No jogo de quarta-feira do dia 3 de agosto, realizado no Estádio do Morumbi, o São Paulo e o Ceará se enfrentaram em uma disputa cheia de oportunidades e tentativas, mas com poucas realizações.
No placar final de 1 X 0 com a vitória do Tricolor Paulista, o dono da casa saiu na frente do Ceará e ganhou folga nas pontuações da Copa Sul-Americana. As duas equipes são basicamente as campeãs no ranking do campeonato, e estão na liderança.
O Ceará, na liderança do grupo G, estava com 18 pontos somados, e sem nenhuma derrota até antes desse confronto. E o São Paulo, líder do grupo D, estava com 16 pontos.
Com essa vitória do dia 3, os paulistas vão ganhar mais fôlego e mais tranquilidade para a próxima partida, e poderão até empatar jogando fora de casa, que mesmo assim o clube vai estar classificado para a semifinal da Copa. Porém, a equipe do Vovô precisará da vitória no próximo jogo por pelo menos 2 gols de vantagem.
Como já mencionado, as duas equipes conseguiram realizar um jogo bem dinâmico durante todo o 1º tempo. Ambas conseguiram criar oportunidades e ótimas chances de gols. Mas falharam bastante na hora da concretização.
O Ceará demonstrou um esquema de defesa bem elaborado pelo treinador Marquinhos Santos, que deu trabalho para o rival. Em contrapartida, o Tricolor Paulista também explorou com sabedoria as jogadas esquematizadas pelas laterais, usando os craques Igor Vinicius e Wellington, nos dois lados extremos.
Os craques do Ceará também criaram boas chances, porém, sem finalização. O meia central Fernando Sobral acertou um bom chute aos 17 minutos de jogo, depois de um roubo de bola bem executado em cima do zagueiro Miranda. O tiro foi bom mas subiu demais e a bola passou por cima do travessão.
O lateral direito do Ceará, Nino Paraíba, também criou uma ótima chance de gol, aos 29 minutos de jogo, quando arrancou com tudo pelo lado esquerdo depois de roubar a bola do zagueiro Léo, e meter uma bomba de dentro da área que bateu na trave.
E pelo lado do São Paulo também a equipe teve boas chances. O meia ofensivo Igor Gomes, aos 45 minutos, aproveitou bem uma cobrança de escanteio, dominou e desviou a bola para Léo finalizar com uma bomba direta para o gol do goleiro João Ricardo, que fez uma bela defesa.
Durante todo o 1º tempo, o jogo rolou dessa forma. Porém depois do intervalo, alguma coisa aconteceu nos bastidores, que fez o São Paulo reagir de forma rápida e incisiva. É bem provável que Rogério Ceni tenha dado um “choque elétrico" em toda a equipe, pois a postura do time mudou.
Logo no início do 2º tempo Igor Gomes aproveitou uma sobra dentro da área, e meteu para o gol. Porém o lateral esquerdo Victor Luis bloqueou o lance, salvando o Ceará.
O São Paulo novamente quase marcou aos 3 minutos, quando o centroavante Luciano, camisa 11, dominou a bola na área, e sutilmente tocou bem no canto, forçando o goleiro João Ricardo a pular e espalmar a bola para escanteio.
Porém, o golpe de mestre aconteceu quando Rogério Ceni decidiu alterar o seu esquema de jogo para o meio campo. Depois de realizar uma substituição aos 66 minutos, o camisa 10 Nikão entrou em campo no lugar do atacante Luciano Neves, camisa 11.
Nikão aproveitou uma assistência perfeita de Igor Vinicius dada bem perto da área, dominou a “redonda” com sua perna esquerda, e meteu um chute forte sem dó, abrindo finalmente o placar de 1x0 para o Tricolor Paulista.
Depois disso, o atacante Jonathan Calleri sofreu um pênalti, e bateu a cobrança aos 66 minutos. Porém, bateu fraco e o goleiro João Ricardo pegou rapidamente no canto esquerdo, e depois ainda defendeu uma sobra de rebote na cara do gol.
No dia 10, quarta-feira, São Paulo e Ceará voltam a se enfrentar pelo jogo da volta, às 19:15, no Castelão, em Fortaleza.