Saiba tudo sobre o Club de Fútbol Fuenlabrada, equipe da LaLiga 2

Carolina Fontenele
Carolina Fontenele,
6 em minutos de leitura
Saiba tudo sobre o Club de Fútbol Fuenlabrada, equipe da LaLiga 2

O Club de Fútbol Fuenlabrada é um time profissional de futebol espanhol, que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Nacional, a LaLiga 2. Sua cidade natal é Fuenlabrada, um município da Espanha que hoje possui 193 mil habitantes, segundo censo de 2018.

No entanto, a cidade contava com pouco mais de 3 mil pessoas no fim dos anos 60 e não tinha muita representação esportiva. Isso começou a mudar quando a população cresceu vertiginosamente, em decorrência da imigração intensa, na década seguinte. Vários bairros surgiram, e com eles, pequenas entidades esportivas que foram se agrupando e ganhando força no cenário local.

blog photos

Em meados da década de 70, haviam dois principais clubes em Fuenlabrada, que recebiam apoio e patrocínio do governo e empresas locais, o C.D. San Esteban e o Agrupación Deportiva Fuenlabrada. Em 1975, por ideia do prefeito local, Regino Beneítez, as diretorias de ambos os clubes resolveram realizar a fusão das equipes.

A união permitiria unir esforços e criar um time forte, de uma cidade que estava se desenvolvendo e teria a necessidade de um representante no esporte. O financiamento municipal também seria concentrado em um só propósito, o que traria a possibilidade de desenvolvimento do treinamento, local e contratações da equipe.

Escudo CF Fuenlabrada, SAD
Emblema do Fuenlabrada. (Foto: Wikipédia)

Uma das prioridades, era a escolha da diretoria do novo time. O primeiro presidente do clube foi Juan Franscisco Polidura e o secretário foi Ramón García Pajuelo, que até hoje atua no clube. A cor escolhida para o uniforme foi o azul.

Continuaram disputando suas partidas e realizando os treinamentos no campo de futebol perto do cemitério da cidade, o La Aldehuela. De início, não havia estrutura adequada nem delimitação do campo, mas o investimento dos sócios e voluntários transformou o lugar na casa oficial do Fuenlabrada.

Em 1977, Franscisco Polidura deixou o cargo e Félix Galván assumiu a presidência do clube, ficando durante 6 temporadas. Antonio Moreno foi o primeiro técnico da equipe, e sob seu comando ela conseguiu vaga na Tercera Regional.

A equipe foi crescendo e conquistando mais espaço no cenário esportivo, passando da Terceira à Segunda Regional, e posteriormente à Primeira. Antonio Moreno foi substituído por Juan Clemente em 1981, que ajudou a equipe a permanecer na boa fase até 1985.

A presidência de Félix Galván chegou ao final em maio de 1983, com o fim da temporada 82-83. Seu sucessor é Julián Pérez Escolar, o presidente com maior tempo de permanência no clube até hoje. No final do ano de 1985, Antonio Santacruz foi contratado como o novo técnico da equipe, após a saída de Juan Clemente.

Com a nova comissão técnica e diretoria, o Fuenlabrada continuou sua trajetória de melhoria no futebol. Na temporada de 1986-87, classificaram-se para a Terceira Divisão Nacional pela primeira vez e tiveram ótimos resultados, consolidando-se nos campeonatos de abrangência nacional.

A grande repercussão desses esforços e investimentos foi a classificação para a Segunda Divisão B, em 1994. O jogo final foi em casa, no La Aldehuela, contra os Bergantiños. O placar final foi 2 a 0 com gols de Ángel Veja e Dani Bouzas.

A primeira temporada na Segunda B foi extremamente complicada para a equipe e a possibilidade de voltar à Terceira Divisão era real. Felizmente, apesar do começo difícil, o clube manteve-se na segundona.

Foi somente em sua terceira temporada disputando a 2B, que o Fuenlabrada alcançou posições mais altas. Em 1997, foi o mais longe que já havia chegado, terminando a temporada em 6º lugar. Pelo resto da década, figurou na metade de cima da tabela, investindo em melhoria e evolução de seu futebol.

blog photos
Elenco do time comemorando sorteio da Copa do Rei em 2017. (Foto: ge.globo.com)

Apesar disso, nem todas as temporadas são de igual sucesso. A de 2000-2001 foi muito diferente para o Fuenlabrada. Após uma campanha sem muitos pontos, o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história e disputou novamente a Terceira Divisão no ano seguinte.

A intenção é voltar o mais rapidamente para a Segunda B, mas em sua primeira temporada na Terceira Divisão o time por pouco não consegue disputar a vaga da promoção. Mas já no ano seguinte, ao ficar em terceiro, disputou e conquistou sua vaga, voltando à 2B na temporada de 2003-2004.

Para que isso se concretizasse, José María Martínez foi contratado como técnico e selecionou jogadores como David Barral, Rubén Anuarbe e Álvaro Cámara. Eles apresentaram um futebol ofensivo e desempenho suficiente para o time ficar entre os primeiros colocados durante toda a competição.

A volta à Segunda B foi muito comemorada pela equipe. Em 2005-2006, o time chegou a igualar seu desempenho de 1997, quando ficou em 6º lugar da competição. Por estar sempre entre os primeiros colocados, a torcida cogitava uma subida para a Segunda Divisão, mas suas esperanças foram frustradas e o clube terminou em 6º.

