O atleta colombiano Andrés Mateus Uribe Villa, mais conhecido como Mateus Uribe, é um jogador de futebol profissional que está contratado pelo clube português FC Porto desde 2019, quando assinou um contrato válido até 30 de junho de 2023.

(en.wikipedia.org) - Logomarca do FC Porto.

O craque joga com sua camisa Nº 8, e atua dentro de campo na posição de volante e meio campista central. Uribe tem 1,82m de altura, pesa aproximadamente 71 kg e é um jogador destro.

Mateus Uribe além de representar muito bem o seu clube português, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Colômbia, sua terra natal, desde 2017 quando foi selecionado entre os melhores jogadores, para representar seu país.

Uribe Villa nasceu no dia 21 de março de 1991, na cidade de Medellín, na Colômbia.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

O grande craque colombiano Mateus Uribe começou a disputar jogos mundiais com 26 anos de idade, tendo iniciado sua carreira internacional no dia 25 de janeiro de 2017, em um duelo entre Colômbia X Brasil, que aconteceu no estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O Brasil, naquele jogo bem equilibrado, onde as duas seleções jogaram de forma incrível, acabou sendo o vitorioso, com resultado final em 1x0. Uribe jogou durante toda a partida, naquele jogo.

Quando começaram as escolhas entre os 23 melhores jogadores que iriam participar nos jogos da Copa do Mundo FIFA 2018, realizada na Rússia, Mateus Uribe foi convocado na lista oficial de jogadores.

(ge.globo.com) Mateus Uribe, depois de marcar 2 gols contra o Peru em um jogo amistoso, é abraçado por Falcão Garcia e Cuadrado.

Ele chegou a disputar 3 dos 4 jogos da Colômbia durante aquele torneio, sendo o primeiro deles contra Senegal.

Depois, em outro jogo, durante as oitavas de final, em um enfrentamento contra a Inglaterra, aquela disputa que terminou empatada em 1x1, acabou sendo direcionada para os pênaltis. Quando Mateus Uribe foi bater seu pênalti, a bola subiu demais e acabou batendo no travessão, o que fatalmente deu a Inglaterra a vitória por 4x3.

Porém, logo depois Uribe começou a marcar gols pela seleção da Colômbia. Ele marcou 2 gols em um jogo amistoso contra o Peru, jogo que terminou em 3x0. Logo após os amistosos, o craque viajou, rumo ao torneio da Copa América realizado no Brasil.

PRIMEIROS CLUBES.

DEPORTIVA ENVIGADO FC - (futebol amador)

O primeiro clube que Mateus Uribe ingressou foi no Deportiva Envigado FC, que atualmente está disputando o Campeonato Colombiano. O craque começou recebendo treinamentos junto ao clube, pela modalidade juvenil e logo após se desenvolver rapidamente, passou a jogar também pelas categorias de base.

Naquela época, por volta de 2005 e 2006, as oportunidades abertas dentro de times consagrados e equipes profissionais eram bem limitadas na Colômbia.

DEPORTIVO ESPANYOL -

Foi por isso que Uribe precisou continuar jogando pela Liga regional do setor Colombiano chamado de Departamento de Antioquia.  Posteriormente o craque realizou seus primeiros jogos profissionais junto ao Deportivo Español, um time de Buenos Aires, Argentina, que disputa seus jogos pela Liga, chamada Primera B Metropolitana, um nível do futebol argentino que atua na 3ª divisão.

Mateus Uribe conseguiu marcar gols 2 vezes, participando em 4 jogos, durante sua permanência em Buenos Aires.

DEPORTIVA ENVIGADO FC - (futebol profissional)

Depois que retornou para sua casa, a Colômbia, o craque continuou buscando o aperfeiçoamento do seu futebol. Ele permaneceu ativo e jogando pelo Envigado, na categoria Primera A, jogou pelo Deportes Tolima e pelo Atlético Nacional.

CLUBE AMERICA -

No dia 1º de agosto de 2017, Mateus passou a integrar o time do Clube América, um time mexicano que joga pela Liga BBVA MX. Uribe demonstrou um desempenho incrível dentro de campo, e surpreendeu muitos torcedores e profissionais do futebol.

