Antes de mais nada, o Campeonato Grego de Futebol é o torneio principal de futebol da Grécia. Bem como, é gerenciada pela Federação Helênica de Futebol, órgão que cuida e gerencia todos os torneios e campeonatos da Grécia.

Grécia Super League Temporada 2020. Foto: Reprodução/ https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRgFJl6BW3xDEWYhmt6UVTtAPqdUtVxByVSeQ&usqp=CAU

De tal forma que, entre os anos de 1928 a 1959, a principal da Grécia se chamava Panhellenic e o campeão da competição só era revelado depois que os campeões das ligas regionais se confrontarem entre si.

Assim sendo, em 1960, a competição passou a usar o formato mais recente de pontos corridos e era nomeado como Alpha Ethniki até o ano de 2006, quando foi renomeado para Super Liga Grega. O Olympiakos ganhou 18 campeonatos nos últimos 20 anos.

Entre 1928 e 1935 o campeonato teve que ser paralizado por causa da crise financeira que estava sofrendo, ainda assim, entre 1940 até 1945 o campeonato não aconteceu devido a Segunda Guerra Mundial estar acontecendo naquele período.

Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton

Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton conhecida como PAOK.

Uma equipe de futebol grega situada em Salonica, segunda maior cidade da Grécia, fundada em 1926 por cidadãos gregos expulsos de Constantinopla (Turquia) no início da década de 1920.

O clube foi criado por constatinopolitanos que foram para Salônica depois de que a Grécia perdeu a Guerra Greco-Turca em 1919.

O primeiro contrato do clube aconteceu no dia 5 de setembro de 1928. O francês Raymond Etienne judeu do receberia 4,000 dracmas na época. Aliás, o contrato teve a assinatura do Dr. Meletiou (presidente do PAOK à época).

Nesse ínterim, o primeiro treinador estrangeiro do clube era o alemão Rudolph Ganser, que treinou o PAOK nos anos de 1931 e 1932.

PAOK Squad Team 2020. Foto: Reprodução/ https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZO_lNHM8kokcN2VnYJOR_jd-WmVUj28vgHA&usqp=CAU

Athlitiki Enosis Konstantinoupoleos

Ademais, o AEK Atenas é um clube grego de futebol, localizado na cidade de Atenas na Grécia. Foi fundado no ano de 1924, tendo como o símbolo do clube uma águia de duas cabeças. Seu estádio Toumba Stadium tem capacidade para 29 mil torcedores assistirem aos jogos.

A saber, que o clube terá um novo estádio que vem sendo construído desde 2017 com a previsão de entrega para este ano de 2022, sendo nomeado de Agia Sophia uma homenagem a igreja ortodoxa de Santa Sofia em Istambul (Turquia).

Com a capacidade maior que o estádio anterior, nesse caso 31.800 torcedores e adversários.

O empresário Dimitris Melissanidis assumiu o AEK em 2013, com o objetivo de que a equipe voltasse a jogar pela Superliga Grega (Primeira Divisão).

Tanto na temporada de 2013 e também 2014 o clube grego subiu para a Segunda Divisão, enquanto isso o início das obras do novo estádio estava a todo vapor.

Nesse meio tempo, na temporada 2014-2015 o clube grego retornou à elite máxima, no caso a primeira divisão do futebol grego após ser campeã invicta da Segunda Divisão Nacional da Grécia.

AEK Temporada 2017/2018 Foto: Reprodução/ https://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5a1735b70cf2717e1222891a/1024

Olympiacos Syndesmos Filathlon Piraeus

O Olympiacos CFP, conhecido também como Clube Olímpico de Fãs do Pireu, sendo um dos maiores clubes multiesportivo da Grécia. Contudo, o clube tem departamentos que incluem várias modalidades entre elas: basquete, futebol, vôlei e polo aquático.

Sua fundação ocorreu em 10 de março de 1925, entretanto a junção de dois nomes que são o "Clube Atlético e de Futebol do Pireu" e o "Grupo de Fãs do Pireu".

Tal inspiração vem de Notis Kaberos que achava que o novo nome tinha que juntar superioridade no esporte, espírito olímpico, ética e poder para se destacar entre os demais clubes da Grécia.

Com o intuito de, mostrar atemporalidade e empatia com os torcedores, o Olympiakos foi o primeiro clube mundialmente falando que teve mulheres dentro do seu elenco.

Em outras palavras, também foi o primeiro clube grego a ter jogadores negros em sua equipe, ambos tanto as mulheres, como também os jogadores negros ja faziam parte da sua equipe em 1925, dois meses após a fundação do clube acontecer.

Olímpicos Temporada 2021. Foto: Reprodução/ https://www.olympiacos.org/wp-content/uploads/2021/11/21/3328647.jpg

Brasileiros na Primeira Divisão da Grécia

Em primeiro lugar,Francisco das Chagas Soares dos Santos,  conhecido como Tiquinho Soares ou simplesmente Tiquinho, nascido em Souza na Paraíba em 17 de janeiro de 1991 é um jogador brasileiro que atua como atacante. Atualmente, está jogando no Olympiacos.

Tiquinho teve passagens pelo Corinthians de Alagoas, América de Natal, Botafogo da Paraiba, Veranópolis, Pelotas em dezembro de 2014 seguiu para o Nacional de Portugal, Vitória de Guimarães e Porto e segue desde 2021 no clube grego Olympiacos.

Em segundo lugar, Douglas Augusto Soares Gomes, conhecido também apenas como Douglas Augusto, nascido em 13 de janeiro de 1997, é um jogador brasileiro que atua como volante dentro de campo. Douglas Augusto joga no PAOK (Clube grego da Primeira Divisão).

Douglas começou sua carreira já no futsal do tricolor carioca, o Fluminense  aos 13 anos e já se destacava nos jogos na quadra do clube.

Os anos passaram e nos seus 15 anos, passou para o time de futebol profissional do clube carioca e começou a treinar em Xerém. Se destacando cada vez mais nas partidas, o volante começou a subir de categoria no tricolor carioca.

De certo, acabou tendo uma pausa durante a Copa América de 2019, nisso o Douglas foi vendido pelo Corinthians para o PAOK, da Grécia, por mais que o atleta estivesse emprestado para o Bahia pela metade da temporada.

Em terceiro lugar, Marcio Rafael Ferreira de Souza, conhecido também como Rafinha, nascido em Londrina-PR em 7 de setembro de 1985, é um atleta brasileiro que atua como lateral direito. No presente momento Rafinha joga no São Paulo Futebol Clube.

Em resumo, no Olympiacos, Rafinha conquistou um título para o clube, sendo ela a Super Liga Grega ou a Primeira Divisão da Grécia da temporada anterior de 2020/2021.

Antes de acabar a competição da Super Liga Grega, o Olympiacos concedeu a medalha comemorativa e o nome na lista de campeões que passaram pelo campeonato grego ao lateral direito brasileiro.

Sem querer agradar gregos e troianos, mas você leitor que está lendo o texto sabia sobre essas informações e clubes citados no texto?

Compartilhe esse conteudo