Na temporada de 2007-08, o clube não apresentou bom desempenho. O treinador Emilio Ferreras foi substituído por José Aurelio Gay, que investiu em um elenco experiente. Os grandes nomes não foram suficientes para salvar o Fuenlabrada do rebaixamento para a Terceira Divisão, após terminar o campeonato na 18ª posição.

A temporada seguinte não trouxe estabilidade para o clube. O técnico foi substituído algumas vezes e o time terminou em 10º lugar. Esteban Bécker foi escolhido para comandar a equipe no fim de 2009 e permaneceu por dois anos, sendo um dos técnicos mais queridos e que deixou sua marca.

Bécker ajudou o Fuenlabrada a subir na tabela, terminando em 5º lugar em 2009-2010 e 8º em 2010-2011. Essa última temporada, a de 2010-11, foi especial para a equipe, pois foi a última em seu estádio La Aldehuela.

Com o crescimento do clube e posicionamento em divisões maiores no Campeonato Nacional, havia necessidade de um estádio maior e melhor equipado. Construíram então, o Estádio Fernando Torres, em homenagem ao ex-jogador da Seleção Espanhola. Curiosamente, Torres nunca jogou pela equipe, mas é natural da cidade de Fuenlabrada.

O estádio tem capacidade para 6.000 espectadores, após ampliação de 2019, e foi inaugurado com um amistoso contra o Atlético de Madrid em setembro de 2011.

1f78d8ed5ff18638f8171996c43970c2.jpeg (740×493)
Estádio Fernando Torres. (Foto: www.laliga.com)

Na temporada 2011-12, o clube aproveitou seu primeiro ano de casa nova e melhorou seu futebol e sistema ofensivo. Conseguiu ganhar o título da Terceira Divisão e garantir sua vaga na Segunda B.

Em sua nova fase, na temporada 2012-13 na Segunda B, a equipe despontou na metade de cima da tabela, deixando a torcida eufórica com o desempenho do elenco. Ao final da temporada, se classificaram para a Copa do Rei, no ano seguinte, pela quinta vez na história do clube.

A temporada seguinte vê o elenco repetir boa parte dos jogadores, e o Fuenlabrada repete o feito, terminando em 6º. Classificado para a Copa do Rei, é desclassificado na penúltima rodada, assim como no ano anterior.

A partir da temporada 2016-17, o clube tem o desempenho competitivo e chances sólidas de conquistar a promoção a Segunda Divisão. O elenco foi reforçado com nomes como Luis Milla, Dioni Villalba e Paco Candela, o que empolgou os torcedores para uma fase histórica.

Conquistou o terceiro lugar do campeonato e a possibilidade de subir, mas perdeu nas classificatórias em 2017 e 2018. Na temporada 2018-2019, no entanto, garantiu sua vaga diretamente, pois foi campeão da Segunda Divisão B. “A 2018-19 foi, sem deixar margem a dúvidas, a melhor temporada do clube em 44 anos de história”, diz o porta-voz da equipe em seu site oficial.

blog photos
Equipe em comemoração pela promoção à Segunda Divisão. (Foto: site oficial do time)

A boa fase não durou muito e após três anos na Segunda Divisão, o clube foi rebaixado ao final da temporada 2021-2022, em maio deste ano. Em seu Twitter, o clube se manifestou falando que foram três anos inesquecíveis e que voltariam depois da queda.

Nos resta acompanhar a próxima temporada para conferir se o Fuenlabrada voltará para a Segunda Divisão espanhola ou se permanecerá na Segunda B!

Para saber tudo sobre esse e outros times da LaLiga, fique ligado no Bets!

ARTIGOS RELACIONADOS

Reapresentação do Barcelona e novos reforços: Christensen e KessiéReapresentação do Barcelona e novos reforços: Christensen e Kessié
Reapresentação do Barcelona e novos reforços: Christensen e Kessié

Zagueiro dinamarquês e meia marfinense chegam a custo zero ao clube catalão O retorno aos trabalhos no Barcelona foi bastante movimentado. Além da reapresentação do elenco, que começa a treinar para a pré-temporada da próxima época, a diretoria cat...

Gab
2 em minutos de leitura
#Espanha,#Rafa Mir,#Futebol

Rafa Mir é o atacante do Sevilla com contrato até 2027

O atleta espanhol, Rafael Mir Vicente, conhecido mundialmente como Rafa Mir, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube espanhol da La Liga, o ...

Eliseu

6 em minutos de leitura

#Espanha,#Campeonato Espanhol,#Real Madrid,#Gareth Bale,#Notícias do Dia,#Futebol

Gareth Bale surpreende e assina com o Los Angeles FC

Parecia que o craque galês iria retornar ao seu país natal, para jogar no Cardiff City, mas o projeto do clube americano falou mais alto O craque do Real Madrid vai curtir Lo...

Gab

2 em minutos de leitura

#Espanha,#Campeonato Espanhol,#Levante UD,#Villareal,#Unai Emery,#José Luis Morales,#Notícias do Dia,#Futebol

Canhotinho Morales é o novo reforço do Submarino Amarelo

José Luis Morales, ídolo e capitão do Levante, rebaixado para a segunda, troca o clube do coração pelo Villarreal José Luis Morales chocou os torcedores do Levante nesta pré-tem...

Gab

2 em minutos de leitura

#Espanha,#La Liga,#Real Madrid,#Real Sociedad,#Notícias do Dia,#Futebol

Veja quais são as possíveis contratações do Real Madrid para o ataque

Os merengues, atuais campeões nacionais e europeus, pretendem reforçar o elenco na próxima temporada O Real Madrid levantou a taça da Champions League, após bater o Liverpool por...

Gab

2 em minutos de leitura