O atleta francês Houssem Aouar é um jogador de futebol profissional que está contratado pelo clube francês Olympique Lyonnais, da Liga 1, desde 2016, e usa a sua camisa de Nº 8.

(en.wikipedia.org) Logomarca Olympique Lyonnais.

O jogador atua dentro de campo como um meio campista, e ele tem 1,75m de altura, pesa aproximadamente 70 kg e é um jogador destro.

Houssem, além de representar muito bem o seu clube francês, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a sua seleção da França, desde 2014, quando começou a disputar jogos mundiais pela equipe SUB-17.

Houssem Aouar nasceu no dia 30 de junho de 1998, na cidade de Lyon, na França.

O Craque francês é descendente de Argelinos, e de acordo com seus comentários nas redes sociais, seus maiores ídolos são Juninho e Zinedine Zidane, como sendo os seus jogadores excepcionais preferidos.

PERFIL DE JOGO.

O jogador Houssem é muito conhecido por ser um jogador inteligente, calmo e com grandes habilidades técnicas. Atuando como um meia atacante, o craque se mostra extremamente à vontade jogando com a equipe, e se mantém demonstrando grande facilidade para atuar em diversos setores no meio de campo.

Sua frieza em situações de grande pressão ajuda muito o atleta a reagir rapidamente em jogadas repentinas que exigem raciocínio rápido e lógico.

Houssem Aouar também possui uma boa visão de jogo, e apesar de sua baixa estatura, 1,75m de altura, mesmo assim tem uma boa performance em corridas e arrancadas, e alta precisão também ao realizar cruzamentos com bolas altas.

 CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

De acordo com seus ancestrais familiares, o jogador Houssem poderia escolher defender a seleção da Argélia, se ele assim desejasse. Porém, em anos anteriores, ele havia começado a representar a seleção da França, pelos times juvenis franceses, quando participou nas modalidades SUB 17 e SUB-21.

Durante o ano de 2018, o jogador teve uma conversa bem longa com seu colega, o ex-atacante do Lyonnais e que agora está atuando pelo Real Madrid ainda como atacante, o craque Karim Mostafa Benzema, e Houssem se mostrou propenso a talvez decidir defender a Argélia futuramente.

No ano de 2019, até mesmo o treinador da Argélia, Djamel Belmadi, chegou a confirmar em redes sociais que visitaria sim, Houssem Aouar, para apresentar ao craque os projetos do Desert Foxes relacionados com a África, e sobre a grande repercussão mundial e a ajuda que Houssem daria a todo o continente africano, se concordasse em disputar jogos pela Copa das Nações Africanas.

Porém como sabemos, até hoje o craque ainda não decidiu fazer a mudança, e continua firme defendendo a França, com determinação e alta performance dentro de campo.

(ol.fr/pt/br) Houssem Aouar, a direita, e Maxence Caqueret depois da disputa contra Holanda x França, pela equipe SUB-21, em 2021.

PRIMEIROS CLUBES.

Houssem adorava jogar bola com seus colegas de rua.

Nascido em uma família humilde de classe média, Houssem adorava reunir seus amigos, na região de Auvergne Rhone Alpes, lugar onde cresceu e se criou.

Ali, o craque relembrou depois de anos, que o futebol mantinha forte uma amizade muito sincera e sem nenhum tipo de preconceito social ou racial, entre seus vizinhos e colegas de jogo. O jogador descreveu seu tempo de criança como uma época muito saudável e feliz.

(Foto de Franck Fife/Piscina via Getty Images) (bitterandblue.sb nation.com) Houssem Aouar depois de uma sessão intensa de treinamentos junto ao clube Lyon, em 2020.

AC VILLEURBANNE -

Durante os primeiros anos da juventude de Houssem, com cerca de 8 anos, no ano de 2006, ele ingressou em uma associação esportiva local, perto de sua casa, o clube de futebol AC Villeurbanne, e ali começou a receber treinamentos técnicos para o futebol amador. O pequeno craque começou a jogar bola na modalidade juvenil, ali no clube, e permaneceu com aquele time até 2009.

