Uma das competições mais tradicionais do Paraguai, a Copa Paraguay é recente no cenário do esporte local, e foi disputada a primeira vez em 2018

A competição que dá uma vaga para a Supercopa do Paraguai e a Copa Sul-Americana ao vencedor do torneio, a Copa Paraguay é uma das melhores competições no âmbito do esporte nacional.

Com o início da disputa do torneio em 2018, a competição teve três vencedores diferentes: Guaraní (2018), Libertad (2019) e Olimpia (2021). Vale ressaltar, que a edição de 2020 da Copa Paraguay não ocorreu, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.

Tela de computador com fundo azul

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Taça oficial do torneio. Foto: Troféus do Mundo

Ao longo desses anos recentes da disputa do torneio, o que fica marcado na história da competição, são os grandes jogos entre os times paraguaios, com finais sendo decididas nos pênaltis.

O torneio nacional é uma sucessão ao antigo Torneo República, e é disputada por 64 times, divididos por grupos eliminatórios, de acordo com as divisões que essas equipes jogam do Campeonato Nacional do Paraguai.

O grande campeão paraguaio teve uma derrota amarga ao longo do torneio

Um dos grandes clubes nacionais, o Olimpia começa a Copa Paraguay em 2018, já na fase mais avançada do torneio. Por curiosidade, todos os times da primeira divisão do futebol local, já entram na competição, em um mata-mata mais à frente.

A primeira partida naquela edição de 2018, é contra o 24 de Setiembre, em Assunção. O Olimpia vence, sem grandes dificuldades o adversário, por 2 a 0, com gols de Cardozo e Ortega.

Na sequência, o gigante nacional encara o Sportivo Trinidense, e empata a partida no tempo normal, levando o jogo para as penalidades. Mesmo com a perca do jogo em questão nos pênaltis, o resultado considerado para classificar o Olimpia, foi o empate no tempo normal. O que deixou o clube com duas vitórias nessa fase avançada da Copa Paraguay.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Guaraní comemoram conquista da Copa Paraguay. Foto: RDN

Após o susto de perder nos pênaltis para o Sportivo Trinidense, o Olimpia retoma a disputa da competição, e o próximo adversário nas oitavas de final, era o General Diaz. O gigante nacional, vence a disputa por 2 a 1, e avança às quartas de final.

Na próxima etapa, o grande rival Libertad. Em um jogo amarrado e de poucas oportunidades, o Olimpia vence o jogo por 1 a 0 e consegue avançar no torneio. Na sequência, o Sportivo Luqueño.

A vitória por 3 a 1, deu confiança ao time do Olimpia, que na final contra o Guaraní, encarou um dos melhores times do país, e empatou no tempo regulamentar. Com a igualdade no placar do jogo, a decisão por pênaltis. Os jogadores do Olimpia perderam uma penalidade. Com isso, o Guaraní se sagrou o primeiro campeão da recém-criada Copa Paraguay.

Na segunda edição, o Libertad levaria a melhor sobre os adversários

O Libertad começa a disputa da Copa Paraguay em 2019, com o intuito de se livrar da eliminação sofrida na temporada anterior para o grande rival Olimpia. No primeiro jogo, uma goleada de 8 a 2 sobre o San Antonio, mostrava que a equipe viria forte para o torneio nacional.

Com a classificação assegurada para a próxima fase, o Libertad enfrentaria o Tembetary, e vence o adversário por 2 a 1, com gols de Martínez e Oviedo para o gigante paraguaio. Na sequência, pelas oitavas, o adversário seria o Fernando de la Mora.

Em um confronto equilibrado, o Libertad avança após vencer o adversário por 3 a 2, em jogo único com mando do gigante paraguaio. Na sequência, o Sportivo Luqueño era quem teria de parar o Libertad.

Multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Libertad foi o campeão no ano de 2019. Foto: Portal Versus

Porém, o que se viu, foi um time confiante na forma de jogar e que se impôs para conquistar a sua vitória. O placar de 1 a 0, trouxeram alívio aos torcedores presentes no estádio do Libertad, que garantia a vaga para a semifinal.

O confronto contra o Sol de América, válido pela semifinal da Copa Paraguay, foi um dos mais tranquilos que o Libertad disputou, vencendo a partida por 4 a 1. Na final, o adversário era o atual campeão Guaraní.

Ao longo do jogo, o que se viu foi o Libertad tomando as ações da partida e não deixando o rival respirar. Com isso, ao final do jogo, o placar de 3 a 0, foi muito festejado pela torcida do Libertad, e a comemoração eliminou o fantasma da desclassificação perante o Olimpia, grande rival do clube.

Em 2021 chega a vez do Olimpia

Depois da não realização da Copa Paraguay em 2020, o torneio retoma a sua disputa em 2021, e começa com um show do time que seria o campeão daquele ano: o Olimpia.

O gigante paraguaio começa goleando o Deportivo Primavera por 6 a 0, e consegue facilmente a vaga à próxima fase. Na sequência, contra o Cristóbal Colón, a vitória por 3 a 2 em Assunção, foi muito comemorada pelos torcedores.

Nas oitavas, o Resistencia foi a vítima do Olimpia. 2 a 1, com o jogo controlado pelo gigante clube do Paraguai na maior parte da partida. Na sequência, o clube enfrenta o Guaireña, e vence a disputa por 2 a 0.

Jornal com pessoas assistindo

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Olimpia foi campeão da temporada passada. Foto: APF

Na semifinal, o confronto mais difícil: o Libertad. Em um jogo muito truncado e disputado, o Olimpia superou o Libertad nos pênaltis, vencendo o rival por 5 a 4, depois do 1 a 1 no tempo regulamentar.

Para a grande decisão, o adversário foi o Sol de América, e novamente uma decisão nos pênaltis. Depois do 2 a 2 ao longo da partida, nas penalidades o Sol de América teve um desempenho fraco, e o Olimpia venceu por 3 a 1, se sagrando campeão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol paraguaio? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo