O atleta Francis Joseph Coquelin, conhecido também como Francisco Coquelin, é um jogador de futebol profissional, que joga pelo clube espanhol Villarreal CF desde 2020, na posição de volante.

Coquelin joga com a camisa Nº 19, tem 1,76m de altura, pesa aproximadamente 74 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca Villarreal FC.

Além da sua atuação junto ao time Villarreal, Coquelin também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da França desde 2010, quando iniciou oficialmente sua participação junto à equipe SUB-19.

O jogador Coquelin nasceu no dia 13 de maio de 1991, na cidade de Laval, capital do departamento de Mayenne, ao oeste da França.

JOGOS INTERNACIONAIS.

O jogador Coquelin é um atleta que começou bem cedo a disputar jogos mundiais. Ele atuou em sua juventude pela seleção da França, nas modalidades SUB-17, SUB-18, SUB-19, SUB-20 e SUB-21.

Um evento muito importante que marcou a sua carreira ocorreu durante o Campeonato da Europa SUB-19 em 2010, quando a seleção francesa conquistou seu título de vitória no campeonato.

Durante os jogos daquela semifinal contra a Croácia, Coquelin conseguiu se livrar de 3 marcadores ferrenhos, e gerou um passe perfeito para Cédric Bakambu, perto da área, garantir o seu gol majestoso, e assim colocar a seleção da França na final.

No jogo da final, a Espanha foi derrotada pela França por 2x1.

Durante aquela fase, Coquelin foi um jogador fundamental para obter aquela vitória, tendo atuado em campo como um jogador titular, em 4 dos 5 jogos da França.

Depois daquela vitória, Francisco Coquelin foi nomeado na seleção final de 21 jogadores franceses da modalidade SUB-20, que competiu depois durante a Copa do Mundo FIFA, em 2011.

Naquele ano de 2011, Coquelin participou ativamente em todos os 7 jogos daquela Copa do Mundo, que foi disputada na Colômbia, terminando com a seleção da França em 4º colocado.

Francis Coquelin do Arsenal e Almen Abdi do Watford competem pela bola durante a partida da Barclays Premier League, em 2 de abril de 2016 em Londres, Inglaterra. (Foto de Julian Finney/Getty Images)

CLUBES PROFISSIONAIS.

ARSENAL FC -

O jogador Coquelin começou no futebol com cerca de 9 anos de idade. Porém foi no mês de julho de 2008, com 17 anos de idade, que ele se tornou um jogador profissional. Depois de ingressar no clube Arsenal FC como um atleta amador, o craque francês rapidamente foi promovido, depois de um teste bem-sucedido dentro de campo.

O jogador Coquelin realizou a sua estreia oficial pelo clube como lateral direito no dia 23 de setembro de 2008, em uma disputa contra o Sheffield United, que foi derrotado naquele dia, por 6x0.

O primeiro gol do craque ocorreu durante um jogo pela equipe reserva do Arsenal contra o rival Stoke City, no dia 6 de outubro de 2008, em um chute direto e certeiro que veio da entrada da área.

Coquelin se manteve como um jogador regular para reservas do clube inglês durante toda a temporada de 2009/2010, disputando 12 jogos e marcando 2 gols.

Porém a partir de 22 de setembro de 2009, o atleta finalmente realizou sua primeira partida com a equipe principal do Arsenal, onde ocorreu uma disputa contra o clube West Bromwich Albion, durante a 3ª rodada da Copa da Liga.

Posteriormente, Coquelin atuou novamente pela Copa da Liga e contribuiu muito para que a vitória do Arsenal fosse garantida, por 2x1 contra o Liverpool.

Francis Coquelin do Villarreal e Calum Chambers do Arsenal lutam pela bola durante a partida da primeira mão da semifinal da UEFA Europa League entre Villarreal CF e Arsenal no Estádio de la Cerâmica em 29 de abril de 2021 em Villarreal, Espanha. (Foto de David Ramos/Getty Images)

LORIENT FC - (empréstimo)

Durante a temporada de 2010/2011, o jogador Coquelin foi emprestado para o clube francês Lorient FC. No dia 14 de agosto de 2010, o craque realizou a sua estreia junto à equipe nova, disputando um jogo contra o clube Nice Cote d’Azur, que venceu o jogo por 2x1, em uma disputa bem apertada.

