Conheça agora mesmo a história de um dos clubes dos Emirados Árabes Unidos mais bem sucedidos e tradicionais. A trajetória do Sharjah Football Club começou no ano de 1996 quando o clube foi fundado de fato.

Quando a equipe foi criada ela carregava consigo o nome de al-Orouba, e em 1974 o clube acabou se fundindo com um time que já existia na época, o Al-Khaleej (que foi reestabelecido individualmente depois) e assim surgiu o Sharjah que nós conhecemos hoje, que na época era conhecido como o clube da cultura, sendo registrado oficialmente em 1978.

E assim as Abelhas Brancas seguiram fazendo história com suas passagens nas diversas competições que jogaram, chegando até mesmo a surpreender muitas pessoas que não acreditavam na capacidade do clube recém criado.

Escudo do Sharjah Football Club. (Foto: o Gol)
Escudo do Sharjah Football Club. (Foto: o Gol)

Hoje os Reis da Copa como também são conhecidos vem de uma sequência ótima de partidas, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca invejável de 3 vitórias e 2 empates, não havendo uma derrota sequer “na conta”, o que querendo ou não acaba dando um ânimo e uma expectativa maior ainda para os torcedores.

As partidas relatadas acima foram disputadas pelo Campeonato Emiradense de futebol, pela UAE President Cup que é conhecida também apenas como Copa do Presidente e pela Etisalat Emirates Cup.

O que mostra que os jogadores e o treinador Abdulaziz Mohammed não estão para brincadeira, pois cá entre nós, não é qualquer time que consegue disputar 3 competições ao mesmo tempo, ainda mais sendo tão presente em todas elas.

Hoje o Sharjah se encontra na terceira colocação do Campeonato Emiradense com 23 pontos, estando não muito atrás do atual líder Al Ain que tem hoje 30 pontos, e por coincidência hoje a competição já está se encerrando, pois a última rodada já está acontecendo.

E pela UAE President Cup o Sharjah se encontra atualmente nas quartas de final da competição, após passar com louvor pelo Hatta Club pelas oitavas de final por 2x1. A partida decisiva para ver quem passa para as semifinais acontecerá no dia 16 de janeiro, e o rival do Sharjah será o Shabab Al-Ahli de Dubai.

E pela Etisalat Emirates Cup O Rei da Copa se encontra hoje na segunda colocação da tabela, estando apenas a dois pontos da primeira colocação que está sendo ocupada pelo Emirates da cidade de Ras al-Khaimah. O que mostra que a qualquer momento iremos ver notícias de que o Sharjah tomou de assalto o topo da tabela.

O que é de fato de se impressionar, como se não bastasse o time dos Emirados Árabes Unidos estarem disputando 3 competições dessa magnitude, os mesmo ainda estão mandando muito bem em todas elas, fazendo atuações dignas de aplausos.

E é claro que um time tão valente e destemido como o Sharjah tem ao longo de sua trajetória várias conquistas de várias competições, entres os canecos já conquistados podemos citar alguns como:

As 6 conquistas do Campeonato Emiradense referente aos anos de 1974, 1987, 1989, 1994, 1996 e 2019, sendo hoje a quarta equipe que mais ganhou a competição, ficando atrás apenas de times como o Al-Ain, Al-Wasl e do Al-Ahli.

Podemos citar também as 8 conquistas da Copa do Presidente referente aos anos de 1979, 1980, 1982, 1983, 1991, 1995, 1998 e 2003. Sendo hoje o time que mais conquistou esse título ao lado do Al-Ahli de Dubai.

E por fim, mas não menos importante podemos citar também a única conquista da Supercopa dos Emirados Árabes Unidos no ano de 1993.

Jogadores do Sharjah FC comemoram após conquista de título.                       (Foto: Teller Report)
Jogadores do Sharjah FC comemoram após conquista de título. (Foto: Teller Report)

E uma curiosidade interessante é que apesar do clube ser desconhecido por muitas pessoas no Brasil, você sabia que vários jogadores brasileiros já fizeram parte do valente time?

Entre os nomes podemos citar jogadores como o Bernard que saiu do Everton em 2021 e foi jogar pelo Sharjah, podemos citar também o meia Rafael Rezende, o Igor Coronado, e os atacantes Caio Lucas e Jonathas.

Bernard e Ben Malango comemorando após a virada sobre o Al Wasl.         (Foto: LANCE!)
Bernard e Ben Malango comemorando após a virada sobre o Al Wasl. (Foto: LANCE!)

E por fim, por lá já passaram nomes como Jean Carlos da Silva, Fellype Gabriel, Maicosuel, Marcelinho, Mauricio Ramos, além dos técnicos brazucas Amarildo, Jorvan Vieira, Paulo Bonamigo e o Procópio Cardoso que já treinou muitas e muitas equipes em sua carreira.

Hoje a casa do Sharjah é o Sharjah Stadium que fica localizado no local com o mesmo nome do clube, nos Emirados Árabes Unidos. O palco dos shows futebolísticos foi fundado em 1976 e tem capacidade hoje para suportar até quase 12.000 torcedores fanáticos e apaixonados.

Estádio do Sharjah antes de uma partida.               (Foto: o Gol)
Estádio do Sharjah antes de uma partida. (Foto: o Gol)

Hoje o elenco do time consiste basicamente nos goleiros: Adel Al Hosani, Ahmed Mahmoud e no Mayed Muhsin.

Na zaga há nomes como: Hamad Hasim, Salem Sultan, Ali Aldhanhani, Abdulla Juma, Abdullah Aqeel, Majed Suroor, Fayez Faeyz, Marcus Melani, Alhusain Saleh e Sahin Abdulrahman.

Já no meio de campo o time é formado por nomes como: Mohammad Abdul Basit, Rafael Resende, Otabek Shukurov, Mohamed Khalfan Ali, Majid Surour, Ahmed Al Sansi, Bernard, Tared Ahmed e por fim, Majid Salim.

E por fim, o feroz ataque do clube é formado por nomes como: O do Caio Lucas, Jonathas, Omar Rabiah, Mohammed Al Shehhi e pelo Saif Rashid.

Será que com o fim do Campeonato Emiradense o Sharjah vai conseguir disparar rumo ao topo da tabela, para assim cravar mais ainda seu nome na história do futebol nacional?

E quanto a Copa do Presidente, será que o Sharjah irá passar com facilidade pelo seu adversário  Hatta Club pelas oitavas de final?

E pela Etisalat Emirates Cup, será que também iremos ver que o Sharjah avançou mais ainda para se tornar campeão da competição?

E por fim, será que o talentoso time irá conseguir um feito inédito de conquistar uma Tríplice Coroa, deixando assim seus rivais e adversários para trás?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões!!

Compartilhe esse conteudo