O torneio que reúne o campeão da Copa da Colômbia contra o vencedor da Liga nacional é uma das grandes competições do cenário colombiano

O torneio que na atual temporada será decidido no próximo dia 23/02 e tem no confronto entre Tolima e Deportivo Cali sua decisão, a Superliga Colombiana é disputada desde 2012, e tem no Independiente Santa Fe o principal time da competição.

Com três conquistas na história do torneio, o time de Santa Fe foi campeão nas edições de 2013, 2015 e 2017. Além do Independiente, Atlético Nacional (2012 e 2016), Junior Barranquilla (2019 e 2020), Deportivo Cali (2014) e Millonarios (2018) foram os outros vencedores da competição.

Esse ano, como dito antes, decidem a competição o Deportivo Cali (campeão do Torneo Clausura de 2021) e o Tolima (campeão do Apertura). Para a equipe do Tolima, é a oportunidade de vencer o torneio pela segunda vez, enquanto o Deportivo busca sua segunda conquista.

O torneio serve também de preparação para duas equipes que vão disputar a Taça Libertadores

Tolima e Deportivo Cali, se juntam ao Atlético Nacional e Millonarios, no grupo das equipes colombianas que vão disputar a competição continental. O torneio que tem no Atlético Nacional o grande vencedor colombiano, teve seu início no último dia 08/02.

Tolima e Deportivo Cali tem vaga garantida na fase de grupos da competição, enquanto o Atlético e o Millonarios, vão disputar as fases iniciais para garantir as respectivas vagas. O Millonarios, por sinal, é o adversário do Fluminense na primeira fase do torneio.

Uma imagem contendo grama, mesa, atletismo, edifício

Descrição gerada automaticamente
Taça do competição que reúne os campeões da Colômbia. Foto: Portal Goal

O Tolima, diferentemente de outras edições, com a vaga direta na fase de grupos, torce para que o sorteio ajude a equipe colombiana e seja favorável ao time que, em 2011, eliminou um gigante brasileiro: o Corinthians.

Tolima faz parte da história de um gigante brasileiro

A equipe vencedora do Torneo Apertura da Colômbia, é motivo de pesadelos para um time grande do futebol brasileiro. Em 2011, a então desconhecida equipe colombiana, foi a responsável pela eliminação do Corinthians na Pré-Libertadores.

O time brasileiro, classificado por ser o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de 2010, tinha uma equipe estrelada, com Ronaldo e Roberto Carlos como grandes destaques. Dois jogadores com passagens marcantes pelo Real Madrid e a Seleção Brasileira.

Ronaldo foi o grande destaque do Brasil na Copa de 2002, e Roberto Carlos é um dos jogadores com o maior número de jogos com a camisa do Real Madrid. Os dois jogaram juntos no Corinthians entre 2010 e 2011.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Tolima comemoram a classificação para a fase de grupos. Foto: Portal Trolla Bola

A expectativa da imprensa paulista e da torcida do Timão, era de um confronto tranquilo com os colombianos do Tolima. Porém, o que se viu, foi uma dura disputa, decidida no jogo de volta, com vitória do time colombiano.

No Pacaembu, um 0 a 0 truncado e com poucas chances de gol da equipe brasileira, deram a segurança necessária ao Tolima para levar a vaga dentro de seus domínios. No jogo da volta, 2 a 0 em casa, sem tomar conhecimento do time brasileiro.

Aquele capítulo marcaria a história do Corinthians, que na edição seguinte, seria o campeão da competição continental pela primeira vez.

Deportivo Cali vem em busca da segunda taça da competição nacional

Vencedor do Torneo Clausura, o time de Cali é um dos mais conhecidos do território colombiano. Dono de uma história de conquistas no cenário nacional, a equipe busca seu bicampeonato da competição da Superliga.

O time que ao longo de sua história teve boas campanhas na Copa Libertadores, nunca chegou ao título, mas bateu na trave em 1999. Na final, o time do Palmeiras, comandado por Felipão, foi o grande adversário da equipe colombiana.

Na decisão de dois jogos, o primeiro em Cali foi um sufoco para a equipe paulista. Com gol de Bonilla aos 42 minutos do primeiro tempo, o time colombiano garantiu a vantagem para o retorno em São Paulo.

Precisando segurar o resultado, o que se viu no jogo da volta, foi o time que tinha em Alex seu grande jogador, conduzir a partida e pressionar o Deportivo Cali o tempo todo.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Oséas disputa a bola com os colombianos. Foto: Reprodução Youtube

Os gols do jogo, foram todos marcados no segundo tempo. Evair, ao 20 minutos da etapa final, fez o primeiro gol de pênalti. Cinco minutos depois, foi a vez do Deportivo Cali marcar com Zapata em penalidade marcada pelo juiz Ubaldo Aquino.

Já aos 31 minutos, Oséas foi o responsável por marcar o segundo gol do Palmeiras e levar a decisão para os pênaltis. Naquele momento, o Palmeiras tinha o goleiro ídolo da equipe paulista, e que receberia o apelido de “São Marcos” como a grande arma.

Marcos já havia decidido para o Palmeiras no clássico realizado pelas quartas de final da Libertadores daquele ano, contra o Corinthians. Porém, na decisão contra o Deportivo Cali, o goleiro palmeirense salvou a equipe em duas oportunidades.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do time colombiano tenta jogada na final da Libertadores de 1999. Foto: Portal Goal

Mesmo o tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira Zinho, tendo perdido a primeira penalidade, pouco importava para Marcos. O jogador que cresceu na decisão, impediu os gols nas últimas cobranças do time colombiano.

A partir dali, Marcos passou a ser convocado constantemente para a Seleção Brasileira, e foi o goleiro titular do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, jogado na Coreia e no Japão.

A grande decisão da Superliga acontecerá no dia 23/02, marcada para as 22:00 pelo horário de Brasília. No primeiro jogo, um empate em 1 a 1, deixou a decisão em aberto para ambas as equipes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol aqui na América do Sul? No Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo