O jogador de futebol profissional, Alessio Cragno é um goleiro italiano, nascido na comunidade de Fiesole, na cidade de Florença, região da Toscana. O atleta joga atualmente pela série A, no clube italiano Cagliari, e assinou contrato até final de 2024. O goleiro usa a camisa Nº 28. Tem 1,86m de altura e pesa 78 Kg, e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca Cagliari Calcio FC.

Cragno nasceu no dia 28 de junho de 1994, e é um goleiro de grande sucesso, tendo uma grande participação também em campeonatos internacionais, onde defende a seleção da Itália.  

PRIMEIROS CLUBES.

BRESCIA CALCIO FC -

O goleiro Cragno começou seus treinamentos no clube italiano Brescia Calcio FC, com cerca de 15 anos, recebendo orientações técnicas e participando em jogos pela modalidade juvenil de futebol.

Depois de receber treinamentos especializados dentro do clube Bréscia, no dia 25 de setembro de 2012, já com 18 anos, o atleta Alessio realizou a sua estreia oficial como um goleiro titular da equipe. Seu jogo de estreia foi contra o clube italiano Modena FC 2018, em uma disputa pela série B. A equipe do Bréscia venceu o rival por 2x1, com 2 gols sendo feitos pelo atacante Andrea Caracciolo.

Naquela época os goleiros Stefano Russo e Michele Arcari também faziam parte do time. Porém o jovem Alessio naquele dia, foi convocado para mostrar seus talentos, e ele brilhou em campo.

Um outro goleiro do Bréscia, o italiano Nicola Leali, havia sido negociado para o clube Juventus. Assim, depois de se destacar bastante em suas defesas no gol, Alessio passou a ser o goleiro titular da equipe após a temporada de 2012/2013, e assinou um contrato com o Bréscia para permanecer no time como um goleiro, até junho de 2016.

CAGLIARI CALCIO -

Porém, bem antes de 2016, Alessio já vinha sendo sondado por clubes e por olheiros que perceberam logo seu potencial. Foi assim que, no mês de julho de 2014, o jogador acabou assinando um contrato válido por 4 anos para integrar a equipe do Clube Cagliari, da série A. O valor da sua transação foi uma taxa de 1 milhão de Euros.

Alessio disputou sua primeira partida na defesa do clube Cagliari, em 21 de setembro de 2014, em um jogo contra o clube Associação Esportiva Roma, onde foram derrotados pelo rival em 2x0.

Alessio Cragno do Cagliari Calcio em ação durante a partida da série A entre Benevento Calcio e Cagliari Calcio no Estádio Ciro Vigorito em 18 de março de 2018 em Benevento, Itália. (Foto de Francesco Pecoraro/Getty Images)

SS VIRTUS LANCIANO - (empréstimo).

Depois de uma fase excepcional repleta de grandes defesas, o jogador foi emprestado para o clube Lanciano, da série B, que vinha enfrentando grandes dificuldades para se manter na série B e sair da zona de rebaixamento.

Porém, mesmo com a boa atuação de Alessio, o Lanciano foi rebaixado para a Lega Pro, ou série C, do futebol italiano, depois de ser derrotado nos pênaltis pelo rival Unione Salernitana Sportiva.

Mas mesmo com essa situação adversa, Alessio desenvolveu um bom trabalho na defesa junto ao clube Lanciano, e por isso, no dia 9 de junho de 2016, um novo contrato de trabalho foi ofertado pelo time de Alessio, Cagliari, por mais 4 anos.

Gabriele Zappa (Cagliari) - Alessio Cragno (Cagliari) durante a partida de futebol Série A UC Sampdoria x Cagliari Calcio em 06 de janeiro de 2022 no estádio Luigi Ferraris em Gênova, Itália.

(Foto de Danilo Vigo/LiveMedia/NurPhoto via Getty Images)

BENEVENTO CALCIO FC - (empréstimo).

Depois de contribuir bastante para o sucesso do clube Virtus Lanciano, durante o final de 2016, Alessio passou por um novo empréstimo e migrou para o clube Benevento, dessa vez com uma opção de compra para o novo clube.

