O atleta Christopher Alan Nkunku é um jogador de futebol profissional que nasceu no dia 14 de novembro de 1997, na cidade de Lagny Sur Marne, Ile de France, localizada a 16Km de Paris, França. O jogador tem 1,75m de altura e pesa 73 Kg.

O atleta joga atualmente pela equipe alemã do Red Bull Leipzig, que faz parte da Bundesliga, e atua como meio-campista, com a camisa Nº 18. O jogador é destro.

Além de representar seu time Leipzig, Nkunku também participa em campeonatos internacionais jogando pela sua seleção, a França.

(en.wikipedia.org) Logomarca do RB Leipzig.

ESTILO DE JOGO.

O estilo de jogo de Chris Alan Nkunku é algo fenomenal.

De acordo com algumas estatísticas que a FIFA revelou, em 2022 sobre o jogador em seu site, fifaindex.com, os seus números superam até mesmo alguns jogadores da elite do futebol Europeu, tais como Jules Kounde e Ousmane Dembele.

A arrancada de sua velocidade nas corridas, seu contra-ataque incisivo e dinâmico, seus dribles surpreendentes fazem de Chris um atleta totalmente diferenciado.

Apesar de não ter uma estatura tão elevada, porém, o atleta compensa e muito esse detalhe, ao demonstrar uma grande habilidade em dominar passes rasteiros e também por ser capaz de criar situações dentro de campo que podem facilitar muito a realização de um gol.

É por isso que Christopher Nkunku foi considerado como um dos 5 maiores artilheiros durante a temporada de 2021/2022, pela Bundesliga, atrás de Robert Lewandowski, Patrick Schick e Erling Haaland.

(lifebogger.com) Christopher em seus primeiros anos de treinamento.

PRIMEIROS CLUBES.

O jogador Chris nasceu em uma família humilde, porém com grandes qualidades morais. Seus pais sempre deram grande valor ao respeito pelo próximo. Isso com certeza deu ao craque muitas qualidades boas, que ele hoje leva para dentro dos gramados.

Depois de perceber a grande paixão do garoto pelo futebol, seus pais o colocaram em uma escola de futebol para receber seus primeiros treinamentos.

BRUGGE, BÉLGICA - 24 DE NOVEMBRO: Christopher Nkunku, do RB Leipzig, comemora após marcar o primeiro gol do seu time durante a partida do grupo A da Liga dos Campeões da UEFA entre Club Brugge KV e RB Leipzig no Estádio Jan Breydel em 24 de novembro de 2021 em Brugge, Bélgica. (Foto de Lukas Schulze/Getty Images)

A.S. MAROLLES -

Com 6 anos de idade, Christopher começou a jogar bola na associação esportiva francesa A.S. Marolles, pela modalidade juvenil. O atleta mirim permaneceu ali, de 2003 até 2009.

RACING CLUB FONTAINEBLEAU -

Porém, em 2009, já com 12 anos de idade, Nkunku foi inscrito em outra academia esportiva, o clube francês, R.C.P.F., ou Racing Club du Pays Fontainebleau.

O clube R.C.P.F. disputava seus jogos, na época, pela League Départemental 1, equivalente à 9ª divisão do futebol francês.

O jogador permaneceu ali até o ano de 2010. Naquela fase da vida de Nkunku, já com 13 anos de idade, o jogador já estava bem melhor preparado. Por isso ele decidiu dar um passo à frente.

O meio-campista francês do Leipzig, Christopher Nkunku (esquerda), e o meio-campista francês do Wolfsburg, Josuha Guilavogui, disputam a bola durante a partida de futebol da primeira divisão alemã VfL Wolfsburg x RB Leipzig em Wolfsburg, Alemanha, em 29 de agosto de 2021. (Foto de RONNY HARTMANN/AFP via Getty Images).

PARIS SAINT GERMAIN -

Naquele mesmo ano, 2010, o atleta ingressou na famosa academia de treinamento profissionalizante de futebol do Paris Saint Germain, e ali continuou desenvolvendo seu potencial de jogo, em um ambiente bem estruturado, com academias de musculação, vestiários modernos e principalmente, uma equipe técnica especializada para treinar jovens.

Foi naquela época que Chris conheceu e passou a ter uma grande amizade pelo jogador Presnel Kimpembe, que até hoje joga pelo PSG.

