O atleta alemão Bote Ridle Nzuzi Baku, descendente de congoleses e conhecido também como Ridle Baku, é um jogador de futebol profissional contratado atualmente pela equipe alemã da Bundesliga, na 1ª divisão, Vfl Wolfsburg, desde 2020.

Baku atua em campo na posição de meio campista e também como lateral direito. O jogador usa a camisa Nº 20, tem 1,76m de altura, pesa 72 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca clube VfL Wolfsburg.

Além de representar muito bem o seu time alemão, Baku também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Alemanha, em jogos mundiais, desde 2015, quando jogou inicialmente pela seleção SUB-18.

O jogador Ridle Baku nasceu no dia 8 de abril de 1998, na cidade de Mainz, a capital do estado federativo Renânia-Palatinado, na Alemanha.

O jogador nasceu com o nome original de Bote Nzuzi Baku, mas o seu pai, que era um fã incondicional do jogador alemão Karl Heinz Riedle, solicitou ao filho que incluísse o nome adicional em seu registro. Portanto, no ano de 2018, a justiça alemã permitiu a alteração do nome oficial do atleta.

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

SPORTVEREIN MAINZ 05 -      

O jogador Baku iniciou seus treinamentos bem cedo na vida. Como um grande amante do futebol, o jovem atleta ingressou em um clube local da sua cidade, o clube Sportverein Mainz 05, com 9 anos de idade, no ano de 2007. Ali, o jogador mirim passou a receber treinamentos pela modalidade juvenil de futebol, e posteriormente acabou fazendo parte do time pelas categorias de base, jogando pelo futebol amador.

Porém no ano de 2017, Ridle Baku, já bem desenvolvido em seu futebol, acabou sendo aceito na equipe como um jogador sênior, profissional, e iniciou sua carreira profissional na equipe Sportverein Mainz II, a equipe reserva do clube alemão, para jogadores profissionais iniciantes.

Durante aquela temporada de 2017/2018, Ridle Baku realizou a sua estreia na Regionalliga Sudwest, em uma disputa em casa, contra o rival alemão FSV Frankfurt, que foi derrotado por 3x0, no dia 30 de julho de 2017.

Ridle Baku da Alemanha comemora com o troféu do Campeonato da Europa de Sub-21 da UEFA após a vitória na final do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2021 entre Alemanha e Portugal no Stadion Stozice em 06 de junho de 2021 em Ljubljana, Eslovênia. (Foto de Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images)

O jogador Baku marcou seu primeiro gol, aos 82 minutos de jogo, pela equipe reserva do clube, em uma disputa que ocorreu no dia 16 de setembro de 2017, no enfrentamento contra o rival Offenbacher Kickers, que foi derrotado por 2x0.

No dia 19 de dezembro de 2017, Baku finalmente realizou a sua estreia jogando pela equipe principal do clube Sportverein Mainz, e também, pela primeira vez disputando a Copa da Alemanha, na DFB-POKAL 2017/2018. Naquele dia um jogo contra o VfB Stuttgart foi realizado ali, e o resultado final de 3x1 deu a vitória para a equipe de Baku.

Uma outra data importante na vida do jogador foi a do dia 29 de abril de 2018, quando ele fez sua estreia na Bundesliga, em um jogo contra o poderoso clube alemão RB Leipzig, que naquela partida perdeu por 3x0. O jogador Baku reforçou mais ainda a vitória do seu time, ao garantir o 3º gol final da partida, aos 90 minutos de jogo.  

VfL Wolfsburg -

Depois de muitos anos defendendo a camisa do Sportverein Mainz, o jogador Baku acabou ingressando em um outro clube da Bundesliga, o VfL Wolfsburg, no dia 1º de outubro de 2020. Os valores daquela transação não foram revelados, mas soube-se que um contrato válido por 5 anos foi assinado pelo atleta alemão.

O jogador realizou a sua estreia junto ao novo clube no dia 4 de outubro, em um jogo que deu empate de 0x0, contra o Augsburg 1907. Baku marcou seu primeiro gol, que acabou evitando uma derrota, contra o clube Hertha Berlin, que ocorreu no dia 1º de novembro, com final empatado em 1x1.

