O atleta francês Seko Mohamed Fofana é um jogador de futebol profissional, atualmente contratado pelo Racing Club de Lens, um clube francês da Liga 1, desde 18 de agosto de 2020 quando assinou um contrato com validade até 30 de junho de 2024.

Fofana atua dentro de campo na posição de meio campista e também como volante, usando a camisa Nº 8. Ele tem 1,85 m de altura, pesa aproximadamente 74 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Símbolo do clube Lens.

Além de representar o seu clube francês, Lens, Fofana também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da França, desde 2010, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção francesa SUB-16, com apenas 16 anos de idade.

Posteriormente, o craque foi convocado para defender a seleção principal da Costa do Marfim a partir de 2017.

Seko Fofana é assessorado pela empresa de gerenciamento de atletas profissionais, a agência W. Egal O.S.F.M, responsável pela carreira de diversos jogadores. O valor atual de mercado do atleta é de € 20 milhões de euros.

Mohamed Fofana nasceu no dia 7 de maio de 1995, na cidade de Paris, França. Seus pais são da África Ocidental, da Costa do Marfim.

PRINCIPAIS CLUBES.

PARIS FUTEBOL CLUB - (futebol amador)

No ano de 2004, quando Fofana completou 9 anos de idade, ele ingressou em um clube de futebol amador, o Paris FC, da 2ª divisão do futebol francês, para começar a sua carreira.

Ali, o craque passou a desenvolver seu estilo de jogo, disputando jogos com a equipe juvenil do clube.

No ano de 2010, Seko Fofana ingressou em outro clube francês, o Lorient.

FC LORIENT BRETAGNE SUD - (amador)

Depois de adquirir uma boa base para desenvolver seu futebol, Seko passou a frequentar o clube francês Lorient, da 1ª divisão, e começou no final do ano de 2010, uma nova fase de treinamentos junto ao clube.

Com cerca de 15 anos de idade, o jogador se desenvolveu rápido e passou a disputar jogos pelas categorias de base do clube, sempre se dedicando muito.

Com uma vontade enorme de se tornar um profissional do futebol rapidamente, antes de completar 3 anos de treinamentos ali no FC Lorient, Fofana decidiu aceitar um convite de um clube inglês.

(skysports.com) Seko Fofana defendendo o Manchester City em julho de 2014.

MANCHESTER CITY - (futebol amador e profissional)

Seko Fofana decidiu se mudar para a Inglaterra a fim de concentrar totalmente seus esforços para aperfeiçoar seu padrão de jogo. A partir do ano de 2013, o craque passou a fazer parte do clube Manchester City, da Premier League, a 1ª divisão do futebol inglês.

Fofana foi integrado à equipe reserva do clube, na modalidade SUB-18, para receber mais treinamentos. E durante a temporada que se seguiu, em 2013/2014, o jovem surpreendeu bastante, depois de ter participado em 20 jogos e de ter garantido 5 gols durante aquele campeonato.

Durante aquela temporada também, a UEFA passou a criar e organizar uma competição nova, envolvendo times europeus, de formação juvenil, e que existe até hoje, a UEFA Youth League.

O jogador Fofana disputou jogos por aquela competição também, e ele conseguiu participar em 7 jogos, e marcar gols em duas ocasiões, jogando contra o CSKA Moscou e também contra o Benfica Juniors.

Um acontecimento triste que ficou marcado para sempre na memória do jovem francês, foi quando ocorreu um jogo amistoso entre o Manchester City SUB-21, contra o time Croata, HNK Rijeka.

A grande desenvoltura de Fofana e de seus colegas de equipe dentro de campo, deixou os rivais muito irritados, apesar de o Manchester naquele momento estar perdendo por 1x0.

(sportsmole.co.uk) Seko Fofana a direita, defendendo seu clube Fulham FC, briga pela bola com Billy Jones, do Sunderland, numa disputa de 24 de Janeiro de 2015.