O craque colombiano conseguiu marcar 14 gols jogando em todas as competições durante sua 1ª temporada, na cidade do México, incluindo 2 gols que garantiram uma vitória contra o clube Universidad Nacional, conhecido popularmente como Pumas UNAM.

Naquele jogo, que ocorreu no dia 3 de maio de 2018, durante as quartas de final pelo torneio clausura Liguilla, o Pumas Unam foi derrotado por 4x1. Depois daqueles gols, Mateus Uribe Villa foi nomeado no torneio clausura como o Melhor dos 11, no ano de 2018.  

FC PORTO -

Depois de perseverar muito demonstrando todo o seu potencial dentro de campo, o craque Mateus Uribe obteve uma grande oportunidade em sua vida,e que foi muito bem merecida a ele.

O famoso clube português, FC Porto, que já vinha sondando o jogador, acabou o convidando para assinar um contrato junto ao clube. No dia 4 de agosto de 2019, Mateus Uribe passou a fazer parte do clube português e firmou um contrato válido por 4 anos, envolvendo uma taxa de € 10 milhões de euros, e ainda um salário anual líquido, garantido ao jogador, no valor de € 3 milhões de euros.

O craque Uribe Villa realizou a sua estreia junto aos dragões de portugal, no dia 13 de agosto, em um jogo de 2ª mão na primeira pré-eliminatória dos jogos pela UEFA Champions League, jogando em casa.

(twitter.com/fcporto) - Mateus Uribe defendendo seu clube português, FC Porto.

Naquele jogo de estreia, o rival foi o clube russo FC Krasnodar, que depois de terminar a partida em um empate por 3x3, durante as disputas de pênaltis, o final foi de 3x2 com vitória para os russos.

Mesmo com sua carreira em total ascensão, Mateus Uribe encontrou alguns problemas no mês de novembro de 2019.

No dia 10 de novembro de 2019, um dérbi importantíssimo seria disputado entre os eternos rivais, FC Porto X Boavista FC.

O problema é que naquela semana, a esposa de Mateus Uribe, Cindy Alvares Garcia, iria dar uma grande festa para comemorar o seu próprio aniversário, em uma festa de arromba que já estava marcada para alguns dias antes daquele jogo.

Vários amigos de Uribe foram convidados, inclusive os jogadores do FC Porto, Luiz Dias, Agustín Marchesín, e Renzo Saravia. Aquela festa virou a noite, regada a muitas bebidas e muita diversão, até amanhecer o dia.

(flash.pt) Mateus Uribe e sua esposa Cindy Alvares Garcia, um casal apaixonado!

No dia seguinte, a esposa de Uribe, Cindy Garcia, postou diversas fotos no seu Instagram. Por causa daquilo, todos já ficaram sabendo da festa, inclusive a diretoria do clube.

O craque colombiano Uribe Villa, bem como seus amigos jogadores do clube, Luiz Dias, Agustín Marchesín, e Renzo Saravia, acabaram sendo suspensos daquele dérbi importante, e não disputaram aquele jogo.

Depois de alguns dias, tudo foi esquecido e o sucesso de Mateus Uribe continuou aumentando.

O craque garantiu seu primeiro gol pelo clube Porto, já posicionado como campeão, em uma disputa contra o SC Braga, jogo que aconteceu no dia 25 de julho de 2020, no último dia da temporada. Naquela disputa, o SC Braga venceu o Porto por 2x1.

  NOTÍCIAS MAIS RECENTES.

Durante a semana que passou, o clube FC Porto divulgou em nota que o craque Mateus Uribe havia sofrido uma mialgia em sua coxa direita, durante o jogo contra o Santa Clara, que encerrou a temporada 28 da 1ª Liga.

Mateus precisou ser amparado por causa da dor, e saiu de campo aos 55 minutos, sendo substituído por Marko Grujic.

O clube Porto garantiu aos torcedores que o camisa 8 será reavaliado por toda a equipe médica e ficará em observação nos próximos dias.

Compartilhe esse conteudo