Saiba tudo sobre o Toronto Argonauts!

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Saiba tudo sobre o Toronto Argonauts!
blog photos
Jogadores do Toronto Argonauts comemoram título da Grey Cup 2017. Créditos: ©Alex D'addese Photography

Entenda tudo o que há de importante sobre o Toronto Argonauts, um dos times de futebol americano mais antigos do Canadá. Boa leitura!

O futebol americano, indo contra o que muitos pensam, tem bastante história no país vizinho, o Canadá.

Nesse texto nós veremos os pontos mais importantes sobre a história dos Argonauts, assim como suas campanhas recentes e elenco na temporada atualmente jogada. Com isso dito, vamos lá!

História

Os primeiros rastros dos Argonauts foram vistos há quase 150 anos atrás, mais especificamente no dia 4 de outubro de 1873. Essa data representa o dia que foi fundado pela Argonaut Rowing Club, o então Argonauts Football Club.

A estreia do clube dentro do esporte em um jogo oficial aconteceu alguns meses após a fundação, no dia 18 de outubro de 1873, contra o já consolidado Hamilton. Esse primeiro jogo rendeu logo de cara uma vitória para os Argonauts.

Apesar de já ter iniciado nas competições, a fundação formal do clube ainda não havia sido oficializada dentro da ARC, e isso aconteceu só no ano seguinte, no dia 17 de setembro de 1874.

Pouco depois, surgiram duas organizações que prometeram trazer um certo profissionalismo para o esporte. A primeira delas foi a Ontario Rugby Football Union (ORFU), da qual o Argonauts participava. A segunda foi a Quebec Rugby Football Union (QRFU).

Um ponto interessante desse momento é que os campeões dessas duas uniões disputavam o que seria a precursora da atual Grey Cup, o então Dominion Championship.

blog photos
Brasão atual do Toronto Argonauts. Fonte: Site Oficial Toronto Argonauts

A primeira aparição dos Argonauts nessa decisão geral veio em 1901, mas acabaram perdendo a final para o Ottawa College, que levou o Dominion Championship para casa.

Em busca de uma liga mais organizada, os quatro melhores clubes da época formaram uma nova união em 1907, a Interprovincial Rugby Football Union (IRFU). Esses quatro clubes eram o Toronto Argonauts, Hamilton, Ottawa e Montreal, e esses foram os quatro a formar o que é hoje a Divisão Leste da CFL.

Em 1909, surgiu a atual Grey Cup como a conhecemos, e o Argonauts participou do evento pela primeira vez em 1911, mas não conseguiu o título na final contra a University of Toronto.

Contudo, poucos anos depois, em 1914, os Argonauts conquistaram sua primeira Grey Cup, se vingando da University of Toronto em mais uma final entre as equipes.

Após a Primeira Guerra Mundial, os Argonauts tiveram um grande momento, fazendo duas temporadas impecáveis sem nenhuma derrota em 1921 e 1922. Além disso, a temporada de 1921 rendeu mais uma Grey Cup para o time.

Isso foi conquistado, grande parte pelas mãos de Lionel Conacher, que praticamente carregou a equipe nessas duas temporadas de sucesso.

Os anos que vieram após essa vitória foram de enorme sucesso, principalmente nas décadas de 30 e 40. Isso é confirmado pelos 8 títulos da Grey Cup conquistados entre os anos de 1933 e 1952.

Como destaque no elenco dessa época temos o treinador Lew Hayman, assim como os jogadores e irmãos Annis Paul Stukus, William Stukus, Frank Stukus. Além desses podemos citar os chamados "Gold Dust Twins", dupla formada por Joe King Krol e Royal Copeland.

Após tantos anos de sucesso, os Argonauts chegaram a um ponto baixo da história, no qual passaram 31 anos seguidos sem nenhum título da Grey Cup, além de não chegarem na terceira fase dos playoffs da Grey Cup dentro dos primeiros 19 anos dessa depressão.

Isso é tido por muitos como um reflexo de uma manobra falha em reduzir os custos da equipe. Em 1953, foi introduzido um teto salarial, o que fez com que muitos jogadores bons deixassem o Argonauts na mão.

Um ponto alto, contudo, veio em meio a essa maré de campanhas ruins. Em 1958, o Argonauts fez parte da fundação da atual CFL (Canadian Football League), além de fazer do CNE Stadium sua nova casa em 1959.

Com o passar do tempo as campanhas só foram piorando, e em 1981 os Argonauts perderam os dez primeiros jogos e terminaram a temporada com 2 vitórias e 14 derrotas.

Isso fez com que medidas fossem tomadas para a próxima temporada, e logo veio a contratação do técnico Bob O'Billovich e do coordenador de ataque Mouse Davis. Logo nessa primeira temporada uma recuperação foi vista, terminando com 9 vitórias, 6 derrotas e 1 empate.

Entrando em 1983 com o sentimento de renascimento, os Argonauts finalmente quebraram o jejum e conquistaram neste ano mais uma Grey Cup em cima do BC Lions na final.

Em 1989, os Argonauts acabaram mudando de casa, mandando seus jogos até 2015 no SkyDome. Já nesse estádio, o primeiro grande título foi o da Grey Cup de 1991, com o time sendo liderado por Clemons e Matt Dunigan.

blog photos
Jogadores do Toronto Argonauts comemoram título da Grey Cup 1991. Créditos: Twitter Toronto Argonauts

A partir daqui, a equipe passou por 5 anos difíceis, chegando novamente na final da Grey Cup somente em 1996, edição vencida por eles. Além dessa, o ano seguinte também rendeu o título consecutivo da competição.

