O Clube Presidente Hayes é um clube de futebol do Paraguai, no bairro de Tacumbú de Assunção, fundado em 1907. Foi campeão em 1952 da Primeira Divisão. Atualmente, é integrante da terceira divisão do futebol paraguaio.

No nível sul-americano, é um dos clubes com maior número de campeonatos em torneios de promoção. Sua última conquista ocorreu em 2006, quando conquistou o título da Terceira Divisão.

Seu atual presidente é Julio Carlos Gómez, que já ocupou o cargo de diretor técnico diversas vezes, com cargos de liderança no passado recente da instituição, como uma das vice-presidências na temporada 2011.

Criado em 8 de novembro de 1907, seu primeiro proprietário foi o Sr. Ramón Lond, em cuja casa a carta de fundação foi assinado. Nomeado em homenagem ao ex-presidente dos EUA Rutherford B. Hayes, que favoreceu o Paraguai em uma decisão territorial arbitrária após a Guerra da Tríplice Aliança.

Embora seja um time pequeno, tem a honra de ter conquistado um campeonato na Primeira Divisão em 1952, além de ter 8 títulos na Segunda Divisão, sendo o vencedor dessa divisão.

Escudo do Clube. (Foto da internet)

Além do nome em homenagem a Rutherford B. Hayes, optou-se por adotar as cores da bandeira dos Estados Unidos para o uniforme, sempre mantendo as listras verticais brancas e vermelhas na camisa e o azul como cor predominante no calção. O desenho só teve algumas variações ao longo da história ou de acordo com a necessidade de vestir um uniforme alternativo.

De tudo isso veio o apelido de "Yankee". Embora a pintura também seja conhecida como "Equipo de Estrellitas" em alusão às cinco estrelas brancas com fundo azul, do escudo da instituição. Menos difundido é o apelido "Elenco de frjas de ceibo e jasmín", que aparece na polca composta pelo poeta Carlos Miguel Jiménez.

Uniforme do presidente Hayes lembra a bandeira nacional dos EUA. (Foto: Reprodução/ ABC Color)

O clube foi um dos primeiros clubes filiados à Liga Paraguaya de Football Association, fundada em 1906. Assim, após conquistar seu primeiro título oficial na Segunda Divisão em 1911, participou do sexto campeonato oficial da Primeira Divisão em 1912.

Ao terminar em último na sua primeira intervenção na Primeira Divisão, o clube desceu novamente para a Segunda Divisão, mas devido a situações políticas da época e na ausência de jogadores, o clube não participou entre 1913 e 1916 em nenhuma competição oficial. Só voltou à competição em 1917.

Em 1919, ele ganhou o campeonato da Segunda Divisão, conhecido na época como "Divisão Intermediária". Participou dos campeonatos da Primeira Divisão entre os anos 1920 e 1928 (exceto no ano de 1922 que não houve campeonato) descendo à Segunda Divisão ao terminar em último nesse campeonato.

Em 1929, ele alcançou o segundo lugar na Segunda Divisão e sua promoção à Primeira Divisão. Ele voltou a jogar na Primeira Divisão nos campeonatos de 1930 e 1931, então veio a pausa no esporte paraguaio devido à Guerra do Chaco.

Em 1935, quando a competição oficial foi retomada, o clube voltou ao campeonato da Primeira Divisão, competindo na categoria mais alta desde o ano da sua retomada ininterruptamente até 1957, nesse período na primeira divisão conquistou o título de categoria mais alta.

Em 1952, o clube alcançou seu maior sucesso, conquistou o campeonato da Primeira Divisão , alcançando 28 pontos no total, quatro pontos a mais que os clubes Sol de América e Libertad , Rubén Noceda, Assunção Caballero, Pedro Cabrera fizeram parte desse time campeão, Cándido Duarte (capitão), Gregorio Ovelar, Francisco León, Rubén Jiménez, Domínguez, Agustín Álvarez, Sixto "Chorito" Noceda, Fausto Laguardia, Teobaldo Melgarejo, Armando "Rubité" Jara, Meza, Manuel "Nene" Jara, Saldívar entre outros, tendo como DT o lembrado Luis Magín Gómez.

Título de 1952 coloca o Presidente Hayes no seleto grupo de campeões paraguaios. (Foto: Reprodução/ABC.com.py)

Em 1957, ele desceu para a Segunda Divisão, na temporada seguinte ele conquistou um novo título nessa divisão e, assim, seu retorno à Primeira Divisão, embora sua estada tenha sido curta, pois na temporada de 1959 ele desceu novamente. Em 1960, conseguiu subir novamente com o campeão da Segunda Divisão, o Sportivo San Lorenzo. Permaneceu na Primeira Divisão de 1961 a 1965.

Depois jogou na Segunda Divisão em 1966 e em 1967 voltou a conquistar o título de campeão nesta divisão, embora não pudesse ascender já que teve que jogar em primeiro lugar contra o último da Primeira Divisão, que foi contra o Sportivo San Lorenzo equipe. que perdeu a possibilidade de promoção.

Em 1971, conquistou um novo título na Segunda Divisão e ascensão, embora só tenha disputado a temporada de 1972 na Primeira Divisão já que ao final do campeonato foi rebaixado novamente.

Em 1973, ele conquistou o campeonato da Segunda Divisão novamente, mas ele não ascendeu desde aquele ano a promoção e rebaixamento nos campeonatos da Liga Paraguaia de Futebol foram suspensos, mas no ano seguinte ele conquistou o campeonato novamente e desta vez também a promoção à Primeira Divisão.

Embora mais uma vez ele tenha permanecido na Primeira Divisão pela temporada de 1975, ele jogou nas divisões de promoção de 1976 a 1991.

Em 1991, ele alcançou o título da Primeira Divisão (Segunda Divisão) e, assim, voltou para a Primeira Divisão. Permaneceu na primeira divisão até a temporada de 1999. Nesse período, sua melhor campanha foi o quarto lugar no Apertura de 1998.

No início do século o clube disputava a Divisão Intermediária, estando nesta categoria desde 2000, em 2002 obteve o vice-campeonato desta divisão, e com isso a opção de disputar a promoção contra o penúltimo da Primeira Divisão.

O rival era o Sportivo San Lorenzo, na primeira mão o resultado foi 2 - 2, mas na segunda mão perdeu por 1 - 2. Com o qual o Sportivo San Lorenzo permaneceu na Primeira Divisão. Na temporada seguinte, não conseguiu reprimir a boa temporada e quando terminou na penúltima colocação do Intermediário de 2003 desceu para o Terceira Divisão.

Na Terceira Divisão, jogou nas temporadas de 2004, 2005 e em 2006 conseguiu ganhar o título e promoção à Divisão Intermediária.

Na temporada de 2007, ele conseguiu permanecer na Divisão Intermediária, mas na temporada de 2008, quando terminou na última colocação, foi rebaixado para a Terceira Divisão.

Jogou no First B da temporada de 2009 à temporada de 2014, quando terminou em último lugar, desceu pela primeira vez para a Quarta Divisão.

Na temporada de 2015 da Primeira Divisão C, teve uma ótima primeira fase e terminou em segundo na classificação, mas foi posteriormente eliminado nas semifinais nos pênaltis.

Na temporada 2016 da Primeira Divisão C, o clube conseguiu se classificar para a segunda fase do campeonato, após disputar e vencer o desempate pela oitava colocação da primeira fase, que concedeu a última cota de qualificação para a próxima fase, derrotando o clube Sport Colonial.

Na segunda fase, fez parte do Grupo A e ao terminar na segunda posição conseguiu se classificar para o home run final. Nesta última fase do campeonato que concedeu três vagas de promoção, o clube terminou na quarta e última colocação, perdendo assim uma grande chance de promoção.

Na temporada 2017 na Primera Divisão C, o clube fez uma ótima temporada, eu luto lado a lado com o Atlantis no topo da tabela na esperança de conquistar o título ou uma das 2 vagas para promoção à Primeira Divisão B.

Na penúltima data, a promoção foi conquistada com antecedência, chegando à última data com possibilidades de se sagrar campeã, mas esta opção foi diluída nos últimos três minutos do jogo frente ao clube Tembetary, mesmo apesar da derrota da equipa de estrelas, alcançou o runner-up e a promoção tão esperada.

Na temporada 2018 da Primeira Divisão B, o clube alcançou a permanência e encerrou o campeonato em uma confortável sétima colocação.

Elenco do Clube Presidente Hayes. (Crédito: A Un Toque Ar)

Estádio

O clube funciona como sede do Estádio Coronel Félix Cabrera, mais conhecido como Fortín de Tacumbú, com capacidade para 6 mil pessoas. Uma das peculiaridades do clube é que a localização de seu campo esportivo nunca mudou, como acontecia com outras instituições do bairro.

Jogadores em destaque:

Sixto Noceda, Artilheiro do campeonato da Primeira Divisão com 18 gols em 1944.

Antonio Acosta, Artilheiro do campeonato da Primeira Divisão com 15 gols em 1953.

Paulo Da Silva, selecionado albirrojo, que estreou na Primeira Divisão com o clube.

Edgar Antonio Denis Ayala, seleção de cabelos brancos da Copa América 1995.

Curiosidades:

Participou da Copa Montevidéu de clubes.

É um clube cujo palco sempre se manteve no mesmo local, ao contrário de outras instituições que optaram por buscar novos espaços.

O estádio de futebol leva o nome de Coronel Félix Cabrera, em homenagem a José Félix Cabrera Prost, herói militar paraguaio durante a guerra conhecida como Guerra do Chaco e diretor do clube.

O nome Kiko Reyes também é atribuído ao estádio. Foi um jogador destacado que teve uma brilhante participação no clube e em outros clubes do Paraguai, Brasil e Espanha. Mas somente uma das arquibancadas, e não o estádio, tenha seu nome.

Para a grande maioria, este cenário é conhecido como Fortín de Tacumbú, devido à dificuldade das equipes adversárias em obterem pontos neste cenário.

Fique ligado aqui no Bets para saber sobre os grandes clubes pelo mundo.

Compartilhe esse conteudo