O atleta Neozelandês Christopher Grant Wood, ou Chris Wood como também é mundialmente conhecido, é um jogador de futebol profissional, atualmente contratado pelo clube inglês da Premier League, da 1ª divisão, Newcastle United, desde janeiro de 2022, data em que assinou seu contrato com o clube, com validade até junho de 2024.

O craque atua dentro de campo na posição de atacante, e joga com a camisa Nº 20 de seu clube. Wood tem 1,91m de altura, pesa aproximadamente 92 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca Newcastle United.

Além de representar seu clube inglês com muita dedicação, o craque também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Nova Zelândia desde 2007, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-17, aos 16 anos de idade.

GERENCIAMENTO DA CARREIRA.

Christopher Grant Wood é assessorado pela famosa CAA Base Ltd, que conta com uma grande equipe de empresários, especializados em administrar carreiras esportivas. O valor comercial de Grant Wood atualmente é de € 10 milhões de euros.

VIDA FAMILIAR.

Christopher Grant Wood nasceu no dia 7 de dezembro de 1991, na cidade de Auckland, na ilha ao norte da Nova Zelândia.

A irmã do craque, Chelsey Wood também é uma jogadora de futebol  de grande sucesso. Chelsey já defendeu a Nova Zelândia em Copas do Mundo pela equipe feminina SUB-20, em 2008 no Chile e também em 2010 na Alemanha.

Grant Wood também mantém um relacionamento sério com Kirsty Linnett, uma famosa jogadora de futebol que defendeu a equipe feminina do Liverpool até 2021, e também a seleção juvenil da Inglaterra, sua terra natal.

(premierleague.com) Grant Wood assinando contrato para o Newcastle em Jan/2022.

PRIMEIROS CLUBES.

ONEHUNGA SPORTS - (futebol amador)

Durante o ano de 2002, com cerca de 11 anos de idade, Wood foi matriculado em um clube de futebol amador, onde iniciou sua trajetória esportiva, o Onehunga Sports. Ali o craque começou a jogar futebol pela modalidade juvenil, e logo em seguida, ingressou em outro clube maior.

CAMBRIDGE FC - (amador e profissional)

A partir do ano de 2003, Chris Wood passou a treinar pelo clube Cambridge FC da Nova Zelândia, da 2ª divisão, e ali, com cerca de 12 anos de idade, passou a treinar pelas categorias de base do clube, sempre com muito empenho.

Permanecendo ali até 2006, depois de demonstrar total comprometimento com o clube, Grant Wood ingressou na carreira sênior, junto ao Cambridge, e realizou sua estreia pela Liga amadora Northern Regional Football League, a NRFL da 2ª divisão, com quase 15 anos de idade.

Anteriormente a essa estreia, com 14 anos de idade, Wood já havia participado em alguns jogos defendendo o clube Hamilton Wanderers, onde jogou por poucos meses, e depois acabou chamando a atenção do clube Waikato FC, onde também se manteve por uma temporada inteira, entre 2007 e 2008, jogando como profissional.

(premier league.com) Grant Wood comemorando gols junto ao clube Burnley em 2021.

WEST BROMWICH ALBION -

No ano de 2009 a carreira de Wood começou a se firmar e se fortalecer. Quando o jogador foi visto dentro de campo por Roger Wilkinson, o diretor da Associação Federativa de futebol da Nova Zelândia, Roger imediatamente recomendou o garoto para ingressar no clube Albion. Depois de alguns testes realizados, Grant Wood foi aprovado.

Durante uma partida da Premier League contra o Portsmouth, em abril de 2009, o craque foi convocado de surpresa para entrar em campo pela equipe principal, visto que vários jogadores haviam sofrido lesões durante aquele jogo.

Depois de surpreender a todos com seu talento dentro de campo, ao término da temporada de 2008/2009, Grant assinou seu primeiro contrato profissional com validade de 2 anos, com opção de prolongamento por mais 2 anos.

O primeiro gol realizado pelo jogador aconteceu no dia 15 de setembro de 2009, contra o Doncaster Rovers, que foi derrotado por 3x1. O fantástico chute batido a quase 23 metros de distância, foi uma “bomba” certeira que atingiu o canto superior esquerdo do gol, sem chance de defesa.

