O Campeonato Mato-Grossense, é uma competição de futebol, que é o principal campeonato de futebol do Estado do Mato Grosso.

Campeonato Mato Grossense logo.jpg
LOGO OFICIAL DO CAMPEONATO MATO GROSSENSE. FOTO POR: FMF

Disputado apenas por equipes do estado do Mato Grosso, a competição é considerada muito importante por lá.

O campeonato regional do Mato Grosso existe há muitos anos.

Este fato fez também a competição ser muito tradicional por lá.

O Campeonato Mato-Grossense ganhou uma rápida importância no seu estado desde a fundação desta competição.

A competição existe desde o ano de 1943, ou seja, existe há 79 anos.

Com tantos anos de existência, consequentemente a competição possui muito vencedores na sua história.

As equipes que já venceram o Campeonato do estado de Mato Grosso ao longo da história da competição, são as equipes:

Mixto, CEOV, Cuiabá, Dom Bosco, Atlético – MT, Operário – MS, Sinop, Luverdense, Juventude – MT, Sorriso, União Rondonópolis, Americano, Comercial – MS, Operário FC, EC Operário, Paulistano, Vila Aurora, Cacerense e Nova Mutum.

O time que mais venceu o campeonato Mato-Grossense ao longo de sua história, é uma equipe que está longe de ser a mais conhecida do estado do Mato Grosso, o que se torna algo raro, pois geralmente a equipe que tem mais títulos de um campeonato regional do Brasil, é a equipe mais conhecida de seu estado.

Trata-se do time do Mixto, da cidade de Cuiabá.

O time do Mixto tem, ao todo, 24 títulos do Campeonato Mato-Grossense, e isto torna a equipe como a mais vencedora da história da competição.

mixto.jpg
TIME DO MIXTO ESPORTE CLUBE, O MAIOR VENCEDOR DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO MATO – GROSSENSE. CRÉDITOS DA IMAGEM mixtonet

Outra equipe de destaque na história do Campeonato Mato-Grossense é o time do CEOV, com 12 conquistas do campeonato.

Mas você deve estar se perguntando, e o time do Cuiabá?

Apesar de ser o principal time de seu estado, atualmente, o time do Cuiabá é uma equipe extremamente jovem, de apenas 20 anos de existência, fundada no dia 12 de dezembro de 2001.

Mas mesmo com poucos anos de existência dentro do futebol, o Cuiabá já é o terceiro maior vencedor da história do Campeonato Mato-Grossense, com 10 títulos da competição.

O time do Cuiabá é, inclusive, o atual campeão do campeonato Mato-Grossense.

A final do Campeonato Mato-Grossense do ano passado, foi entre as equipes do Cuiabá e do CEOV.

O primeiro jogo da final daquele campeonato terminou com o placar de 2 a 1 para a equipe do Cuiabá.

A equipe do Cuiabá, então, foi com uma pequena vantagem para o segundo jogo da decisão do Campeonato Mato-Grossense.

A segunda partida, terminou com o placar de 1 a 1, com, na soma dos dois jogos, a equipe do Cuiabá sendo campeã do Campeonato Mato-Grossense de futebol.

cuiaba_campeao_mato_grosso_0.jpeg
TIME DO CUIABÁ CAMPEÃO MATO – GROSSENSE CONTRA A EQUIPE DO OPERÁRIO (CEOV), COM OS SEUS JOGADORES COMEMORANDO O TÍTULO. FOTO POR: ASSCOM DOURADO / CUIABÁ EC

O time do Cuiabá conseguiu um destaque no futebol nacional, após conquistar a vaga para a série A do Campeonato Brasileiro de futebol e assim, disputar a elite do futebol brasileiro.

O time do Cuiabá conseguiu permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro, na décima quinta colocação, com 47 pontos, após surpreender no campeonato e garantir a sua presença na competição na próxima temporada.

Cuiabá X Palmeiras.jpg
CUIABÁ CONTRA A EQUIPE DO PALMEIRAS, EM PARTIDA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DO ANO PASSADO. FOTO POR: MARCOS RIBOLLI

O futebol de Mato Grosso tem outro time bastante conhecido nacionalmente, também por ter participado da série B do campeonato brasileiro recentemente, que é a equipe do Luverdense.

O Luverdense disputa o Campeonato Mato-Grossense e tem 3 títulos na história da competição, tendo sido a última conquista da equipe no ano de 2016.

O primeiro time a conquistar o Campeonato Mato-Grossense em sua história, foi à equipe do Mixto.

O time do Mixto também é a única equipe na história do Campeonato Mato-Grossense a conquistar a competição por 4 vezes seguidas, tendo alcançado este feito por 2 oportunidades.

Outra curiosidade do campeonato, é que a cidade de Cuiabá dispara em número de títulos da competição, com 47 vezes que um clube da cidade venceu o Campeonato Mato-Grossense, sendo a cidade com mais número de conquistas da competição.

O Campeonato de Mato Grosso de futebol já teve o seu início, sendo que a competição já está na sua quinta rodada.

As equipes que disputam o Campeonato Mato-Grossense, são:

Cuiabá, Academia Futebol Clube, Luverdense, Dom Bosco, Sinop, Nova Mutum, Operário (VG), União Rondonópolis, Ação e Grêmio Sorriso.

A tabela da competição está assim no momento:

Em primeiro, com 12 pontos, está o time do Cuiabá; Em segundo, também com 12 pontos, está o time do Academia Futebol Clube; Em terceiro lugar no campeonato, está o time do Luverdense, com 10 pontos; Em quarto, o time do Dom Bosco, com 10 pontos.

Em quinto, está o time do Sinop, também com 10 pontos; Em sexto, está o time do Nova Mutum, com 8 pontos; Em sétimo, está o time do Operário, com 3 pontos; Em oitavo, está a equipe do União Rondonópolis, com 3 pontos; Em nono, está o time do Ação, com 2 pontos; E em último lugar, está a equipe do Grêmio Sorriso, com apenas 1 ponto conquistado.

O próximo jogo da competição, na próxima rodada, já tem uma partida importantíssima.

Esta partida, é o jogo entre, Cuiabá e Academia Futebol Clube.

Como já citado, as duas equipes possuem o mesmo número pontos no Campeonato Mato-Grossense e este jogo, vale a liderança da competição.

Se vencer a partida, o time do Academia Futebol Clube assume a liderança da competição.

Mas se a equipe do Cuiabá conquiste a vitória sobre o Academia Futebol Clube, o Cuiabá se mantém na liderança da competição e abre 2 pontos, pelo menos, do segundo colocado, pois caso vença a sua próxima partida, a equipe do Luverdense ficaria a dois pontos do líder caso o líder também vença a sua partida.

Então, este, é um jogo que vale e muito na competição, pois caso estas duas equipes empatem e o Luverdense ganhe a sua partida na próxima rodada, o campeonato ficaria ainda mais embolado, com pelo menos 3 equipes com o mesmo número de pontos.

Lembrando que as duas primeiras equipes se classificam direto para as semifinais do Campeonato Mato-Grossense e do terceiro ao sexto colocado, disputam entre eles duas vagas para as semifinais da competição.

Enfim, tem muito campeonato pela frente ainda e não tem um time mais provável do que o outro a garantir a vaga e o título do campeonato na atual temporada.

Então, estas 10 equipes vão em busca, até o final do campeonato, do título do Campeonato Mato-Grossense de futebol.

Compartilhe esse conteudo