Mesmo com pouco tempo desde sua fundação, a equipe já teve campanhas de destaque nas divisões inferiores do futebol do Azerbaijão

Fundado em 2016, o Sabail Football Club é natural da cidade de Baku, e uma das emergentes equipes do futebol nacional. Mesmo com apenas seis anos de existência, o clube já marcou a história das divisões inferiores, com classificações e boas campanhas nas competições.

O clube que tem no futebol seu principal esporte, também visa a melhora de jovens da região de Baku, dando a eles a oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, encontrar no futebol, a melhora de vida almejada pelos cidadãos locais.

Além disso, a equipe do Sabail, segundo o site do clube, tem feito um bom trabalho de base, fornecendo jogadores de qualidade para a seleção nacional do Azerbaijão, que briga por vagas em competições europeias e mundiais nos torneios organizados pela UEFA e pela FIFA.

Pessoas com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do time do Azerbaijão é expulso em partida continental. Foto: Ghana Web

O time do Sabail tem na Bayil Arena a sua casa nos jogos da equipe. Com capacidade para 3.200 torcedores, o estádio é propriedade da Federação de Futebol do Azerbaijão, mas cedido a equipe de Baku para a realização de seus jogos.

Inaugurado em 2012, o estádio já foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 17, realizado no mesmo ano da estreia da arena.

A fundação da equipe e a rápida chegada a elite do futebol do Azerbaijão

Com o início de sua trajetória na segunda divisão do futebol nacional, o Sabail passa a participar das competições nacionais a partir da temporada 2016/17. A estreia oficial, foi no dia 08 de setembro de 2016, contra a equipe do Mil Mugan FK.

A vitória por 3 a 0, teve em Bakhtiyar Masimaliyev o grande destaque do jogo. O autor do primeiro gol do Sabail em competições oficiais, balançou as redes aos nove minutos da etapa final do jogo, e marcou seu nome na história do clube.

No geral, a campanha do time do Sabail ao longo da segunda divisão nacional foi positiva e teve destaque, terminando a competição em segundo lugar na tabela geral da classificação. Com 57 pontos em 26 jogos disputados, o time chegava a primeira divisão nacional, em um período curto de existência.

A estreia na primeira divisão nacional

Na temporada 2017/18, a expectativa de todos os envolvidos com o time de Baku, mostrava a confiança na campanha da equipe em fazer uma boa trajetória no cenário nacional, após a classificação rápida à elite do futebol azeri.

Foi assim que o time do Sabail, em 13 de agosto de 2017, estreou no campeonato local. O jogo de estreia foi de derrota para o Zira, mas deixou uma boa impressão, com o time bem definido e estruturado.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador tenta a jogada. Foto: Portal Terra

Com uma campanha mediana no principal torneio do país, o Sabail fechou a competição em sétimo lugar na classificação geral, se livrando de um retorno à segunda divisão nacional, e permaneceu na Azerbaijan Premier League. Ao todo, foram 23 pontos em 28 jogos disputados.

Para a temporada de 2019/20, o clube estrearia em outra competição, agora a nível continental: a Europa League.

O início nas competições continentais

Mesmo com a confiança da torcida e dos envolvidos no clube de Sabail, todos sabiam que a missão da equipe novata do futebol azeri, era muito difícil. A classificação para a fase de grupos não foi alcançada pelo Sabail.

O time que enfrentou os romenos do Craiova, sofreu duas derrotas duras pelo mesmo placar. 3 a 2 nos jogos da ida e da volta, eliminaram a equipe azeri da competição continental, ainda na primeira fase de disputa do torneio.

Por curiosidade, o Sevilla (Espanha) foi o campeão da competição continental, e teve uma campanha impecável no mata-mata da Europa League. O time comandado por Julien Lopetegui, venceu a Internazionale (Itália) na final do torneio.

O time italiano, que tinha na dupla de ataque Lautaro Martínez (Argentina) e Romelu Lukaku (Bélgica) a maior arma da equipe comandada pelo italiano Antonio Conte, foi superada pelo Sevilla em uma das maiores finais recentes do torneio.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Jogadores da equipe na preparação para jogo da Europa League. Foto: Facebook

Com emoção a todo momento, a Internazionale assumiu a frente do marcador com Lukaku, aos cinco minutos de jogo, de pênalti. 1 a 0 para o time de Milão. Ainda no primeiro tempo, a virada do Sevilla viria, com Luuk De Jong.

O atacante holandês fez dois gols na final, e virou o marcador para os espanhóis. Antes do fim da primeira etapa, o zagueiro uruguaio Godín, empatou para a Internazionale e deixou tudo igual para o intervalo do jogo.

Depois, já na segunda etapa, Lukaku contra o próprio gol, deu a vitória ao Sevilla. Aquela foi a sexta conquista do time espanhol, que é o maior vencedor do torneio continental.

A última temporada foi de sofrimento para a torcida do Sabail

Com o time dos anos anteriores enfraquecido por conta de transferências para os rivais locais e de toda a Europa, a equipe de Baku finalizou a temporada 2020/21, em último lugar no torneio nacional.

Ao todo, foram 15 jogos disputados, com 11 pontos conquistados. Ao longo da trajetória da equipe do Sabail, o time somou três vitórias, dois empates e 10 derrotas.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador disputa bola com o adversário. Foto: Bola Sport

O número alto de derrotas, mostra o quão frágil foi a defesa da equipe, que em 15 jogos, sofreu 30 gols e teve uma média de dois gols sofridos por jogo, sendo a pior entre todos os times do Campeonato de Futebol do Azerbaijão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol do Azerbaijão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo