O atleta francês Clement Nicolas Laurent Lenglet é um jogador de futebol profissional, que atualmente é contratado pelo clube espanhol Barcelona desde 2018. O craque vem atuando dentro de campo como um zagueiro, defensor central, com sua camisa Nº 15.
Clement Lenglet possui 1,86m de altura, pesa aproximadamente 81 kg e é um jogador canhoto.
Lenglet, além de representar muito bem o seu clube atual, o Barcelona, também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da França, desde 2010, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-16.
O craque francês nasceu no dia 17 de junho de 1995, na cidade de Beauvais, ao norte da França, a uma distância de aproximadamente 78 km de Paris, em uma família de classe média. O seu pai, Sebastien Lenglet, também já havia sido um jogador de futebol amador e incutiu em sua família o amor pelo futebol, principalmente pelo Paris Saint Germain.
O craque se lembra com carinho dos momentos bons que usufruiu com seu pai, quando frequentavam juntos o Camp Des Loges, o campo de treinamento do PSG. Ali Clement chegou a ver os ídolos Ronaldinho, Pauleta e outros craques internacionais, que entraram para a história do esporte.
Clement Lenglet tem um irmão mais novo que ele, Corentin Lenglet, que é jogador profissional, lateral esquerdo do clube francês CS Chaumontois.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.
A experiência de Lenglet junto ao futebol internacional, com detalhes mais recentes sobre sua trajetória, começou no ano de 2019, mais precisamente no dia 21 de maio, quando o craque foi convocado para a equipe principal da seleção francesa para disputar um jogo amistoso contra a Bolívia.
O rígido treinador Didier Claude Deschamps havia escolhido “a dedo” alguns craques, e Lenglet foi um deles.
Além daquele enfrentamento com a Bolívia, houveram também mais 2 jogos de qualificação para a Euro 2020, contra as seleções de Andorra e Turquia, que deveriam ser jogados durante a 1ª quinzena de 2019.
Clement realizou sua estreia naquela disputa contra Andorra no dia 11 de junho, fora de casa, onde a França venceu o rival por 4x0. O primeiro gol do craque aconteceu em um jogo reverso, no dia 10 de setembro, quando a França novamente venceu por 3x0.
Para disputar as finais da Euro 2020, Lenglet também marcou presença na equipe e por orientação de Deschamps, o craque participou nos últimos 16 jogos.
Em um jogo contra a Suíça, o treinador precisou fazer uma experiência nova dentro de campo, criando uma formação não testada de 3-5-2, em razão de que alguns jogadores, laterais, como Lucas Digne e Lucas Hernandez, haviam sofrido lesões, que desfalcaram o grupo.
A equipe francesa acabou se dando muito bem, e o jogo da final contra a Suíça, que havia empatado em 3x3, acabou seguindo para os pênaltis. Porém na última cobrança, a França acabou sendo derrotada por apenas 1 gol de diferença, finalizado em 5x4, ao Mbappe errar seu último pênalti.
PRINCIPAIS CLUBES.
MONT CHEVREUIL FC - (futebol amador)
Clement sempre foi vidrado em futebol. Com 5 anos de idade, o garoto foi matriculado por seu pai em um clube amador local, perto de casa, o Mont Chevreuil FC, onde começou a treinar nas equipes juvenis do clube, de 2001 até 2007.
UNION SPORTIVE CHANTILLY - (futebol amador)
Posteriormente, de 2007 até 2010, passou a jogar pelo Union Sportive Chantilly, da 5ª divisão francesa, onde começou a jogar pelas categorias de base do clube, sempre se destacando entre os jogadores da equipe.
Clement Lenglet de Nancy aparece abatido no final do jogo durante a partida da Ligue 1 entre AS Nancy-Lorraine e OGC Nice no Stade Marcel Picot em 25 de setembro de 2016 em Nancy, França.
NANCY LORRAINE - (futebol profissional)
Depois de passar um tempo treinando pelo clube francês Nancy Lorraine, no dia 27 de setembro de 2013, o craque finalmente ingressou no futebol profissional, na equipe do time reserva do Nancy B, pela Liga 2.
A sua estreia se deu em uma disputa que acabou em 0x0, contra o AC Arles Avignon, jogando em casa, quando entrou em campo aos 32 minutos de jogo.
Lenglet participou em 34 jogos durante a temporada de 2015/2016, e conseguiu conquistar o título da 2ª divisão. E o craque marcou seu primeiro gol pelo clube Nancy B, no dia 29 de janeiro de 2016, contra o Clermont Foot 63, em um resultado final de 3x1, com vitória para o Nancy.
No dia 25 de abril de 2016, Clement Lenglet garantiu o único gol da partida travada contra o Sochaux Montbéliard, disputado no Stade Marcel Picot. Depois daquela vitória, o clube Nancy foi promovido para a Liga 1, após permanecer 3 anos na 2ª divisão.
SEVILLA FC -
Depois de se dedicar por 6 anos junto ao clube francês Nancy, o craque se mudou para a Espanha, onde passou a fazer parte do Sevilla, da La Liga. No dia 4 de janeiro de 2017, Lenglet assinou um contrato com uma taxa de € 5 milhões, válido até 2021.
O craque realizou sua estreia pelo time no dia 12 de janeiro em um confronto contra o Real Madrid, durante a Copa Del Rey de 2016/2017, pelas oitavas de final. Aquele jogo terminou empatado em 3x3.
Poucos dias depois, no di 15 de janeiro, Lenglet fez sua estreia também pela Liga, enfrentando o mesmo adversário, em um jogo realizado no estádio Ramon Sanchez Pizjuan, onde obtiveram a vitória por 2x1 sobre o Real Madrid, e finalizando uma sequência de invencibilidade do rival, totalizando 40 vitórias, em todas as competições.
Lenglet disputou um total de 17 partidas pela Liga, durante a 2ª metade da temporada.
E no dia 19 de agosto de 2017, o primeiro gol do craque foi marcado a favor do Sevilla, e contra o clube RCD Espanyol, que terminou empatado em 1x1, naquele jogo que foi o primeiro do início da temporada.
BARCELONA -
No dia 12 de julho de 2018, o craque se juntou ao Barcelona em uma negociação que envolveu € 35 milhões de Euros, após o clube ter acionado a cláusula contratual do Sevilla.
Ironicamente, sua estreia no Barça foi em uma disputa contra o Sevilla, onde Lenglet jogou todos os 90 minutos e contribuiu muito para uma vitória suada de 2x1, durante a Supercopa da Espanha em 2018.
Em outra ocasião, o craque francês garantiu seu gol durante a Copa Del Rey, em um enfrentamento contra o Cultural Leonesa, que perdeu por 1x0.
E durante um jogo no estádio Camp Nou, no enfrentamento contra o Real Sociedad, Lenglet garantiu seu primeiro gol a favor do Barça. No dia 19 de outubro de 2019, Clement gerou uma bela assistência para seu colega Antoine Griezmann, que aproveitou para realizar um gol, em uma vitória de 3x0 contra o clube Desportivo Eibar.
E durante os jogos da Liga dos Campeões, em uma disputa realizada no dia 8 de agosto de 2020, contra o Nápoli, numa partida de volta pelas oitavas de final, Lenglet marcou seu primeiro gol pela Liga, e o Barça venceu o rival por 3x1, jogando em casa.