OLYMPIQUE LYONNAIS ACADEMY - (futebol amador)

Naquele mesmo ano, em 2009, Houssem Aouar passou a frequentar o clube francês Lyon, com quase 12 anos de idade, mas ainda treinando na modalidade juvenil do clube. Aquela equipe lançou a base para que o grande atleta mirim pudesse se desenvolver bem, e aperfeiçoar suas técnicas de jogo.

Houssem permaneceu junto ao clube Lyon, se dedicando ao máximo do seu esforço, e com o tempo foi sendo promovido, e passou a jogar depois pelas categorias de base, no futebol amador, até o ano de 2016.

(topmercato.com) Houssem Aouar disputando contra o Tottenham em um duelo realizado em 21/08/2021.

OLYMPIQUE LYONNAIS - (futebol profissional)

Foi então que no mês de julho de 2016, Houssem passou a assinar um contrato válido por 3 anos, como jogador profissional, junto ao Lyon.

Depois de ainda permanecer por mais um tempo sendo bem preparado para enfrentar os grandes craques dentro de campo, jogando pela equipe reserva do clube, Houssem finalmente conseguiu realizar sua estreia pelo time principal da casa, no dia 16 de fevereiro de 2017.

Aquela estreia envolveu um jogo contra o AZ Alkmaar durante as oitavas de final da fase eliminatória da UEFA Europa League, onde o craque entrou aos 84 minutos para substituir Sergi Darder. O Lyon saiu vitorioso naquele jogo, que terminou em 4x1.

E o primeiro gol marcado por Houssem aconteceu 7 dias depois em uma partida de volta contra o AZ Alkmaar, com uma nova vitória do Lyon, por 7x1, disputada no famoso Parc Olympique Lyonnais.

O craque também fez a sua estreia na Liga 1, no dia 16 de abril de 2017, atuando como um jogador titular e jogando fora de casa, em uma disputa contra o Sporting Club Bastia. O jogo estava empatado em 0x0, até a metade do 1º tempo.

Porém, no retorno da partida começou a ocorrer um tumulto muito grande, envolvendo principalmente torcedores do Bastia, que estavam jogando em casa, mas que insistiam em fazer provocações e xingamentos.

A confusão envolveu até mesmo alguns jogadores em campo. O tumulto acabou se transformando em algo fora de controle, e por isso, a partida precisou ser cancelada.

Depois de várias análises sobre a situação, os diretores e federações do futebol decidiram dar a vitória daquele jogo para o Lyon, cerca de 3 semanas após o confronto.

Apesar daquela experiência assustadora, o craque foi indicado à premiação Golden Boy no mês de julho de 2018.

SELEÇÃO DA FRANÇA.

Mas depois, em 2019, o dedicado atleta foi recompensado pois se tornou o titular em todo o campeonato EURO SUB-21, defendendo a França, que posteriormente acabou sendo desclassificada pela Espanha durante as semifinais.

Outra recompensa chegou para o craque em 2019, no mês de novembro, quando Houssem foi convocado para a equipe da seleção francesa principal, o qual acabou se esquivando, devido a lesões que afetavam seu rendimento na época.

Posteriormente, no dia 26 de agosto de 2020, o craque foi um dos escolhidos para se preparar para os jogos das Ligas das Nações da UEFA de 2020/2021, que ocorreriam contra a Suécia e depois contra a Croácia, em setembro.

Infelizmente com a pandemia de Covid-19, Houssem também testou positivo para a doença, e precisou ficar em quarentena por quase 20 dias, perdendo uma boa parte do treinamento. O craque acabou sendo substituído por Nabil Fekir.

Depois de curado, no dia 7 de outubro de 2020, o craque voltou com força total para disputar um amistoso contra a Ucrânia.

NOTÍCIAS RECENTES.

Houssem Aouar possui um contrato assinado com o Lyon até 2023. O problema é saber se o clube vai suportar a pressão dos diversos rivais europeus, que por anos, vem tentando negociar o jogador. O valor de mercado de Aouar não para de subir.

Na temporada 2021/2022, o craque marcou 6 gols, e gerou 4 assistências em 26 jogos que defendeu.

Compartilhe esse conteudo