O atleta argentino Emiliano Buendía Stati, carinhosamente chamado de Emi Buendía, é um jogador de futebol profissional que atualmente joga pelo clube inglês da Premier League, o Aston Villa, desde 2.021, com a camisa Nº 10. O craque atua como um meio campista, tem 1,71m de altura, pesa aproximadamente 72 kg, e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca clube Aston Villa.

Além de representar o seu time inglês, Emi Buendía também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Espanha, quando iniciou seus jogos mundiais em 2014, pela modalidade SUB-19, e também posteriormente foi convocado para defender a seleção da Argentina SUB-20, no ano de 2015.

E no ano de 2022, foi convocado para integrar a equipe principal da seleção da Argentina.

Emiliano Buendía Stati nasceu no dia 25 de dezembro de 1996, em Mar Del Plata, província de Buenos Aires, Argentina.

Um dos maiores desafios no início da carreira de Buendía foi a sua altura. Ele era um menino de baixa estatura e precisou se dedicar muito para se destacar e revelar todo o seu potencial dentro de campo.

PRIMEIROS CLUBES.

CADETES DE SAN MARTIN -

No ano de 2006, Emi, que já era louco pelo esporte, acabou ingressando em uma associação esportiva de futebol amador, em sua cidade, com 10 anos de idade. Foi ali naquela Associação Cadetes de San Martin que Emi iniciou seus primeiros treinamentos pela modalidade juvenil de futebol, e pertenceu aos Cadetes até 2009.

(life bogger.com) Emi Buendía em 4 diferentes épocas de sua vida.

REAL MADRID JUVENIL -

Pouco tempo depois, perto do final de 2009, Emi Buendía passou a treinar pelo clube espanhol Real Madrid SUB-19 com 13 anos de idade, na equipe juvenil. Sua dedicação e seu amor pelo futebol chamavam a atenção de seus treinadores, porém a sua pequena estatura em relação aos outros garotos da sua idade acabava sendo um problema dentro de campo.

O seu desenvolvimento físico acabou sendo muito vagaroso durante aquele ano. A equipe técnica do clube achou que o pequeno craque argentino não conseguiria obter uma excelente performance, no período de tempo que eles desejavam. Dessa forma, o jovem atleta foi dispensado do Real Madrid, em 2010.

GETAFE CLUBE DE FUTEBOL -

Depois da saída de Buendía do Real Madrid, ele teve uma surpresa. O clube espanhol da La Liga, Getafe CF, havia prestado atenção no estilo de jogo do garoto Emi, e convidou o jogador para ingressar em seu clube. No ano de 2010, Emi Buendía passou a treinar com a equipe em suas categorias de base, no futebol amador, e o craque permaneceu lá até 2014.

No dia 30 de março de 2014, o jogador realizou sua estreia como um atleta profissional, porém na equipe reserva do Getafe CF, em uma disputa contra o Clube Desportivo Puerta Bonita que acabou derrotado por 2x1, durante o campeonato da 2ª divisão.

Pouco depois, no dia 13 de abril, Buendía garantiu seu 1º gol em uma bela vitória contra o Peña Sport FC, por 2x0. Durante aquela temporada de 2014/2015, o atleta disputou seus jogos ainda com a equipe B, reserva, mas o seu desempenho começou a crescer rapidamente. Em uma disputa contra o rival CF Fuenlabrada, da 2ª divisão, Buendía garantiu 2 gols naquela partida, jogando em casa, e que terminou em 3x0.

Sua equipe também derrotou, pelo mesmo placar de 3x0, o rival Sociedad Deportiva Eibar, durante a Copa Del Rey que aconteceu na casa do Getafe, o Estádio Coliseum Alfonso Pérez.

No dia 5 de julho de 2016, o jogador assinou um novo contrato válido por 5 anos, com o Getafe CF.

Emi Buendía de Norwich City durante a partida do Sky Bet Championship entre Norwich City e Rotherham United em Carrow Road em 20 de fevereiro de 2021 em Norwich, Inglaterra.

