Entenda tudo o que há de importante sobre o Toronto Argonauts, um dos times de futebol americano mais antigos do Canadá. Boa leitura!
O futebol americano, indo contra o que muitos pensam, tem bastante história no país vizinho, o Canadá.
Nesse texto nós veremos os pontos mais importantes sobre a história dos Argonauts, assim como suas campanhas recentes e elenco na temporada atualmente jogada. Com isso dito, vamos lá!
História
Os primeiros rastros dos Argonauts foram vistos há quase 150 anos atrás, mais especificamente no dia 4 de outubro de 1873. Essa data representa o dia que foi fundado pela Argonaut Rowing Club, o então Argonauts Football Club.
A estreia do clube dentro do esporte em um jogo oficial aconteceu alguns meses após a fundação, no dia 18 de outubro de 1873, contra o já consolidado Hamilton. Esse primeiro jogo rendeu logo de cara uma vitória para os Argonauts.
Apesar de já ter iniciado nas competições, a fundação formal do clube ainda não havia sido oficializada dentro da ARC, e isso aconteceu só no ano seguinte, no dia 17 de setembro de 1874.
Pouco depois, surgiram duas organizações que prometeram trazer um certo profissionalismo para o esporte. A primeira delas foi a Ontario Rugby Football Union (ORFU), da qual o Argonauts participava. A segunda foi a Quebec Rugby Football Union (QRFU).
Um ponto interessante desse momento é que os campeões dessas duas uniões disputavam o que seria a precursora da atual Grey Cup, o então Dominion Championship.
A primeira aparição dos Argonauts nessa decisão geral veio em 1901, mas acabaram perdendo a final para o Ottawa College, que levou o Dominion Championship para casa.
Em busca de uma liga mais organizada, os quatro melhores clubes da época formaram uma nova união em 1907, a Interprovincial Rugby Football Union (IRFU). Esses quatro clubes eram o Toronto Argonauts, Hamilton, Ottawa e Montreal, e esses foram os quatro a formar o que é hoje a Divisão Leste da CFL.
Em 1909, surgiu a atual Grey Cup como a conhecemos, e o Argonauts participou do evento pela primeira vez em 1911, mas não conseguiu o título na final contra a University of Toronto.
Contudo, poucos anos depois, em 1914, os Argonauts conquistaram sua primeira Grey Cup, se vingando da University of Toronto em mais uma final entre as equipes.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Argonauts tiveram um grande momento, fazendo duas temporadas impecáveis sem nenhuma derrota em 1921 e 1922. Além disso, a temporada de 1921 rendeu mais uma Grey Cup para o time.
Isso foi conquistado, grande parte pelas mãos de Lionel Conacher, que praticamente carregou a equipe nessas duas temporadas de sucesso.
Os anos que vieram após essa vitória foram de enorme sucesso, principalmente nas décadas de 30 e 40. Isso é confirmado pelos 8 títulos da Grey Cup conquistados entre os anos de 1933 e 1952.
Como destaque no elenco dessa época temos o treinador Lew Hayman, assim como os jogadores e irmãos Annis Paul Stukus, William Stukus, Frank Stukus. Além desses podemos citar os chamados "Gold Dust Twins", dupla formada por Joe King Krol e Royal Copeland.
Após tantos anos de sucesso, os Argonauts chegaram a um ponto baixo da história, no qual passaram 31 anos seguidos sem nenhum título da Grey Cup, além de não chegarem na terceira fase dos playoffs da Grey Cup dentro dos primeiros 19 anos dessa depressão.
Isso é tido por muitos como um reflexo de uma manobra falha em reduzir os custos da equipe. Em 1953, foi introduzido um teto salarial, o que fez com que muitos jogadores bons deixassem o Argonauts na mão.
Um ponto alto, contudo, veio em meio a essa maré de campanhas ruins. Em 1958, o Argonauts fez parte da fundação da atual CFL (Canadian Football League), além de fazer do CNE Stadium sua nova casa em 1959.
Com o passar do tempo as campanhas só foram piorando, e em 1981 os Argonauts perderam os dez primeiros jogos e terminaram a temporada com 2 vitórias e 14 derrotas.
Isso fez com que medidas fossem tomadas para a próxima temporada, e logo veio a contratação do técnico Bob O'Billovich e do coordenador de ataque Mouse Davis. Logo nessa primeira temporada uma recuperação foi vista, terminando com 9 vitórias, 6 derrotas e 1 empate.
