O Hebar Pazardzhik é um time da cidade de Pazardzhik, no sul da Bulgária. É uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 72 mil habitantes, então o clube faz muito sucesso, principalmente porque passou muito tempo disputando a quarta e terceira divisões, longe do mapa do futebol do país.

Na temporada 2018-19, os corvos venceram a terceira liga e assim conquistou o direito a participar da Segunda Liga do sistema de futebol búlgaro. Foi uma campanha memorável, em que o time marcou 90 pontos, fazendo com que o time estivesse preparado para a disputa da divisão de acesso.

Escudo Hebar Pazardzhik - créditos da imagem: sportcdns

A torcida é uma das mais apaixonadas do país. Durante um longo período eles apoiaram o time por toda a Bulgária, tanto em tempos de glória, quando disputava a Primeira Liga, quanto nos momentos difíceis, em que disputava a Liga Regional.

Últimas temporadas do Hebar Pazardzhik

Com sérios problemas financeiros, o Hebar deixou de existir em 2012, após uma péssima temporada que culminou com o rebaixamento para o Grupo V, que disputa apenas competições regionais.

Os esforços da comunidade local que queria ver novamente o time do coração atuando foram determinantes para sua reestruturação em 2016. No mesmo ano, foi formado um time competitivo, que conseguiu a vaga para a quarta divisão.

Na temporada 2017-18, o Hebar terminou em segundo lugar, a 8 pontos do campeão, o CSKA 1948. Durante o campeonato, as duas equipes lutaram bastante e revezaram no topo, mas os corvos terminaram em segundo no final.

Na temporada 2018-19, o time liderou a Terceirona por quase todo campeonato. Na ocasião, o técnico Nikolay Mitov conseguiu montar uma equipe forte, que sagrou-se campeão da Terceira Liga do Sudoeste e foram promovidos de volta à Segunda Liga.

Na temporada 2019-20 fez uma boa campanha, sem sustos e terminou a competição na sexta colocação com 33 pontos. O time havia se estabilizado e ganhado mais torcedores na província de Pazardzhik.

Na temporada 2020-21, terminou novamente na sexta colocação, mas desta vez com 48 pontos, 8 atrás do terceiro lugar, o Septemvri Sofia, que acabou ganhando a vaga para a elite nos playoffs.

Elenco

A promoção na temporada anterior ficou por poucos detalhes. Por isso, a diretoria fez contratações pontuais para o time ser mais competitivo e conseguir o tão esperado acesso. Foram 11 contratações, das quais destacam-se o centroavante Ivaylo Mihaylov, 21, e o ponta direita Emanuil Manev, 29.

Trata-se de um plantel jovem, com média etária de 24 anos. São 25 jogadores à disposição do técnico Nikolay Mitov, que está no cargo desde 2018. Ele escala um time ofensivo, em um 4 - 3 - 3 que não deixa espaços, com meias bem atuantes no ataque.

O time titular vai a campo com o goleiro Ivaylo Vasilev, 31, os zagueiros Radoslav Terziev, 27, e Tomislav Papazov, 21. Na lateral esquerda Georgi Tartov, 23, e na lateral esquerda o capitão Tsvetelin Tonev, 30.

Elenco Hebar Pazardzhik - créditos da imagem: pzdns.com

No meio de campo, o volante Ivaylo Naydenov, 21, o meia central Emanuil Manev, 23, e o meia ofensivo Stoyan Sotirov, 27. No ataque, o ponta esquerda e único estrangeiro do clube James, 19, o ponta direita Oktay Hamdiev, 21, e o centroavante Ivaylo Mihaylov, 21.

História

As primeiras competições de futebol em Pazardzhik estão associadas ao nome do professor Dimitar Tsonev por volta de 1916. No entanto a contribuição mais significativa para a promoção do esporte na província é Georgi Serbezov. Graduado do Colégio Francês de Constantinopla, o professor foi homenageado com o nome do estádio local.

As bases que deram origem ao Hebar foram fundadas em 1918 cob a alcunha de "Hristo Botev", mais tarde renomeado para Associação de Esportes e Turismo Estudantil "Hristo Botev". Era formado por jovens entusiastas do esporte, que logo competiam em torneios regionais.

As reuniões eram feitas em um grande casarão que mais tarde se tornou uma escola de ensino primário e secundário. Georgi Serbezov foi eleito seu primeiro presidente da associação. O escudo do novo time era vermelho e branco, com um coração no meio e a letra “B”.

As primeiras partidas foram disputadas contra estudantes locais e equipes da cidade. Pouco depois, o time ganhou status e jogou sua primeira partida oficial contra o Levski (Plovdiv) em 25 de maio de 1919.

Somente em 1921 foram organizados os primeiros jogos oficiais do campeonato de futebol da cidade. Na ocasião, o Hristo Botev e o Levski se destacaram e dois anos depois foram incluídos na Liga Esportiva do Sul da Bulgária, equivalente à terceira divisão.

O clube mudou de nome algumas vezes durante sua história. Em 1959 passou a se chamar Botev Pazardzhik e começou a ter grande sucesso nas competições nacionais. Isso fez com que o estádio da cidade tivesse que ser reconstruído para aumentar sua capacidade.

Jogo do Hebar Pazardzhik - créditos da imagem: m-tv.imgix

Em 1966, o clube entrou no grupo "B" e o sucesso aumentou. Mais pessoas lotavam o estádio para ver os Corvos. Em 1970, em assembleia geral do clube, foi decidido que ele seria renomeado de Botev para Maritsa, nome do rio que corta a cidade. O nome durou apenas três anos até 1973, quando passou a se chamar Georgi Benkovski Pazardzhik.

O nome atual só foi dado ao clube em 1979, quando novamente a assembleia geral decidiu alterar a alcunha para Hebar Pazardzhik, que continuou até a fusão com o Fc Iskar, em 2000. Depois disso passou a se chamar Hebar-Iskar.

Em 2012, por problemas financeiros, abandonou as competições em que participava e foi descontinuado. Em 2016, o clube foi reconstruído sob o nome de Hebar 1918 e unido com o FC Chiko (Byaga). Pouco depois passou a ser chamado de Hebar Pazardzhik.

O clube, em toda sua história, coleciona algumas honrarias, são elas:

Primeira Liga: 9º lugar em 2000-01;

Segunda Liga: campeões em 1988–89 e 1990-91.

Terceira Liga: campeões em 1986–87 e 2018–19.

Campeonato Estadual da Bulgária: quartas de final em 1926 e 1935

Copa da Bulgária: quartas de final em 1974–1975, 1988-1989 e 2004–2005.

Estádio

O Hebar leva seus jogos em casa para o Stadion Georgi Benkovski, uma arena multiuso, usada principalmente para o futebol. Antes chamava-se Septemvri e teve que ser reconstruído com urgência na década de 1950, quando o Hebar esteve um longo período na Primeira Liga.

Estádio Stadion Georgi Benkovsk - créditos da imagem: Hebar Pazardzhik

Com a reconstrução sua capacidade passou de 10 mil para 15 mil pessoas. O estádio foi palco para os playoffs de 1988-89. Na ocasião, o estádio estava lotado de torcedores com as bandeiras do clube e viram o time vencer por 3 a 1 e conseguir a vaga para o Grupo A (antiga Primeira Liga).

Na primeira partida na elite, outro recorde de público, que só seria superado na rodada contra o CSKA Sofia. Foram 22 mil pessoas na arena, que juntas fizeram a maior festa que a cidade de Pazardzhik já viu por uma equipe de futebol.

Compartilhe esse conteudo