Um dos jogadores do HNK passou a fazer ofensas raciais e a xingar Fofana de modo abusivo, um pouco antes do intervalo. A equipe do Manchester ficou indignada com aquela atitude, e todos eles decidiram abandonar o gramado. Por causa daquele incidente o jogo foi cancelado.

Depois do jogo, o treinador da equipe, Patrick Vieira, elogiou a postura de sua equipe.

FULHAM FC - (empréstimo)

No dia 27 de novembro de 2014, Seko Mohamed foi enviado para o clube inglês, Fulham FC, (recentemente promovido para a Premier League, onde irão disputar os jogos da temporada de 2022/2023).

O jogador foi enviado para o Fulham FC como um empréstimo válido até o dia 31 de Janeiro de 2015.

A estreia de Fofana aconteceu no dia 2 de fevereiro, em uma partida contra o Brighton & Hove Albion que foi derrotado por 2x1. Fofana entrou em campo aos 63 minutos de jogo para substituir Emerson Hyndman.

A desenvoltura de Fofana dentro de campo influenciou toda a diretoria do clube Fulham para estender a permanência do craque até o final dos jogos da temporada.

No dia 21 de março de 2015, Fofana conseguiu garantir seu primeiro gol contra o rival Huddersfield Town, que também foi derrotado pelo Fulham por 2x0.

Durante a parte final da sua temporada junto ao clube Fulham, Fofana foi muito elogiado, principalmente por Kit Symons, o treinador do clube.

Antes de retornar para seu clube, Fofana havia disputado 25 partidas pelo Fulham, garantindo 1 gol.

(footmercato.net) Seko Fofana do Lens, disputando um jogo contra o Stade Rennais, realizado em Janeiro de 2022.

SPORTING CLUB BASTIA - (empréstimo)

Depois de retornar ao seu clube Manchester City, o craque ainda participou em pelo menos 2 jogos antes de ser emprestado novamente.

Pelo Manchester, Fofana participou em dois jogos vitoriosos, primeiro em uma disputa contra o Adelaide United, que foi derrotado por 2x0, e em segundo, em uma substituição tardia, no enfrentamento contra o Melbourne City, que também perdeu por 1x0.

Depois disso, o Manchester concordou em emprestar o craque para o clube francês, Sporting Club Bastia, no dia 29 de julho de 2015, pelo período de uma temporada.

No dia 8 de agosto, Seko realizou sua estreia pela Liga 1, em um confronto frente ao clube Rennes. Ele jogou durante toda a partida, demonstrando total empenho nos 90 minutos de jogo, e sua equipe venceu por 2x1.

Fofana garantiu seu primeiro gol em uma disputa contra o clube Estac Troyes, disputado no dia 12 de dezembro de 2015, que terminou empatada em 1x1. Em outra disputa realizada no dia 19 de dezembro, contra o clube Stade de Reims, uma assistência perfeita gerada por Fofana garantiu um gol para o Bastia, que venceu por 2x0.

No final daquele empréstimo, Fofana havia realizado 32 jogos com 1 gol feito marcado.

UDINESE CALCIO -

Depois de brilhar junto ao Manchester City, em 2016, Fofana assinou um contrato de 5 anos pelo valor de £ 2,5 milhões de libras, mais bônus incluídos.

O craque permaneceu junto à equipe até 2020.

LENS -

No dia 18 de agosto de 2020, Seko assinou um contrato válido por 4 anos com o RC Lens. Depois de realizar grandes jogadas em campo, o atleta foi homenageado como o jogador do Mês da Liga 1, em 1º de setembro de 2021.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

Apesar de ter nascido em Paris, Seko sempre foi um atleta elegível para defender a seleção da França, e também a Costa do Marfim, visto que seus familiares ascendentes vieram da África Ocidental.

Fofana havia representado a França pelas equipes juvenis de futebol. Porém a partir do dia 3 de abril de 2017, o craque decidiu também jogar pela Costa do Marfim, para homenagear seus pais.

Ele realizou sua estreia pela Costa do Marfim em um jogo do dia 11 de novembro de 2017, contra a seleção do Marrocos, durante as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, em 2018.

Compartilhe esse conteudo