Entrando em 1983 com o sentimento de renascimento, os Argonauts finalmente quebraram o jejum e conquistaram neste ano mais uma Grey Cup em cima do BC Lions na final.
Em 1989, os Argonauts acabaram mudando de casa, mandando seus jogos até 2015 no SkyDome. Já nesse estádio, o primeiro grande título foi o da Grey Cup de 1991, com o time sendo liderado por Clemons e Matt Dunigan.
A partir daqui, a equipe passou por 5 anos difíceis, chegando novamente na final da Grey Cup somente em 1996, edição vencida por eles. Além dessa, o ano seguinte também rendeu o título consecutivo da competição.
O fim do milênio foi um período novamente sem conquistas de expressão e falta de interesse por parte do torcedor. Isso persistiu até 2004, quando o Toronto Argonauts foi novamente campeão da Grey Cup.
O ano de 2010 veio como uma luva, com a mudança da diretoria após o clube ser adquirido por David Braley. Algumas campanhas de adaptação foram jogadas, e em 2012 o clube voltou ao topo após vencer a Grey Cup em casa após 60 anos sem vencer em Toronto.
Em 2016, mais duas trocas de estádio aconteceram após a venda do clube para a Maple Leaf Sports & Entertainment, primeiro para o Rogers Center e depois para o BMO Field.
Já no próximo ano, em 2017, o Toronto chegou na sua conquista mais recente da Grey Cup após vencer o Calgary Stampeders por um placar apertado de 27-24.
Estádio Atual
Hoje em dia, o Toronto Argonauts disputa seus jogos como mandante no Lamport Stadium. Essa mudança do BMO Field para o Lamport Stadium aconteceu em 2018, decisão tomada pelo Maple Leaf Sports & Entertainment, grupo dono do clube atualmente.
Elenco Atual (2022)
Quarterbacks
McLeod Bethel-Thompson
Chad Kelly
Cole McDonald
Antonio Pipkin
Austin Simmons
Receptores
Markeith Ambles
Dres Anderson
Sam Baker
Brandon Banks
Daniel Braverman
Juwan Brescacin
Dejon Brissett
Damonte Coxie
Da Varis Daniels
Earnest Edwards
Kurleigh Gittens, Jr.
Damion Jeanpiere
Tommy Nield
Cam Phillips
Darece Roberson
Eric Rogers
Chandler Worthy
Corredores
D. J. Foster
Andre Harris
- J. Ouellette
Laterais
Joe Carbone
Declan Cross
Dion Pellerin
Asnel Robo
atacantes ofensivos
Dejon Allen
Dariusz Bladek
Philip Blake
Gaiola de Isiah
Jamal Campbell
Theren Churchill
Dylan Giffen
Martz Ivey
Justin Lawrence
Pedro Nicastro
Shane Richards
Trevon Tate
Jonathan Zamora
atacantes defensivos
Sam Acheampong
Já’ Gared Davis
Kony Ealy
Travis Feeney
Fabion Foote
Dewayne Hendrix
Benoit Marion
Julian McCleod
Eli Mencer
Shawn Oakman
Alani Pututau
Shane Ray
Robbie Smith
Adrian Tracy
Linebackers
Solomon Ajayi
Brandon Calver
Jack Cassar
Alexandre Chevrier
Chris Edwards
Trevor Hoyte
Tony Jones
Wynton McManis
Hénoc Muamba
Brady Sheldon
Laterais defensivos
DaShaun Amos
Mateus Boateng
Crezdon Butler
Jalen Collins
Arjen Colquhoun
Robertson Daniel
Treston Decoud
Cam Glenn DB
Joshua Hagerty
Tarvarus McFadden
Royce Metchie
Jamal Peters
Jeff Richards
Shaquille Richardson
Tigie Sankoh
Equipes especiais
Boris Bede K
Jake Reinhart LS
Toshiki Sato k
Títulos Conquistados
- Grey Cup: 17 títulos — 1914, 1921, 1933, 1937, 1938, 1945, 1946, 1947, 1950, 1952, 1983, 1991, 1996, 1997, 2004, 2012 e 2017.
- Divisão Leste: 15 títulos — 1936, 1937, 1945, 1960, 1971, 1982, 1983, 1984, 1986, 1988, 1991, 1996, 1997, 2005, 2007, 2013, 2017