Saiba tudo sobre o Detroit Red Wings

Jonnathaz Delmondes
Jonnathaz Delmondes,
6 em minutos de leitura
Saiba tudo sobre o Detroit Red Wings

História


Em 15 de maio de 1926, a NHL concedeu uma franquia de expansão para o grupo Townsend - Sayburn de Detroit que nomeou Charles Hughes como o presidente. O então nomeado Detroit Cougars, adquiriu jogadores da WHL para a composição da equipe.

Apesar dos Cougars terem chegado aos Playoffs da Stanley Cup em 1929, nos anos seguintes seu desempenho foi fraco e logo foram renomeados para Detroit Falcons.

O empresário James E. Norris fez uma terceira oferta à NHL para a compra da franquia e em 1932 teve sucesso. Em homenagem às suas raízes no ciclismo, o presidente escolheu a roda alada na cor vermelha como símbolo do time e então surgiu o Detroit Red Wings.

Norris escolheu Jack Adams como técnico que colocou os Wings nos Playoffs de 1932/33. Venceram o Montreal Maroons mas perderam para o New York Rangers nas semifinais.

Pela primeira vez, os Wings chegaram às finais da Stanley Cup em 1934. John Sorrell marcou 21 gols em 47 jogos ao lado de Larry Aurie que foi o maior pontuador da equipe, mas o Chicago Blackhawks foi o vencedor. Nas duas temporadas seguintes os Wings conquistaram a Stanley Cup, em 1936 contra o Toronto Maple Leafs e em 1937 contra o New York Rangers.

Na década de 40, os Wings chegaram às finais da Copa em 3 anos consecutivos. Em 1941 quem levou a melhor foram os Bruins, em 1942 os Wings tinham vantagem de 3 jogos, mas sofreram a virada para os Leafs.

Em 1943, Mud Bruneteau e Syd Howe foram as estrelas que contribuíram para que os Wings conquistassem seu 3° título da Stanley Cup contra o Boston Bruins. Ainda nos anos 40 os Wings participaram de todos os Playoffs e mais 3 finais da Copa.

blog photos
Clarence Campbell entregando a Stanley Cup a Sid Abel em 1943. Créditos: https://hockeygods.com/images/15334-Detroit_Red_Wings_Sid_Abel_accepts_the_1943_Stanley_Cup_from_Clarence_Campbell ‌ ‌

Leo Reise Jr. salvou os Wings com um gol na prorrogação das semifinais da Stanley Cup de 1950. Os Leafs eram os favoritos à taça que seria seu 4° título consecutivo. Os Wings avançaram às finais e numa série de 7 jogos, Pete Babando marcou o gol que trouxe o 4° título da Copa na prorrogação contra os Rangers.

Os Wings foram praticamente imbatíveis na década de 50. Nas semifinais de 51 foram vencidos pelos Canadiens mas em 1952 tiveram a sua revanche.

Nas semifinais venceram os Leafs e nas finais varreram os Canadiens vencendo os 4 jogos da série e assim conquistaram seu 5° título da Stanley Cup. Abel, Lindsay e Howe contribuíram para que os Wings ficassem 17 anos invicto nos Playoffs.

Com a morte de James E. Norris em 1952, sua filha Marguerite se tornou a primeira mulher a comandar uma franquia da NHL.

Um bicampeonato ficou marcado na história dos Wings em 1954 e 1955 contra seu maior rival na época, os Canadiens. Ambas as finais foram decididas em uma série de 7 jogos.

O gol mais estranho e decisivo da final de 55 foi um gol contra, marcado pelo zagueiro Doug Harvey dos Canadiens, que tentou controlar o Puck com a mão após a tacada de Tony Leswick dos Wings mas com o desvio, enganou o goleiro Gerry McNeil. Os Wings encerraram uma sequência de 7 títulos da temporada regular em 1954/55, sendo mais um recorde na NHL.

blog photos
Os Wings celebrando o título da Stanley Cup de 1954. Créditos: https://www.nhl.com/news/nhl-stanley-cup-champions-1950-1959/c-287933632 

Durante 21 anos, os Wings não perderam os Playoffs, sucesso que foi quebrado em 1959 e só voltariam entre os anos de 1961 e 1966, onde chegaram às finais 4 vezes, mas não ganharam o título.

Uma era de glórias chegava ao fim em 1967, onde os Wings não conseguiram chegar aos Playoffs pois terminaram a temporada em 5° lugar com 24 pontos, a partir daí iniciou a era “Dead Wings” que perdurou por quase 20 anos.

O treinador Ned Harkness, foi uma grande contribuição para a queda da franquia, seu estilo tático não agradou a equipe experiente e entrosada dos Wings. Outros fatores também foram desagradáveis para os jogadores como padronizar o corte de cabelo, não fazer uso de bebidas alcoólicas e cigarro. Esse período conhecido como “Darkness with Harkness” chegou ao fim após uma renúncia forçada em 1974.

Em fase de reconstrução, os Wings contrataram o novato Steve Yzerman que ao lado de John Ogrodnick, Ivan Boldirev, Ron Duguay e Brad Park, lideraram o time até a chegada aos Playoffs de 1983/84 depois de 6 anos ausentes.

Até o final dos anos 80, os Wings marcaram bons recordes e pontuações nas temporadas regulares e conseguiram disputar algumas vezes os Playoffs. A melhor temporada foi a de 1986/87 quando os Wings chegaram às finais da Conferência contra os eventuais campeões Edmonton Oilers que venceram a série de 5 jogos.

Os anos 90 foram marcados pela renovação do time e várias mudanças na equipe técnica. Jogadores como Sergei Fedorov, Ray Sheppard e Paul Coffey.

Vindos do Draft: Vladimir Konstantinov, Nicklas Lidstrom, Vyacheslav Kozlov, Darren McCarty e Chris Osgood. E como novo técnico Scotty Bowman, que na temporada de 1994/95 levou os Wings às finais da Stanley Cup contra o New Jersey Devils após 29 anos.

blog photos
Os Wings contra os Devils nas finais da Stanley Cup de 1995. Créditos: https://bleacherreport.com/articles/2267483-ranking-the-new-jersey-devils-5-best-players-of-all-time 

Com a chegada de Brendan Shanahan e Larry Murphy, os Wings não deram chances para o Philadelphia Flyers nas finais de 1996/97 após uma seca de 42 anos sem o título da Copa. Na temporada seguinte os Wings conquistaram o bicampeonato da Stanley Cup, mas dessa vez massacraram o Washington Capitals vencendo 4 jogos.

Dentre as novas contratações, o astro Chris Chelios foi um grande reforço para o favorito ao terceiro título, mas os Wings tropeçaram nas semifinais de 1999/00 para o Colorado Avalanche.

Nos anos seguintes, as melhores passagens dos Wings foram nas temporadas de 2001/02 e 2007/08, quando conquistaram a Stanley Cup. Em 2001/02, os Wings tiveram o melhor recorde na temporada e foram os campeões da Conferência Oeste garantindo a disputa das finais contra o Carolina Hurricanes.

Em 2007/8, o goleiro Chris Osgood foi excepcional no último jogo das finais, Henrik Zetterberg marcou o gol da vitória e foi premiado com o Conn Smythe Trophy e assim os Wings conquistaram seu 11° Stanley Cup.

Os Wings venceram o Philadelphia Flyers por 6x3 na 48° rodada da temporada regular de 2021/21 e irão enfrentá-los novamente no próximo jogo em casa. Com um recorde razoável de 21 - 21 - 6 e 48 pontos os Wings estão em 5° colocado na Divisão do Atlântico.

O técnico Jeff Blashill quer manter o mesmo esquema tático ofensivo. Na última entrevista, Blashill disse: "Nem sempre jogamos do jeito que precisamos, foi natural. Fizemos um bom trabalho em pressioná-los e não demos espaço para que eles tomassem o poder do Jogo. ”

Estádio

blog photos
O interior do Little Caesars Arena. Créditos: Coreyfein01

Inaugurada em 5 de setembro de 2017, a Little Caesars Arena é a casa do Detroit Red Wings. O espaço conta com vários restaurantes, lojas e uma praça ao ar livre. O telhado foi construído entre os prédios e a Arena e serve como um saguão que mesmo sem eventos permanece aberto como área de convivência.

A Arena possui 8 andares, foi construída em formato de tigela que em seu exterior é possível exibir projeções de vídeo. Sua capacidade é de 19.515 espectadores e conta com um nível de assento suspenso acima das arquibancadas.

Em 2018, a Arena foi nomeada como a “Instalação Esportiva do Ano” no Sports Business Awards.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura