O Stade Malherbe Caen, também conhecido como SM Caen, ou Caen, é uma equipe de futebol profissional da França, que atualmente compete na Ligue 2. Sua cidade natal é Caen, na Normandia, região litorânea ao norte da França.
O nome do clube faz referência ao poeta do século XVII François de Malherbe, que nasceu na cidade de Caen. É a personalidade de maior relevância da região, que deixou uma grande marca na literatura francesa.
Apesar da referência clássica com o poeta Malherbe, o mascote data de um período ainda mais antigo. É um viking, por conta da ocupação da região no século IX pelo povo nórdico. Daí vem também o apelido do SM Caen: os Vikings.
A fundação do clube data de 1913, quando os times Club Malherbe Cannais e o Club Sportif Caennais se unirão em uma única associação desportiva. O primeiro deu o nome ao novo time, e o segundo, suas cores, azul e vermelho.
Infelizmente, já no ano seguinte a Primeira Guerra Mundial eclodiu na Europa, e a França foi um dos países que mais foram afetados em contingente humano, material e destruição do território. Somente entre 1914 e 1918, 39 pessoas do recém-criado Malherbe Caen morreram em decorrência da guerra. Atualmente, seus nomes figuram no memorial do Estádio Michel d’Ornano.
Apesar da guerra, em 1917, o clube disputou a primeira Coupe de France da história, ainda sem a profissionalização de seus jogadores. Isso só aconteceu em 1933, com grande polêmica na diretoria da equipe.
Em 1919, surgiram campeonatos regionais chamados de Division d’Honneur, supervisionados pela Federação Francesa de Futebol. No campeonato da Baixa Normandia, o Malherbe Caen foi seis vezes campeão entre 1920 e 1928. Mas não teve o mesmo sucesso competindo com equipes da Alta Normandia, quando as duas regiões foram unificadas, em 1929.
Em 1934, a equipe chega à 2ª Divisão Francesa, terminando em 11º lugar de 16 equipes participantes. Em 1936, ficou em 6º e em 1937, na 8ª colocação. A situação financeira, no entanto, não acompanhou o desenvolvimento do clube e em 1938, perderam o status profissional, após apenas 4 anos.
O Caen ganhou a última edição antes da Segunda Guerra Mundial, em 1938-39, e as duas primeiras após a guerra, em 1946 e 1947.
Na década de 50, o Malherbe se destacou na Coupe de France, após obter resultados positivos no confronto com equipes renomadas como o Stade de Reims, Racing Club de France e RC Lens. Houve uma série de cinco jogos contra o FC Nantes, para a decisão, após quatro empates, o clube de Caen perdeu por 1 a 0.
Após esse episódio, as regras do campeonato foram revistas. A equipe ganhou o Challenge France-football, que premiava o melhor time amador da Coupe de France.
Os anos 60 não foram de glória para a equipe francesa. Foram rebaixados nos anos de 1962 e 1965 na Division d’Honneur, com problemas de instabilidade financeira e problemas com a comissão técnica e diretoria.
O CFA foi desfeito em 1970 e a Divisão 2 foi ampliada para 48 equipes disputantes. O clube conseguiu subir para a Terceira Divisão e posteriormente para a Segunda. Neste período, a adesão de torcedores era muito significativa e os jogos clássicos chegavam a reunir 6 a 7 mil pessoas.
Em 1975, conquistaram o primeiro título nacional como campeões do grupo oeste da Terceira Divisão. Pascal Théault e Alain Douville foram os jogadores emblemáticos deste período.
O técnico Pierre Mankowski foi contratado em 1983 e com ele, o time subiu da D3 para a D2, após dois fracassos em ser promovido. Seu grande oponente na luta pela vaga foi o clube CA Lisieux, comandado por Jacques Santini, que anos depois viraria treinador da Seleção Francesa.
Em 1985, a profissionalização do time Stade Malherbe Caen foi concretizada e mudou os rumos da equipe, possibilitando a aproximação do clube da elite do futebol francês.
Essa aproximação foi possível após a temporada de 1987, quando o Caen derrotou o Olympique Lyonnais e o Chamois Niortais FC. O técnico Mankowski foi substituído por Robert Nouzaret e boa parte do elenco também foi dispensado. O clube enfrentou dificuldades, mas se manteve na D1 em 1989.
Na temporada de 1990-91, a equipe passou por uma renovação, e ocupou o meio da tabela da Primeira Divisão. No entanto, o clube passava por graves dificuldades financeiras e obteve ajuda do governo local e empresas privadas, que possibilitaram uma boa temporada à equipe.
O Malherbe terminou a temporada de 1991-92 em quinto lugar e se classificou pela primeira vez na história para a Taça UEFA. Não brilhou no campeonato, mas teve sua participação marcada na história de sua torcida fiel.
Em 1993, o clube inaugurou sua nova casa em jogo contra o Bayern de Munique. O Stade Michel d’Ornano substituiu o Stade de Venoix, anteriormente usado pelo time, e tinha capacidade para 21,5 mil espectadores. Após a retirada de alguns lugares sem assentos e reforma em arquibancadas, esse número caiu para 20,3 mil.
Na temporada de 1995-96, o Malherbe fez uma de suas melhores campanhas. Teve 19 vitórias em 21 jogos em casa e o título da Segunda Divisão, garantindo sua vaga para a divisão de elite no ano seguinte.
Infelizmente, no ano seguinte foi rebaixado após terminar na 17ª colocação. Isso, como uma maldição, fez com que o time levasse 7 anos para se recuperar da derrota.
Em 2004, o time terminou em 2º na Segunda Divisão e conseguiram subir novamente para a Ligue 1. A alegria dos torcedores durou pouco, pois o rebaixamento veio logo em seguida. Apesar disso, o clube chegou pela primeira vez na história à final da Coupe de la Ligue, e foi o grande momento da equipe de forma nacional.
Em 2007, conseguiram a promoção, mas novamente foram rebaixados em seguida, após uma temporada difícil na Ligue 1. Apesar disso, a motivação do clube não esmoreceu e em 2010 voltou a Primeira Divisão com um início impressionante, com vitórias em cima de clubes como Marselha e Lyon.
Se mantiveram na elite para a próxima temporada e apesar de terem ficado na zona de rebaixamento durante apenas dois dias, foram rebaixanos após sequência de derrotas.
Em 2014, enquanto tentava se classificar para a D1, empatou com o Nîmes, um resultado muito favorável para os dois times, já que este estava batalhando contra o rebaixamento. O presidente do clube foi preso em novembro sob a acusação de manipulação de resultados e desencadeou investigações até sua liberação em março de 2015.
Em 2017 e 2018, a equipe evitou o rebaixamento para a segunda divisão garantindo o empate no último dia de temporada, se sustentando na Ligue 1.
Na temporada de 2018-19, o time sofreu o tão evitado rebaixamento para a Segunda Divisão após cinco anos sem cair. Desde então, disputa a Ligue 2 e tenta se reestruturar para voltar à divisão de elite do futebol francês.
Acompanhe os próximos passos do Malherbe Caen e outros times da Ligue 2 aqui no Bets!