O Valência Basket Club é um tradicional clube de basquete espanhol que teve origem junto ao grande clube de futebol Valência.

Em 1986, o clube de basquete separou-se do clube de futebol para dar foco em um esporte específico e destinar seus esforços e rendas ao esporte.

Mais recentemente, na temporada 2016-2017, o clube deu origem ao elenco feminino de basquete, que é considerado um dos mais fortes do cenário europeu.

Logo oficial do Valência BC - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/valenciabasket/photo)

Seus jogos acontecem no Pavilhão Municipal Fonte de São Luís, um ginásio coberto multiuso com capacidade máxima para 9 mil espectadores.

Desde que subiu para a primeira divisão da Liga Endesa, a equipe não fica abaixo da 4ª colocação, demonstrando sua força e constância.

A equipe também disputa a Copa da Espanha, outro campeonato de estilo eliminatório que tem segunda importância no basquete espanhol, e a Eurocopa, campeonato internacional mais importante da Europa, título que já conquistou uma vez.

Fazendo parte de um grande clube espanhol, o Valência BC se estende para além das quadras, tendo projetos sociais e dando destaque ao cenário feminino que era reduzido até pouco tempo atrás.

Outro ponto que se destaca no clube, é a capacidade para contratar grandes jogadoras estrangeiras e proporcionar uma boa infraestrutura para treinamento, recuperação e dedicação ao esporte.

Com todo esse cenário, o clube rapidamente ganhou fãs que apoiam e assistem a liga feminina de basquete com o mesmo fervor que a liga masculina, apoiando o time na busca pelo primeiro título nacional feminino de sua história.

Para que você possa conhecer melhor a equipe e sua força, preparamos esse artigo com todas as informações relevantes sobre a história, estatísticas e situação atual do elenco feminino do Valência BC.

História do Valência BC no basquete espanhol

Foto de partida oficial do Valência BC - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/valenciabasket/status/1509573291048120321/photo/1

Com a separação do Valência CF em 1986, o clube de basquete espanhol conseguiu acesso à Liga ACB, conhecida atualmente como Liga Endesa, o qual já conquistou uma vez em 2011.

Lentamente, foi crescendo e se colocando como uma das equipes mais fortes do basquete espanhol, vencendo uma Copa do Rei em 1994 e 4 Eurocopas em 2003, 2010, 2014 e 2019.

Com seu crescimento e consolidação financeira, a equipe pode abrir os horizontes para a criação das categorias de base e também do elenco feminino.

Início do elenco feminino

Na temporada 2014-2015, foi formado o elenco feminino do Valência BC, que participaria da quarta divisão da Liga Espanhola. Com 23 vitórias e 5 derrotas, conseguiu acesso à terceira divisão em sua primeira campanha.

Incrivelmente, em 2016-2017, fizeram uma campanha sem derrotas, com 25 vitórias e classificaram-se para a Liga feminina 2, a segunda divisão do basquete espanhol.

Na temporada 2016-2017, fez uma campanha fraca, terminando a competição na 20ª colocação, sendo que no primeiro turno venceram apenas 2 partidas.

Na temporada 2017-2018, a equipe conseguiu encontrar uma melhor forma de jogo e acabou a competição na 2ª colocação, conquistando assim o acesso à primeira divisão e ao basquete feminino de elite, após 23 vitórias e 3 derrotas.

Ascensão e situação atual

Foto de partida oficial do Valência BC - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/valenciabasket/status/1507789955883540482/photo/1

Já na temporada 2018-2019, o Valência BC realizou uma sólida campanha na Liga Endesa, marcando 18 vitórias e 8 derrotas, terminando a competição na 4ª colocação e apenas 7 pontos do 1º colocado.

Com isso, a equipe classificou-se para os playoffs, chegando até as semifinais. Também, nesse ano, participou da Copa da Espanha e perdeu na primeira rodada.

Na temporada seguinte, na fase regular da Liga Endesa, a equipe terminou novamente na 4ª colocação com 14 vitórias e 8 derrotas, apenas 5 pontos atrás do líder.

Novamente, chegou às semifinais dos playoffs e perdeu. Já na Copa da Espanha, conseguiu avançar também até as semifinais.

Nessa mesma temporada, a equipe participou da Eurocopa feminina pela 1ª vez, conseguindo chegar até às quartas-de-final, mas o evento foi cancelado devido à pandemia.

Passando para a temporada 2020-2021, a equipe fez a melhor campanha de sua história, ficando na 1ª colocação da fase regular da Liga Endesa com 29 vitórias e 1 derrota, empatada com outro clube e perdendo no saldo de pontos.

Nos playoffs, perdeu a final para o clube com quem empatou na 1ª colocação. Já na Copa da Espanha, também chegou à final e perdeu. Porém, nessa temporada, foi campeã da Eurocopa em uma final apertada que terminou 82 a 81 contra Venezia, da Itália.

Além disso, nessa mesma temporada, o Valência BC foi campeão da Supercopa da Espanha, torneio formado com as 4 melhores equipes espanholas da temporada.

Por fim, na temporada atual, a equipe está na segunda colocação da fase regular da Liga Endesa com 23 vitórias e 4 derrotas, 1 ponto apenas atrás do líder.

Já na Copa da Espanha, foi eliminada nas semifinais e na Eurocopa, foi eliminada nas quartas-de-final pelo Venezia, time que venceu na final anterior.

A equipe ainda tem chances de ser campeã da Liga Endesa nesse ano, título que ainda não possui. Já para a temporada seguinte, que voltar ao título da Eurocopa e vencer pela primeira vez a Copa da Espanha.

Elenco e destaques

Foto de partida oficial do Valência BC - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/valenciabasket/status/1508860789687414784/photo/1

O elenco atual do Valência BC é considerado um dos melhores de sua história, mantendo peças importantes da temporada anterior e trazendo outros nomes para complementar a forte equipe.

A maior parte da equipe é composta por jogadoras espanholas, mas há a presença de uma estadunidense, uma alemã e uma australiana.

Agora você pode conferir a lista de jogadoras que participaram da última temporada do Valência BC e também quais se destacaram.

Elenco 2021-2022 do Valência BC

  • Angela Salvadores Alvarez
  • Anna Gomez Igual
  • Celeste Trahan Davis
  • Cristina Ouviña Modrego
  • Laura Gil Collado
  • Leticia Romero Gonzalez
  • Lorena Segura Moreno
  • Marie Isabelle Gulich
  • Queralt Casas Carreras
  • Raquel Carrera Quintana
  • Rebecca Allen

Destaques da temporada

O grande destaque da temporada tem sido a jogadora Cristina Ouviña Modrego, que é líder do campeonato na média de assistências, com 98 no total e 4,8 de média.

Já a líder de pontuação média da equipe é Rebecca Allen, com 10,81 pontos por jogo, sendo a 21ª maior pontuadora da temporada na Liga Endesa.

Por fim, o destaque defensivo é Marie Isabelle Gulich, líder em rebotes no time, com 155 no total e média de 5,96, a 13ª da competição.

Compartilhe esse conteudo