldo a sua nova casa, a da equipe mais passional do México! Te esperamos, Tigre", escreveu o clube nas redes sociais.

Soteldo é novo jogador do Tigres, do México — Foto: Reprodução/Tigres
Soteldo é novo jogador do Tigres, do México — Foto: Reprodução/Tigres

O jogador de 24 anos assinou contrato por quatro temporadas com o time do México, e chegou após uma troca com o Toronto FC, que ficou com o zagueiro mexicano Carlos Salcedo, de 28 anos.

Movimentação de Soteldo nas duas últimas temporadas

Soteldo foi destaque do time do Santos em 2020, um dos responsáveis pela chegada do Peixe à final da Copa Libertadores daquele ano. Na temporada seguinte, foi transferido para o clube canadense Toronto FC, em uma negociação que beneficiou o Santos.

Yeferson Soteldo se despede do Santos e vai jogar na MSL. Foto: Buda Mendes/ AFP

O clube da Vila estava com problemas com a FIFA e, devido a uma punição, estava impedido de contratar novos jogadores. Com a transferência de Soteldo para o Toronto, esse problema foi resolvido, isso porque, com o valor pago pelo clube americano, o Peixe pode arcar as dívidas de mais US$ 500 mil com o Huachipato, pela contratação do venezuelano.

Com isso, o time chileno tirou da Fifa o processo que fazia com que o Santos não pudesse mais contratar jogadores. A venda de Yeferson Soteldo também assegurou ao Santos 12,5% dos direitos do jogador, visando uma futura venda do atleta.

Antes de ser transferido para o Toronto FC, Soteldo recebeu sondagens de clubes como Atlético-MG e Al Hilal, da Arábia Saudita, mas recusou todas as propostas, pois desde o início era de seu interesse jogar na MSL.

No Toronto FC, o venezuelano ficou apenas uma temporada, onde fez quatro gols e deu 10 assistências em 26 jogos.

Compartilhe esse conteudo