O fim do milênio foi um período novamente sem conquistas de expressão e falta de interesse por parte do torcedor. Isso persistiu até 2004, quando o Toronto Argonauts foi novamente campeão da Grey Cup.

O ano de 2010 veio como uma luva, com a mudança da diretoria após o clube ser adquirido por David Braley. Algumas campanhas de adaptação foram jogadas, e em 2012 o clube voltou ao topo após vencer a Grey Cup em casa após 60 anos sem vencer em Toronto.

Em 2016, mais duas trocas de estádio aconteceram após a venda do clube para a Maple Leaf Sports & Entertainment, primeiro para o Rogers Center e depois para o BMO Field.

Já no próximo ano, em 2017, o Toronto chegou na sua conquista mais recente da Grey Cup após vencer o Calgary Stampeders por um placar apertado de 27-24.

Estádio Atual

Hoje em dia, o Toronto Argonauts disputa seus jogos como mandante no Lamport Stadium. Essa mudança do BMO Field para o Lamport Stadium aconteceu em 2018, decisão tomada pelo Maple Leaf Sports & Entertainment, grupo dono do clube atualmente.

blog photos


Elenco Atual (2022)


Quarterbacks

McLeod Bethel-Thompson

Chad Kelly

Cole McDonald

Antonio Pipkin

Austin Simmons

Receptores

Markeith Ambles

Dres Anderson

Sam Baker

Brandon Banks

Daniel Braverman

Juwan Brescacin

Dejon Brissett

Damonte Coxie

Da Varis Daniels

Earnest Edwards

Kurleigh Gittens, Jr.

Damion Jeanpiere

Tommy Nield

Cam Phillips

Darece Roberson

Eric Rogers

Chandler Worthy

Corredores

D. J. Foster

Andre Harris

  1. J. Ouellette

Laterais

Joe Carbone

Declan Cross

Dion Pellerin

Asnel Robo

atacantes ofensivos

Dejon Allen

Dariusz Bladek

Philip Blake

Gaiola de Isiah

Jamal Campbell

Theren Churchill

Dylan Giffen

Martz Ivey

Justin Lawrence

Pedro Nicastro

Shane Richards

Trevon Tate

Jonathan Zamora

atacantes defensivos

Sam Acheampong

Já’ Gared Davis

Kony Ealy

Travis Feeney

Fabion Foote

Dewayne Hendrix

Benoit Marion

Julian McCleod

Eli Mencer

Shawn Oakman

Alani Pututau

Shane Ray

Robbie Smith

Adrian Tracy

Linebackers

Solomon Ajayi

Brandon Calver

Jack Cassar

Alexandre Chevrier

Chris Edwards

Trevor Hoyte

Tony Jones

Wynton McManis

Hénoc Muamba

Brady Sheldon

Laterais defensivos

DaShaun Amos

Mateus Boateng

Crezdon Butler

Jalen Collins

Arjen Colquhoun

Robertson Daniel

Treston Decoud

Cam Glenn DB

Joshua Hagerty

Tarvarus McFadden

Royce Metchie

Jamal Peters

Jeff Richards

Shaquille Richardson

Tigie Sankoh

Equipes especiais

Boris Bede K

Jake Reinhart LS

Toshiki Sato k

Títulos Conquistados

- Grey Cup: 17 títulos — 1914, 1921, 1933, 1937, 1938, 1945, 1946, 1947, 1950, 1952, 1983, 1991, 1996, 1997, 2004, 2012 e 2017.

- Divisão Leste: 15 títulos — 1936, 1937, 1945, 1960, 1971, 1982, 1983, 1984, 1986, 1988, 1991, 1996, 1997, 2005, 2007, 2013, 2017











ARTIGOS RELACIONADOS

Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!
Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!

Piloto holandês começa a abrir boa vantagem para os demais competidores Em uma corrida sofrida, marcada pela dura disputa entre Verstappen e Sainz, o piloto da Red Bull conseguiu segurar a vantagem na pista canadense, e emplacou mais uma vitória, ...

Victor Simonelli
2 em minutos de leitura
#Canadá,#Alphonso Boyle Davies,#Futebol

CONHEÇA TUDO SOBRE A HISTÓRIA E CARREIRA DE AFONSO DAVIES

O jogador de futebol profissional Afonso Davies é um lateral esquerdo que atualmente joga pelo clube da Bundesliga, Bayern de Munique, com a camisa de Nº 19. Mas Davies represent...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Barrie Colts,#Hóquei

Conheça agora mesmo como foi incrível trajetória desse grande time de hóquei canadense, o Barrie Colts

O Barrie Colts é um time júnior de hóquei no gelo, e também faz parte da Ontario Hockey League, com sede em Barrie, Ontario, Canada. Esse grande time foi fundado em meados de 19...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Guelph Storm,#Hóquei

Conheça agora mesmo a incrível trajetória do time de hóquei canadense, o Guelph Storm

O Guelph Storm é um grande time júnior de hóquei no gelo com sede em Guelph, Ontário, Canadá. Eles jogam na OHL desde a temporada 1991-92. A equipe joga em casa no Sleeman Cent...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Saskatoon Blades,#Hóquei

Conheça o time de hóquei júnior Saskatoon Blades

O Saskatoon Blades é um time de hóquei junior profissional do Canadá. Eles integram a Conferência Leste pela Western Hockey League, antes conhecida como Western Canadian Hockey Le...

Andréa Benetti

4 em minutos de leitura