Um clube extinto na Romênia, que já teve campanhas vitoriosas no cenário local: conheça a história do Unirea Tricolor Bucaresti!

Original do distrito de Obor, o Unirea Tricolor Bucaresti foi uma das grandes equipes do futebol da Romênia no início do século passado. Até a sua extinção, o time manteve as atividades até 1958.

A primeira formação da equipe romena contou com jogadores das universidades da cidade, que teve também ao longo de sua história, a passagem marcante de Costel Radulescu como diretor da equipe.

Estádio de futebol

Descrição gerada automaticamente
Estádio da equipe em dia de jogo. Era comum ver os jogos da equipe como mandante lotados. Foto: Wikimedia

Por curiosidade, Radulescu é um dos responsáveis pela fundação da Liga Nacional da Romênia, e foi treinador da seleção romena de futebol.

Ao longo da história, o time do Unirea se mostrava com um grande potencial em se firmar como uma das maiores equipes do cenário nacional. Vencedor da liga em duas oportunidades, na temporada 1920/21 e 1940/41, o time também levou para casa dois troféus da Copa da Romênia em 1935/36 e 1940/41.

A relação da Segunda Guerra Mundial com a Romênia

Para entendermos um pouco sobre a extinção do time, é necessário avançar um pouco na história, e chegarmos até 1930. Ao longo dessa década, a democracia da Romênia se deteriora, e abre espaço para que adeptos ao fascismo ganhem força no cenário local.

Foto em preto e branco de multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente
Tropas Soviéticas comemoram a invasão da capital da Romênia, Bucareste. Ato foi uma retaliação ao apoio do governo local aos alemães. Foto: Wikimedia

Além disso, o cenário nacional, muito semelhante ao que os nazistas viram quando tomaram o poder na Alemanha, de alto índice de desemprego, inflação alta e a fome começando a aparecer com mais força no cenário nacional, levaram a Romênia à ditadura fascista a partir de 1938.

As negociações que garantiram proteção à Romênia nos primeiros anos da guerra

Aliada às Forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), a Romênia era um grande alvo da União Soviética. Localizada entre Hungria, Ucrânia, Sérvia e Bulgária, os romenos tinham na região da Bessarábia, o principal interesse soviético.

França e Inglaterra tentaram se comprometer a ajudar o país a garantir sua completa independência. Porém, alguns acontecimentos, como a rendição da França (tomada pelos nazistas alemães) e a retirada da Inglaterra da Europa, afastou as alianças com os gigantes europeus.

Com isso, a Romênia, que já demonstrava, entre as décadas de 1930 e 1940, partidos antissemitas, ultranacionalistas e semifascistas, passa a perseguir grupos específicos, como cidadãos judeus, negros e ciganos.

O bombardeio que destruiu o país

Em 1943, a Romênia foi alvo do bombardeio das Forças Aliadas (Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra). Com os campos de petróleos de Ploiesti destruídos, a tendência de aumento da desigualdade social no país, se confirma nos próximos anos.

Além disso, a elevação da taxa de inflação, junto com a revolta que envolvia grande parte da população da Romênia, com os impostos cobrados pela Alemanha, geraram uma indignação geral entre os romenos.

Foto em preto e branco de fábrica

Descrição gerada automaticamente
Um dos alvos do bombardeio dos Aliados, foi a principal indústria de petróleo da Romênia. Foto: Military Review

Nos anos seguintes à guerra, a população de um modo geral, acabou sofrendo com os impactos dos conflitos entre os países europeus. E o futebol local, não foi diferente.

O pós-guerra marca o time do Unirea

Como dito antes, o Unirea era visto, nos anos iniciais das atividades de futebol do clube, como uma das maiores referências dentro do futebol nacional. Com conquistas marcantes, como duas taças da Liga Nacional e duas da Copa Nacional, o time sofre com a mudança de nomes antes de encerrar suas atividades.

A partir de 1948, a equipe romena adota o nome de Dinamo Bucuresti, e permanece até o ano de 1950. Depois, Dinamo Brasov entre 1950 e 1957, até o último nome da equipe, que é o Dinamo Cluj em 1957 e 1958.

Depois da temporada de 1957/58 do futebol romeno, o clube que do Unirea que já vinha com dificuldades em manter os jogadores e as atividades da equipe do esporte nacional, por conta do saldo pós-guerra na Romênia, fecha as portas e seus jogadores são realocados para o Dinamo Bacau.

O Dinamo Bacau recebendo jogadores do Unirea

A solução tomada após a extinção do Tricolor, em realocar seus jogadores em outro time após a temporada 1957/58, melhor a equipe do Dinamo Bacau, e potencializa a equipe que disputava as divisões inferiores do futebol romeno.

O clube fundado no ano de 1950 na cidade de Bacau, tem no currículo o 4º lugar na primeira divisão da Romênia, na temporada de 1972/73, como a sua melhor colocação dentro da elite do futebol nacional.

Na segunda divisão, a história é diferente, e o time do Bacau é campeão em quatro oportunidades, nos anos de 1955, 1967, 1975 e 1995. Além das campanhas que resultaram em três vice-campeonatos ao time nos anos de 1954, 1958 e 1965.

Pela terceira divisão do futebol nacional, a equipe tem mais um título em sua trajetória, sendo campeão recentemente, na temporada 2010/11. Pela Copa da Romênia, a grande campanha ficou por conta do ano de 1991, com o vice-campeonato.

Foto em preto e branco de grupo de pessoas posando para foto de uniforme

Descrição gerada automaticamente
Equipe do Unirea Bucareste foi um grande time da Romênia do início do século passado. Foto: GSP

A equipe que ficou marcada em sua história pela disputa das divisões inferiores do futebol da Romênia, viu no Unirea a chance de incrementar ao time, jogadores que já haviam passado pela experiência de disputar grandes torneios do futebol nacional.

O time de Bacau encerrou as atividades em 2020, e na última temporada da equipe em 2019/20, o clube terminou em segundo lugar na divisão da disputa local entre os times de Bacau.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol da Romênia? Aqui no Bets, você vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo da bola! Não deixe de acompanhar!

Compartilhe esse conteudo