O meio-campista alemão do Wolfsburg Ridle Baku, de verde, é desafiado pelo meio-campista português do Lille Checa durante a partida de futebol do grupo G da Liga dos Campeões da UEFA no estádio Pierre-Mauroy em Villeneuve-d'Ascq, perto de Lille, norte da França, em 14 de setembro, 2021. (Foto de Denis Charlet / AFP) (Foto de DENIS CHARLET/AFP via Getty Images)

Durante a temporada de 2020/2021, Baku causou uma grande admiração por parte de seus torcedores, treinadores e até mesmo de seus rivais.

Depois de iniciar a sua primeira temporada de modo espetacular dentro de campo, Baku foi nomeado para integrar a equipe da temporada pela Bundesliga também. Ali, Baku realizou 2.583 corridas intensivas mantendo a liderança na Liga após 31 rodadas.

E garantiu 6 gols com mais 4 assistências, incluindo 82 cruzamentos precisos, 32 chutes a gol e 305 roubadas de bola bem-sucedidas.

Durante a temporada de 2021/2022, no primeiro jogo de abertura do campeonato, o alemão Baku garantiu seu gol no jogo contra o SC Preuben Munster, um clube alemão da 4ª divisão, que foi derrotado por 3x1, durante a 1ª rodada da DFB-POKAL, a Copa da Alemanha.

Ridle Baku do VfL Wolfsburg joga a bola durante a partida da Bundesliga entre o FC Augsburg e o VfL Wolfsburg na WWK-Arena em 03 de abril de 2022 em Augsburg, Alemanha.

(Foto de Sebastian Widmann/Getty Images)

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No dia 8 de novembro de 2020, o atleta Ridle Baku obteve sua primeira convocação para ingressar na seleção da Alemanha junto à equipe principal. O jogador fez a sua estreia no dia 11 de novembro, em um jogo amistoso que envolveu a República Tcheca, com resultado de 1x0 para a Alemanha, com o gol feito pelo jogador, o atacante alemão Luca Waldschmidt, aos 13 minutos de jogo.

No dia 6 de junho de 2021, Baku conquistou a vitória da EURO 2021 da UEFA com a seleção SUB-21, ao ter gerado uma assistência perfeita em um lance de mais de 5 metros de distância para Lukas Nmecha completar seu gol, garantindo 1x0 na vitória final contra a seleção de Portugal.

Alguns comentaristas mencionaram depois sobre a grande persistência que Baku demonstrou ao tentar fazer diversas assistências, durante aquele jogo empatado em 0x0, tenso e difícil, contra Portugal.

Suas assistências nem sempre eram aproveitadas pelos seus colegas, que às vezes estavam mal posicionados, ou adiantados demais, ou então quando havia um desarme da jogada, feito pelos jogadores rivais.

  CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR.

Ridle Baku tem sido descrito por comentaristas e especialistas esportivos como um jogador dinâmico, rápido, criativo e extremamente determinado a vencer. O lateral direito é visto em campo como um atleta enérgico e com ótimo potencial de corrida com bolas rasteiras.

Sua alta performance em seus dribles criativos, muitas vezes deixam seus rivais perdidos em meio a tantos movimentos rápidos e repentinos, que Baku executa tão bem.

O novo treinador da seleção da Alemanha, Hans Dieter Flick, que assumiu o comando da seleção no lugar de Joaquim Low, depois de 15 anos na coordenação da seleção, vai enfrentar uma grande responsabilidade pela frente.

Porém Flick afirmou em entrevistas coletivas que está confiante, visto que já tem em seus planos a lista de chamada dos melhores selecionados para a Copa do Mundo FIFA 2022.

A lista de convocados para a seleção da Alemanha, rumo a Copa do Mundo FIFA 2022, ficou assim:

  • Goleiros: Manuel Neuer (Bayern de Munique), Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt) e Bernd Leno (Arsenal).
  • Defensores: Ridle Baku (Wolfsburg), Robin Gosens (Atalanta), Thilo Kehrer (Paris Saint-Germain), Lukas Klostermann (RB Leipzig), David Raum (Hoffenheim), Antonio Rüdiger (Chelsea), Nico Schlotterbeck (Freiburg) e Niklas Süle (Bayern de Munique).
  • Meio Campistas: Karim Adey
Compartilhe esse conteudo