Em uma outra disputa importante, Coquelin conseguiu produzir uma assistência perfeita para Kevin Gameiro, depois de se livrar de um marcador persistente do Lille, e lançar uma bola em profundidade para o colega, que garantiu seu gol, contra o rival Lille.

Durante um jogo importante contra o rival Stade Rennais FC, Coquelin marcou seu primeiro gol profissional, e que foi o gol da vitória, junto ao clube, em uma disputa que terminou em 2x1, na vitória do Lorient FC.

Durante a etapa final daquele empréstimo, o craque Coquelin acabou completando 24 partidas pela Liga 1 e também participou uma vez na Copa da França, garantindo um gol pelo campeonato.

Depois daquele desempenho tão fabuloso, foi relatado pela Sky Sports que o treinador do clube Lorient, Christian Gourcuff, havia confirmado seu desejo em obter Coquelin novamente para mais um empréstimo de 1 ano.

Cristiano Ronaldo da Juventus compete pela bola com Francis Coquelin de Valencia durante partida do Grupo H da Liga dos Campeões da UEFA entre Juventus e Valência no Allianz Stadium em 27 de novembro de 2018 em Turim, Itália. (Foto de Filippo Alfero - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images)

ARSENAL FC -

No dia 28 de agosto de 2011, de volta ao Arsenal, Coquelin fez novamente a sua estreia na Liga jogando contra o Manchester United, que venceu naquele dia.

Em sua 2ª aparição em campo, pela Premier League, ocorreu um dérbi muito aguardado pelos torcedores. Foi uma disputa clássica entre o Arsenal e o Tottenham Hotspur, que terminou com a vitória de 2x1 para o Tottenham. Mas mesmo assim, no final daquele jogo Coquelin foi ovacionado de pé pela torcida e foi eleito como o homem do jogo pela primeira vez.i

Coquelin, no dia 6 de dezembro de 2011, realizou sua estreia pela UEFA Champions League em uma disputa contra os gregos do Olympiacos FC, que venceram a partida em 3x1.

No dia 10 de janeiro de 2012, Coquelin assinou um novo contrato de longo prazo com o Arsenal. E no dia 25 de outubro de 2012, o jogador conquistou novamente o prêmio de melhor em campo pelo Arsenal, depois de uma vitória sobre o Schalke 04, por 2x0.

S.C.FREIIBURG -  (empréstimo)

No dia 5 de julho de 2013, Coquelin foi levado ao Friburgo como empréstimo, para a temporada 2013/2014. Ali, o jogador mencionou que tinha experimentado um excelente aprimoramento em sua carreira.

No mês de novembro de 2013, garantiu seu primeiro gol contra o Slovan Liberec, que foi derrotado por 2x1, na UEFA Europa League.

ARSENAL FC -

No ano de 2015, ocorreu o campeonato de jogos pela FA Community Shield e Coquelin disputou o primeiro jogo de abertura daquela temporada, enfrentando o Chelsea, que perdeu o jogo por 1x0 naquele dia.

Depois de apresentar problemas sérios com lesões graves, Coquelin voltou a treinar em janeiro de 2016 e ocupou seu posto na equipe principal, jogando todo o tempo em uma partida contra o Burnley que perdeu por 2x1, durante a 4ª rodada da FA Cup.

No dia 12 de janeiro de 2017, um novo contrato de longo prazo para Coquelin foi redigido e ele assinou com o Arsenal.

VALENCIA CF -

No dia 11 de janeiro de 2018, o jogador assinou com o clube espanhol da La Liga, o Valencia, por um valor estimado em 14 milhões de Euros. Ele marcou seu primeiro gol pelo novo clube em um jogo contra o Málaga depois de uma cobrança de escanteio, aos 80 minutos de jogo.

VILLARREAL CF -

No dia 12 de agosto de 2020, o espanhol Villarreal FC arrematou Coquelin por 13 milhões de Euros, com um contrato válido por 4 anos.

Compartilhe esse conteudo