A partir do ano de 2010, Chris Wood foi enviado para diversos clubes, como acordo de empréstimo.

(zimbio.com) Chris Wood defendendo seu clube West Bromwich Albion em 2011.

BARNSLEY FC - (empréstimo)

O jogador foi enviado ao clube Barnsley em caráter de urgência, no dia 24 de setembro de 2010, a fim de tentar salvar o clube do rebaixamento. Porém Wood não conseguiu marcar nenhum gol durante os 7 jogos em que participou. Dessa forma, o empréstimo foi rescindido antecipadamente.

BRIGHTON & HOVE ALBION - (empréstimo)

No dia 19 de novembro de 2010, um empréstimo do craque foi feito para o Brighton & Hove Albion. Logo em sua estreia, Wood já marcou um gol contra o

Bristol Rovers.

A equipe venceu também o rival Portsmouth por 3x1, durante uma partida da FA Cup, e depois em outro jogo, Wood garantiu 2 gols contra o Peterborough United.

BIRMINGHAM CITY - (empréstimo)

No final de 2011, Grant ingressou junto ao clube Birmingham como um empréstimo por 30 dias. Logo em seu começo, Grant já garantiu seu gol em um jogo de volta contra o clube Nacional, e no dia 11 de setembro, realizou um hat trick em uma disputa contra o Millwall.

Em outro jogo, contra o Nottingham Forest, garantiu mais dois gols, no dia 2 de outubro, totalizando seu ranking na Liga, de 7 gols marcados, em 8 jogos.

O Birmingham imediatamente quis prolongar o empréstimo e o estendeu, até janeiro de 2012.

Ele fez seu 8º gol derrotando o Leicester City por 2x0 em um impressionante gol que o jornal The Independent classificou como extraordinário.

No término de seu empréstimo Wood havia disputado 29 jogos em todas as competições, garantindo seus 11 gols.

BRISTOL CITY - (empréstimo)

Para o final da temporada de 2011/2012, o Bristol levou o craque como empréstimo. Wood conseguiu marcar 3 gols durante aquele curto período de empréstimo, sendo seu primeiro gol logo na sua estreia, contra o Doncaster Rovers que foi derrotado por 2x1 no dia 21 de janeiro de 2012.

MILLWALL FC -  (empréstimo)

No dia 17 de setembro de 2012, o craque ingressou junto a equipe do Millwall como empréstimo por 60 dias. Em seu primeiro jogo de estreia já garantiu seu gol contra o Brighton Albion.

O clube Millwall fez um prolongamento de contrato com Wood, para até janeiro de 2013. O craque marcou seu gol da vitória contra o Leeds United.

No final de dezembro de 2012, o clube de Wood, West Bromwich Albion, decidiu enviar o craque para um empréstimo permanente ao Leicester City.

BURNLEY FC -

No dia 21 de agosto de 2017, o Burnley FC contratou Grant por um valor estimado em £ 15 milhões de libras. Depois de conquistar diversas vitórias para seu clube, no ano de 2019, o contrato do jogador foi renovado antecipadamente para até 2023.

Durante a temporada de 2019/2020, o craque já havia feito 14 gols pela Premier League. A maior pontuação geral do clube.

E no dia 6 de março de 2021, Grant alcançou seu 40º gol na Premier League. Ele também se tornou o 8º jogador na história do Burnley a completar 100 jogos pela Liga. E em abril, realizou um novo hat trick, ao vencer o Wolverhampton por 4x0.

NEWCASTLE UNITED -

No dia 13 de janeiro de 2022, o craque foi adquirido pelo clube Newcastle por um valor de £ 25 milhões de libras.

O seu primeiro gol foi marcado no dia 10 de março em uma vitória em cima do Southampton, por 2x1.

Eddie Howe, o coordenador geral de treinamentos junto ao Newcastle, elogiou muito o craque e mencionou que sua contratação foi encarada pelo clube como uma excelente oportunidade para alcançarem novos títulos, em um momento crucial da temporada.

Compartilhe esse conteudo