O atleta venezuelano Josef Alexander Martinez Mencia, conhecido mundialmente como Josef Martínez, é um jogador de futebol profissional, que atualmente está contratado pelo clube americano, Atlanta United, desde 2017, e com um contrato válido até 31 de dezembro de 2023.

O jogador atua dentro de campo como um atacante, e usa a camisa Nº 7.

Josef tem 1,72m de altura, pesa aproximadamente 70 kg e é um jogador destro. Ele é um jogador assessorado pela agência Seca Sports, e seu valor de mercado atual é de € 12,5 milhões de euros.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Atlanta United FC.

Além de representar muito bem o seu clube americano, o craque também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Venezuela, sua terra natal, desde 2011, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-20, com 18 anos de idade.

Josef Martinez nasceu no dia 19 de maio de 1993, na cidade de Valência, no estado de Carabobo, Venezuela.

PERFIL DE JOGO.

Josef Martínez é um jogador dinâmico, poderoso, capaz de definir um resultado positivo para sua equipe, mesmo jogando em diversas posições, não apenas como atacante.

O craque chegou a ocupar a posição de ala durante bastante tempo, principalmente sob a orientação de seu treinador, Sinisa Mihajlovic, jogando pelo clube Torino FC. Mas posteriormente, foi o treinador Gerardo Daniel Martino, quem deu orientações e treinamento para que Josef pudesse se tornar um exímio centroavante.

O seu potencial de velocidade em arrancadas rápidas ou corridas prolongadas, fazem de Martinez um atleta agressivo, capaz de definir rapidamente a finalização de uma jogada rumo ao gol.

Sua visão estratégica de jogo facilita muito sua atuação para realizar passes longos com bolas altas, e assistências com alto índice de precisão.

A habilidade fantástica de Martinez para finalização de jogada com ambos os pés, e também seu dom para realizar jogadas ofensivas por trás da bola, fazem dele um jogador muito perigoso, principalmente bem perto da área.

PRIMEIROS CLUBES.

O jovem craque Josef Martinez começou bem cedo seus treinamentos junto ao futebol. E ele e sua família escolheram um dos mais tradicionais clubes de futebol da Venezuela, para iniciar sua carreira, o clube Caracas FC.

CARACAS FC - (futebol amador)

Josef Martínez passou a sua infância treinando futebol pela modalidade juvenil do clube Caracas. Ali o garoto esforçado passou a receber seus primeiros treinamentos junto ao time de atletas amadores, de acordo com sua idade.

Posteriormente, passou a treinar também pelas categorias de base do clube, sempre procurando dar o seu melhor dentro de campo.

Porém no ano de 2010, uma conquista importante aconteceu.

(futebolplanejado.com) Josef Martinez, jogando com determinação pelo Torino FC. em 2016.

CARACAS FC - (futebol profissional)

No dia 21 de agosto de 2010, depois de receber treinamentos de alto nível junto ao clube Caracas, Josef finalmente foi convocado para disputar um jogo, como atleta sênior, profissional, contra o rival Estudiantes de Mérida FC.

O jovem iniciante foi chamado para dentro dos gramados aos 70 minutos de jogo, em um jogo vitorioso por 1x0 em cima do Mérida.

E em uma outra partida, Josef garantiu seu primeiro gol enfrentando o Deportivo Petare, no dia 21 de novembro de 2010, em um jogo que empatou em 2x2.

Martinez permaneceu junto ao clube Caracas, até 2012, quando ingressou em outro clube, da Suíça.

(futebolatino.lance.com.br) Josef Martínez ao marcar seu 100º gol pelo clube Atlanta United, em 2021.

BSC YOUNG BOYS -

No dia 3 de janeiro de 2012, os clubes Caracas e Young Boys fecharam um negócio, e o craque venezuelano foi comprado pelo clube suíço, Young Boys, da Superliga, juntamente com outro grande craque da equipe Caracas, Alexander David Gonzalez.

O contrato de Martinez foi assinado, com validade por 4 anos. Ele realizou sua estreia no dia 5 de fevereiro de 2012, alcançando uma vitória em um confronto contra o clube suíço, Servette FC, que foi derrotado naquele jogo por 3x1.