(Foto de Stephen Pond/Getty Images)

NORWICH CITY -

Com seu desempenho excelente dentro de campo, Buendía acabou sendo contratado pelo clube inglês Norwich City, da EFL Championship.

No dia 8 de junho de 2018, o atleta assinou um contrato oficial válido por 4 anos. Durante um jogo disputado contra o Brentford FC, no dia 27 de outubro de 2018, Buendía marcou seu 1º gol na vitória contra o rival, que terminou em 1x0.

Durante aquela fase de jogos, Emi acabou se tornando um dos principais atacantes dentro da equipe, e um dos mais criativos também, quando atingiu um total de mais de 7 gols realizados pela Liga EFL Championship.

Graças ao seu ótimo desempenho, o clube Norwich City acabou sendo promovido para a Premier League e ainda conquistou naquele ano, o título de grande vitorioso naquele campeonato, pela Liga EFL.

No dia 8 de julho de 2019, Buendía assinou um contrato novo válido por 5 anos, para permanecer junto ao clube Norwich até 2024.

Durante o mês de dezembro de 2019, o jogador bateu um recorde, de acordo com os registros da Premier League. Emi conseguiu realizar durante aquele mês, 29 assistências dentro de campo, sendo que a maioria delas se transformou em gols.

Esse número de passes, desde que as estatísticas na Premier League começaram a ser registradas em 2003, foi o maior número de chances de gol criadas por um jogador no período de 30 dias.

O primeiro gol de Emi pela Premier League aconteceu no dia 7 de julho de 2020, em uma disputa contra os ingleses do Watford FC, que acabou sendo vitorioso naquele dia por 2x1.

Emi Buendía defendendo a Argentina pela Copa do Mundo SUB-20, contra a Áustria, 5 de junho de 2015. (Fonte: Hagen Hopkins/Getty Images AsiaPac)

Depois da derrota pelo Watford, o clube Norwich também acabou sendo derrotado pelo West Ham, na próxima partida, o que levou o clube de Buendía a ser rebaixado novamente para a 2ª divisão, depois de terem experimentado a glória da elite pelo período de 1 temporada.

Porém, quando foi dado o início à temporada de 2020/2021, no dia 6 de abril de 2021, em um jogo contra o rival Huddersfield Town, o craque Buendía garantiu 1 gol naquela disputa e ainda gerou mais 3 assistências com grande sucesso, o que levou a uma goleada de 7x0 como resultado final.

Assim, depois de uma nova sequência de vitórias no dia 17 de abril daquele ano, o Norwich conseguiu retornar para a Premier League e ainda foi o grande vitorioso no campeonato da Liga EFL da temporada, depois que venceu o Reading FC por 4x1, em seu último jogo da final, no dia 1º de Maio.

No final daquela temporada, Emiliano Buendía havia marcado 15 gols pela Liga EFL e ainda havia gerado mais 16 assistências. Com esses números, o craque levou a premiação de melhor jogador da temporada naquele campeonato.  

ASTON VILLA FC -

No dia 7 de junho de 2021, depois de muitos rumores, o Aston Villa, da Premier League, finalmente revelou o fechamento da compra do jogador, por valores não divulgados ao público, mas que os comentaristas da Sky Sports arriscaram lançar palpites sobre valores próximos a 38 milhões de Libras, pelo jogador.

Posteriormente o valor foi confirmado pelo clube, o que bateu um recorde de maior valor e a mais cara negociação de um atleta feita pelo Aston Villa.

O jogador fez a sua estreia junto ao clube no dia 14 de agosto de 2021 em uma partida contra o Watford, que se saiu melhor naquele dia, e venceu o Aston por 3x2. E no dia 28 de agosto, Emi marcou seu primeiro gol pelo novo clube, empatando o jogo contra o Brentford, em 1x1, pela Premier League.  

JOGOS INTERNACIONAIS.

No dia 1º de fevereiro de 2022, o craque realizou sua estreia pela equipe principal da seleção Argentina, em uma vitória contra a Colômbia derrotada por 1x0.

Compartilhe esse conteudo