Logo em seu início ali, jogando pela modalidade juvenil, durante as primeiras semanas de treinamentos, Christopher já foi colocado na posição em campo como Ala, devido à sua rapidez de arrancada, visão de jogo e sua grande proeza em realizar dribles estonteantes.

Depois de permanecer ali na modalidade juvenil jogando em suas categorias de base, como atleta amador, até o ano de 2014, Christopher finalmente foi promovido pelo clube e passou a se tornar um jogador sênior pelo PSG, a partir do final daquele ano.

No início de 2015, com 18 anos de idade, o craque passou a se tornar um jogador profissional e passou a integrar a equipe reserva do Paris Saint Germain B, conhecida como PSG Academy, uma equipe para jovens atletas profissionais iniciantes.

No dia 8 de dezembro de 2015, Chris realizou a sua estreia profissional pela UEFA Champions League em um jogo contra o adversário Shakhtar Donetsk. Naquele jogo, Chris foi chamado para substituir o brasileiro Lucas Rodrigues Moura, aos 87 minutos. O jogo terminou em 2x0 com a vitória do PSG.

Um evento marcante para Chris foi quando ele realizou seu primeiro gol como atleta profissional, no dia 7 de janeiro de 2017, em uma goleada contra o rival Sporting Club Bastia, por 7x0, durante a Copa da França. Posteriormente, no dia 10 de março de 2018, ocorreu uma outra goleada também em um jogo contra o FC Metz, com final feliz de 5x0, com 1 daqueles gols sendo garantido por Chris.

RED BULL LEIPZIG -

Depois de ser sondado por diversos clubes europeus, o craque Nkunku acabou cedendo à pressão e aceitou assinar um contrato com o clube alemão RB Leipzig, com validade para 5 anos, e uma taxa de transferência de 13 milhões de Euros.

Isso ocorreu no dia 17 de julho de 2019.

No mês de setembro, Chris participou de um jogo com a equipe, e que foi marcante para ele.

No dia 15 de setembro de 2021, o craque realizou um hat trick durante aquela partida, garantindo 3 de seus gols no mesmo jogo, contra o Manchester City que foi derrotado em 6x3, durante a fase de grupos da UEFA Champions League de 2021/2022.

Poucos dias depois, em 25 de setembro de 2021, o jogador garantiu 2 gols em uma disputa contra o time alemão, Hertha Berlin Sporting Club, que foi derrotado por 6x0.

E 7 dias depois, em outro jogo contra o rival alemão Vfl Bochum, Nkunku realizou um bis daquela proeza anterior, garantindo mais 2 gols naquele jogo, em que Vfl Bochum foi derrotado. Aquele episódio marcou a primeira vez em que o jogador marcou 2 gols em 2 jogos consecutivos.  

CONQUISTAS INTERNACIONAIS.

Visto que Christopher nasceu na França, depois que seus pais migraram do Congo para a Europa, em busca de uma vida melhor, o jogador começou a realizar seus jogos internacionais a partir de 2012, defendendo a seleção juvenil da França SUB-16.

Depois, no ano de 2016, jogou pela seleção SUB-19, em 2017, representou a seleção SUB-20 e em 2018 jogou pela seleção da França SUB-21.

E a partir de 2022, passou a integrar a seleção principal da França, e a se posicionar como um dos maiores jogadores do mundo, atualmente.

Ironicamente, o artilheiro foi convocado para defender a seleção principal da França em jogos amistosos contra a Costa do Marfim em 25 de março de 2022, e contra a África do Sul em 29 de março do mesmo ano.  

PREMIAÇÕES.

Christopher se empenhou arduamente para chegar o mais perto possível do seu máximo potencial. Foi por isso que em toda a sua trajetória de jogos, o atleta conquistou muitos prêmios.

Alguns deles são os seguintes:

  • PSG - SUB-19:

Copa da França...(2016/2017 - 2017/2018 - 2018/2019 (vice)

Copa de La Liga……………………..(2016/2017 - 2017/2018)

Troféu dos Campeões……………(2015 - 2016 - 2017 - 2018)

  • RB LEIPZIG -    Vice campeão da Liga DFB Pokal……………….(2020/2021)
  • Jogador do Mês da BUNDESLIGA - OUT/2021 e FEV/2022.
Compartilhe esse conteudo