A pausa de inverno provavelmente veio em um ótimo momento para a Sampdoria, equipe ameaçada de rebaixamento, depois de quatro derrotas na Serie A (SA), antes de deixá-la sob o risco de registrar a pior série de derrotas do clube em mais de uma década após seu retorno. Felizmente para eles, eles evitaram tal destino ao se recuperar com uma impressionante vitória por 2-1 fora de casa diante do Sassuolo, ficando a cinco pontos da linha pontilhada. Esse sucesso veio apenas dois dias antes da notícia do triste falecimento da lenda do clube Gianluca Vialli, com toda a SA pronta para lembrar o jogador extremamente popular neste fim de semana.
O treinador Dejan Stanković espera que a vitória seja um ponto de virada para a sua equipe, depois de não ter vencido seis dos oito jogos que disputou até ao momento (2V, 1E, 5D). O sérvio de fala dura destacou que vê o reinício como uma “nova temporada” com cada jogo uma final de copa, e essas declarações soam especialmente verdadeiras, considerando que a Sampdoria está passando por seu pior início de temporada na história do clube, pior ainda pelo atual retrospecto sem vitórias em casa (2E, 6D).
A visita do Napoli, líder da liga, não inspirará muita confiança para conquistar a primeira vitória indescritível aqui, mas os parthenopeans são uma fera ferida após a primeira derrota na liga da temporada na última rodada para a Inter de Milão. Apesar de registrar um desempenho “abaixo da média” naquela derrota por 1-0, de acordo com o técnico Luciano Spalletti, este ainda continua sendo o melhor retrospecto do Napoli na primeira divisão após 16 rodadas, enquanto busca o primeiro título da SA desde 1989/90 nos dias de Diego Maradona.
Como o Napoli se recuperará da derrota será revelador, e com quatro dos times colocados entre o 2º e o 8º lugares jogando entre si durante nesta rodada, uma vitória pode levar o Napoli a ampliar sua vantagem na liderança. Eles permanecem invictos como favoritos nas casas de apostas antes do jogo na liga nesta temporada também (12V, 2E), e tendo marcado oito gols sem resposta em duelos diretos fora de casa, muitos esperam que esse recorde continue aqui.
O ex-atacante do Napoli, Manolo Gabbiadini, anotou dois gols de abertura da partida nesta temporada, mas esteve do lado perdedor em sete de seus últimos oito duelos diretos pessoais. Procurando estender essa sequência estará Piotr Zieliński, do Napoli, que marcou um gol em cada uma de suas últimas três visitas ao Stadio Luigi Ferraris (1G, 2A).
Antes desta rodada, a Sampdoria não conseguiu marcar em nove jogos, a maior taxa da liga (56%).