Ali o goleiro Cragno realizou um belo trabalho em uma temporada de grandes conquistas. O time italiano Benevento, que havia ingressado há pouco tempo na série B, passou a ser promovido para a série A, depois que Alessio Cragno enfrentou playoffs diante de alguns oponentes, e conseguiu realizar grandes defesas em seu gol.

O clube conseguiu se manter firme jogando pela série A, até a temporada de 2020/2021.

No ano de 2017, Alessio retornou para seu clube, o Cagliari.

CAGLIARI CALCIO -

Durante a temporada de 2017/2018, o clube Cagliari convocou novamente seu goleiro Alessio para retornar à equipe. Naquela fase, Alessio Cragno chegou a disputar 29 partidas pela série A e também marcou presença na Copa da Itália, sem levar nenhum gol, em 7 jogos.

As conquistas de Alessio Cragno continuaram depois da temporada de 2018/2019. Naquela fase de jogos o goleiro se destacou muito e foi reconhecido pela Liga Italiana como um dos melhores goleiros da década.

Alessio Cragno (Cagliari Calcio) durante a partida de futebol Empoli FC x Cagliari Calcio em 13 de fevereiro de 2022 no estádio Carlo Castellani em Empoli, Itália (Foto de Lisa Guglielmi/LiveMedia/NurPhoto via Getty Images).

Ele conquistou o prêmio Apport, sendo considerado o melhor goleiro pela série A.

O prêmio Apport envolve a escolha e a premiação dos melhores jogadores, que são escolhidos “a dedo” por críticos, comentaristas e Associações esportivas.

Cragno não apenas levou essa premiação, mas também foi incluído, pelo site WHOScored, no TOP 11 da região da Europa, naquela época, passando a fazer parte do rol de goleiros realizadores das defesas mais fantásticas já vistas.

Com a quantidade de empresários do futebol tentando comprar Alessio Cragno, o seu clube Cagliari não perdeu tempo e ofereceu ao atleta um novo contrato com extensão até 2024, que foi assinado pelo jogador.

Em um jogo amistoso contra o time turco Fenerbahçe Spor Kulubu, que ocorreu na cidade de Istambul, na Turquia, o goleiro Alessio acabou sofrendo uma lesão grave em seu ombro direito, em decorrência de uma defesa.

O goleiro foi atendido imediatamente dentro dos gramados e posteriormente foi diagnosticado a necessidade de uma cirurgia de ombro, que o atleta recebeu no dia 7 de setembro de 2019.

Depois de uns 30 dias em recuperação, o atleta voltou para se recuperar na base do seu time, e para continuar seus procedimentos médicos.

No dia 26 de janeiro de 2020, Alessio pôde retornar aos jogos e em seu primeiro jogo pós cirurgia, enfrentou o Inter, finalizando a partida com empate de 1x1.    

JOGOS INTERNACIONAIS.

O goleiro Alessio despertou rapidamente a atenção de empresários e treinadores importantes, ao longo da sua carreira. Mas na verdade, ele começou a sua participação em torneios internacionais muito antes de ficar mundialmente famoso. Alessio realizou a sua estreia com a seleção italiana, pela modalidade SUB-21, com apenas 20 anos de idade.

Naquele jogo amistoso do dia 4 de junho de 2014, contra a seleção Montenegro, Alessio foi o goleiro principal em substituição ao titular, da época, Francesco Bardi, e ele defendeu todas as bolas lançadas pela seleção rival, que foi derrotada por 4x0.

Anos depois, no mês de junho de 2017, Alessio foi convocado, pelo lendário treinador Luigi Di Biagio, para jogar pela seleção Italiana SUB-21, nos jogos do Campeonato da Europa de 2017.

Posteriormente, em 2018, o atleta recebeu a sua maior convocação de todas, que foi o chamado do treinador Roberto Mancini, para Alessio integrar a equipe da seleção principal da Itália, a fim de disputar os jogos da abertura da Liga das Nações da UEFA.

E durante o ano de 2020, no dia 7 de outubro, Alessio realizou a sua 1ª participação em um jogo internacional pela seleção da Itália, quando disputou um jogo amistoso contra a seleção da Moldávia. Naquele jogo, Alessio substituiu o lendário goleiro Salvatore Sirigu, e garantiu uma estrondosa vitória em casa, sem levar nenhum gol, e finalizando a partida em 6x0.

Compartilhe esse conteudo