Aquele ano de 2012 foi um período espetacular para o craque venezuelano, fazendo grandes jogadas dentro de campo e realizando gols. Depois de chamar a atenção dos principais treinadores da Europa, o craque foi convocado para integrar a seleção da Venezuela.

E no dia 21 de outubro de 2012, Martinez garantiu seu primeiro gol pelo clube, fazendo um belo voleio contra o Grasshopper Club de Zurique, aos 50 minutos de jogo.

(mlssoccer.com) Josef Martinez defendendo o Atlanta United em 2022.

FC THUN - (empréstimo)

Depois de disputar uma temporada inteira junto aos Young Boys, em 2013 o craque foi emprestado ao clube FC Thun, e brilhou dentro de campo. Josef garantiu 8 gols para o Thun, em 18 partidas que havia realizado.

Ele foi considerado como o grande artilheiro da Superliga da Suíça. Com o sucesso estrondoso que alcançou naquele período, o Young Boys tratou de solicitar bem rápido o retorno do craque para seu clube de origem. Porém, logo depois de encantar o mundo, o craque foi vendido para um clube italiano.

TORINO FC -  

No dia 7 de junho de 2014, uma proposta bem generosa foi ofertada pelo clube italiano, Torino FC, ao Young Boys, que fechou negócio com uma taxa de € 3 milhões de euros pelo jogador.

Junto ao clube Torino, Martinez conquistou grandes vitórias.

O craque realizou sua estreia em um jogo contra o Brommapojkarna, durante a 3ª rodada da Liga Europa 2014/2015. Jogando fora de casa, o Torino venceu o rival sueco por 3x0. E na partida de volta, Josef marcou seu primeiro gol naquela disputa que terminou em 4x0, novamente a favor do Torino, totalizando 7x0.

Depois de realizar sua estreia na Liga, no dia 14 de setembro de 2014, em um jogo contra o Sampdoria, Martinez obteve vitórias sobre o Copenhague e o Udinese.

ATLANTA UNITED - (empréstimo)

No dia 2 de fevereiro de 2017, o clube americano Atlanta United, da Major League Soccer, solicitou um empréstimo do craque, com opção de compra, para o clube Torino. No dia 5 de março Martinez realizou sua estreia jogando contra o New York Red Bulls, que venceu o Atlanta por 2x1.

Porém, 7 dias depois, em um jogo contra o Minnesota United, Martinez realizou o primeiro hat trick da história do clube Atlanta, garantindo 3 gols na partida, que terminou em 6x1.

No dia 21 de março daquele ano, o Atlanta pagou o valor da cláusula contratual e comprou o craque por valores não revelados.

Depois de passar 2 meses em observação devido a lesões sofridas, o craque voltou com tudo e realizou hat tricks em 2 jogos consecutivos, contra os clubes

New England Revolution e Orlando City.

No dia 6 de agosto de 2019, Josef recebeu a premiação de melhor jogador do mês de julho pela MLS. O craque havia marcado gols em 9 jogos consecutivos, durante a temporada anterior.

Pouco depois, em 18 de setembro, Martinez garantiu seu novo recorde, na Major League Soccer, ao atingir 15 partidas consecutivas fazendo gols, a 3ª mais longa sequência de jogos com gols, para um atleta, perdendo somente para Lionel Messi com 33 gols em 21 partidas, e para o atacante norueguês Tor Henning Hamre com 21 gols em 15 partidas.

Durante toda a temporada de 2020, Josef esteve se tratando de lesões sofridas, e não participou dos jogos.

Porém o craque retornou no dia 6 de abril de 2021, durante um jogo contra o clube da Costa Rica, Deportiva Alajuelense, durante os jogos da Liga dos Campeões da Concacaf.

Josef entrou em campo aos 67 minutos e o Atlanta obteve a vitória por 1x0.

O treinador do Atlanta United, Gonzalo Pineda, tem elogiado bastante o craque, durante suas entrevistas. E o próprio Martinez, recentemente disse: “Eu não quero ficar com 100 gols. Quero chegar a 200 gols”.

Compartilhe esse conteudo