O Roger State University Hillcats é o time de basquete masculino que representa a Universidade Estadual Rogers, localizada em Oklahoma, Estados Unidos. Suas atividades iniciaram na temporada 2007-2008.
A equipe compete pela Divisão Mid-America, integrante da segunda divisão da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA). A Associação regula e organiza os esportes universitários a nível nacional, além de promover uma competição anual para a categoria.
As cores que representam a identidade visual do clube são azul e vermelho. Seu símbolo conta com um gato, mascote utilizado como representante do Hillcats.
Desempenho por período
Temporada 2021-2022
O primeiro jogo da atual temporada foi contra o Southwest Minnesota State Mustangs e finalizou com a vitória do Hillcats por 63-54. Foram disputadas 30 partidas totais, com 16 delas vencidas e 14 perdidas.
Os jogadores destaques no período, considerando pontuação, foram Devin Pullum (490 pontos); Tylan Dean (299 pontos); Brewster Peacock (246 pontos); Joey Saracco (245 pontos); e Jordan Coblin (243 pontos).
O atual treinador, Justin Barkley, está no posto desde 2010, sendo o terceiro a comandar o Hillcats em toda sua história. Possui experiência como assistente em dois clubes anteriores, o Northeastern Oklahoma A&M e o Northeastern State.
Primeiras temporadas
O Hillcats iniciou sua história competindo pela Divisão Sooner, vinculada à Associação Nacional de Atletismo Colegiado (NAIA), órgão que regula o atletismo universitário em pequenas faculdades ou instituições com pouca visibilidade nos Estados Unidos.
Na estreia contra o Tabor Bluejays, em agosto de 2007, venceu por 93-72. Conseguiu êxito nas suas cinco primeiras partidas, perdendo apenas no sexto jogo por 45-55 contra o Southeastern Oklahoma State. Finalizou a temporada inicial com 20 vitórias e 11 derrotas.
Na temporada 2008-2009, o desempenho do clube subiu consideravelmente. Durante todo o período, venceu 30 das 32 disputas, com aproveitamento de mais de 93%. Considerando apenas o torneio da Divisão, foram 21 vitórias em 20 jogos.
Últimos anos na Divisão Sooner
Em 2012, o Roger State Hillcats totalizou 15 partidas vencidas e 7 perdidas pela competição anual. No período inteiro, teve 24 das 33 disputas ganhas.
Posteriormente, na temporada 2012-2013, viu o rendimento cair ainda mais. Jogou onze vezes e saiu vitorioso em 21. Mesmo com um bom saldo de pontuações, o Hillcats não chegou a avançar nas competições. Em 2013, anunciou a entrada na Divisão Heartland.
Passagem pela Heartland
Ao trocar seu grupo de competição, o Hillcats também subiu um nível no basquete universitário dos Estados Unidos, já que a Heartland integrava a Divisão II da NCAA. Terminou a temporada 2013-2014 com 16 vitórias e 10 derrotas no total.
Dois anos depois, em 2016, tornou-se o clube com maior pontuação e saldo de jogos ganhos em toda a temporada, apesar de não vencer o torneio. Foram 23 triunfos em 28 disputas no período inteiro.
Em meio aos anos de instabilidade, a Divisão Heartland foi dissolvida em 2019. A expectativa era que o Hillcats, assim como as outras equipes do grupo, fosse para a Divisão Lone Star, mas o time acabou optando pela Mid-America, na qual compete até hoje.
Durante seus anos no Heartland, o clube foi um dos poucos que nunca chegou à final do torneio anual. Apesar do bom desempenho geral, não conseguia vencer os jogos necessários para avançar além do esperado.
Início na Mid-America
O Rogers State Hillcats ingressou na nova divisão para estrear na temporada 2019-2020. Fizeram um bom período, com 24 jogos ganhos e 6 perdidos. Devido à pandemia de covid-19, a edição do torneio da Mid-America precisou ser cancelada.
Pelas previsões, o time participaria do seu primeiro campeonato nacional da NCAA logo no ano de estreia na Mid-America, mas os adiamentos e cancelamentos em 2020 não possibilitaram que houvesse chance de ingresso.
A competição do ano seguinte também foi prejudicada por conta da questão sanitária, resultando em um calendário de partidas bem reduzido em relação ao convencional. A equipe obteve 11 vitórias e 12 derrotas totais.
Integrantes da temporada 2021-2022
Jogadores
Jordan Coblin - Boca Raton (Flórida), Camiseta 0
Kofi Hamilton - Philipsburg (São Martinho), Camiseta 1
Tylan Dean - Ruston (Louisiana), Camiseta 2
Devin Pullum - Little Elm (Texas), Camiseta 3
Gerren Jackson - Oklahoma City (Oklahoma), Camiseta 4
Preston Lawrence - Dallas (Texas), Camiseta 5
Mathew Jones - Mountain Home (Arkansas), Camiseta 10
Brewster Peacock - Verdigris (Oklahoma), Camisa 11
Shemar Walker - Tulsa (Oklahoma), Camiseta 12
Josh Price - Edmond (Oklahoma), Camiseta 13
Grant Gessert - Tulsa (Oklahoma), Camiseta 14
Ugo Obineke - Rowlett (Texas), Camiseta 15
Caleb Starks - Lafayette (Louisiana), Camiseta 20
Marlo Fox - Tulsa (Oklahoma), Camiseta 21
Griffin Rogers - Baton Rouge (Louisiana), Camiseta 23
Jared Pearre - McKinney (Texas), Camiseta 25
Joey Saracco - Bolingbrook (Illinois), Camiseta 34
Equipe técnica
Justin Barkley - Treinador principal
Tyler Wayman - Treinador assistente
Levin Thornton - Treinador assistente
Connor Moore - Treinador voluntário
Cole Kinnamon - Assistente estudante
Prêmios
O Hillcats já conquistou alguns prêmios em sua história. Os principais foram de Jogador do Ano da Heartland para Jeylyn Sharpe em 2017, JC Hartzler em 2016 e Frederico Santos em 2015. Em 2009, Sylvester Spicer venceu como Jogador Mais Valioso da Sooner.
As mais recentes condecorações foram para as boas pontuações de Devin Pullum, Darraja Parnell e Brewster Peacock na Mid-America 2020-2021. Na temporada anterior, Marques Sumner, Tavian Davis, Christopher Miller e Brewster Peacock foram reconhecidos.
Universidade Estadual Rogers
A instituição pública, fundada em 1909, abriga mais de 4000 estudantes. Fica sediada na pequena cidade de Claremore, no condado Oklahomense de Green Country, e possui campus também nos municípios de Bartlesville e Pryor Creek.
Todas as equipes da Universidade, independente do esporte e da modalidade, são denominadas como Hillcats, sendo diferenciadas pelo contexto. Além do basquete, há a prática do beisebol, atletismo, golfe, cross country, futebol e softbol.