As expectativas eram altas para a Sérvia na Copa do Mundo da FIFA, depois que eles fizeram uma campanha estelar nas eliminatórias, terminando à frente de Portugal. As Águias não conseguiram fazer jus ao fugir da nomeação de azarão até agora, perdendo para o Brasil e empatando para Camarões em um jogo emocionante, o que significa que agora estão em momento de triunfo 'obrigatório' nesta final do Grupo G. O técnico Dragan Stojković ficou furioso com o fato de sua equipe ter perdido uma vantagem de dois gols naquele sucesso de bilheteria de 3-3 com Camarões, classificando a defesa de sua equipe como "incompreensível" e afirmando que o mesmo deveria ser "proibido neste nível".
Esses erros precisarão ser corrigidos aqui se a Sérvia quiser chegar à fase eliminatória pela primeira vez e, coincidentemente, uma derrota por 2-1 para a Suíça custou a eles aquele gol na Rússia em 2018. Essa derrota foi o início de uma tendência alarmante que viu as Águias sofrerem pelo menos duas vezes em cada um dos últimos quatro jogos da Copa do Mundo, e não conseguiram garantir a vitória em nenhum (1E, 3D).
Apenas evitar a derrota provavelmente será suficiente para garantir a classificação da Suíça para as oitavas de final, com os rivais Camarões enfrentando o pentacampeão Brasil na outra partida do grupo. Murat Yakin desde 2021 busca pela primeira vez na história da equipe a terceira participação consecutiva na fase eliminatória da Copa do Mundo, e a equipe de Yakin está bem posicionada para isso.A Suíça mostrou que é um osso duro de roer ao segurar o Brasil por mais de 80 minutos, antes que o gol de Casemiro os levasse à derrota. Um segundo revés consecutivo significaria o fim do torneio, mas eles não são derrotados em jogos consecutivos da Copa do Mundo desde 1994, então os presságios parecem bons para os Cruzes Vermelhas.
O atacante talismânico Aleksandar Mitrović marcou no empate de 3-3 da Sérvia com Camarões e também marcou no único confronto direto anterior de seu país com a Suíça. Também na súmula daquele dia estava Xherdan Shaqiri, que pode se tornar o maior artilheiro de seu país em Copas do Mundo com sua 11ª participação aqui.
Andrija Zivkovic (Sérvia) corre para a área e pede a bola para seu companheiro. O passe chega redondo e o chute à queima-roupa é bom, mas acaba acertando em cheio o poste esquerdo. Teria sido um golaço.
Djibril Sow toca para Xherdan Shaqiri (Suíça) que chuta de dentro da área, mas a bola desvia e deixa Vanja Milinkovic-Savic plantado.
Uma bela bola levantada para a área por Dusan Tadic é colocada para dentro por Aleksandar Mitrovic (Sérvia). Seu cabeceio à queima-roupa passa por Gregor Kobel e entra no lado direito da meta.
Dusan Vlahovic (Sérvia) ficou com a sobra dentro da área e bateu o goleiro com um chute no canto direito.
Silvan Widmer entrega a bola de bandeja para Breel Embolo (Suíça), que marca em uma finalização simples de curta distância.
Ruben Vargas mostra grande visão de jogo e faz um passe para Remo Freuler (Suíça). Com ótima presença de área, ele chuta à queima-roupa no fundo da rede, botando a Suíça na frente do placar novamente.