O jogador de futebol profissional Alessandro Florenzi é um atleta italiano que nasceu na cidade de Roma, capital da Itália, no dia 11 de março de 1991. Ele pertence atualmente ao clube Milan e joga com a camisa Nº 25. Florenzi é um lateral direito, de 1,73m de altura e pesa 63 Kg.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Clube Roma.

Além de jogar pelo clube italiano Milan, Florenzi também participa em campeonatos internacionais defendendo a seleção Italiana.

PERFIL DO JOGADOR.

Alessandro Florenzi é um jogador dinâmico, inteligente e que sabe aproveitar bem os grandes lances em um jogo, para produzir gols. O atleta ficou conhecido por ser um jogador veloz, com grande capacidade estratégica e altamente versátil.

Em seu início de carreira, Florenzi havia sido usado como um médio central, porém mais recentemente demonstrou grande habilidade na posição de meio campo, e também como atacante. O atleta já mencionou que, ao ser usado como um lateral também em algumas situações, ele prefere o seu lado direito do campo.

O jogador possui ótimas qualidades técnicas em campo, grande visão nos cruzamentos e apesar de ser um atleta de baixa estatura, 1,73m, ele tem se saído muito bem nas jogadas mais altas, e um excelente batedor de cobranças em bolas paradas.

O seu jogador preferido, e que ele usa como um ótimo exemplo de excelência em campo, é o perfil de jogo do espanhol, Francesc Fàbregas Soler.

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

Desde o início da sua infância, Alessandro Florenzi sempre amou o futebol. No ano de 1995, com 5 anos de idade, seus pais o colocaram em uma associação esportiva de futebol junto ao clube italiano SSD Atlético Acilia, para começar a “brincar” com a bola, e receber seus primeiros treinamentos. Florenzi permaneceu ali junto ao time, jogando pela modalidade juvenil, até o ano 2000, com 9 anos.

Logo a seguir, naquele mesmo ano, Florenzi ingressou em outro clube italiano em Roma, muito tradicional, e que ficou famoso por seu sucesso em transformar pequenos garotos em super jogadores de futebol, a Associazione Sportiva Lodigiani.

A associação Lodigiani chegou a ter como alunos em sua instituição, em sua equipe juvenil de treinamentos, atletas como Francesco Totti, Valerio Fiori, Emiliano Moretti e Luigi Apolloni, que posteriormente se tornaram grandes jogadores a nível internacional.

E Alessandro Florenzi também iria trilhar o mesmo caminho de sucesso.

Depois de 2 anos ali, recebendo orientações técnicas e treinando muito, no ano de 2002 Florenzi deu mais um salto. Ele ingressou no clube de futebol profissional Roma, da 1ª divisão, em 2002.

Alessandro Florenzi do AC Milan, à esquerda, chuta para o gol enquanto Roberto Soriano do Bologna FC se aproxima durante a partida da Série A entre AC Milan e Bologna FC no Estádio Giuseppe Meazza em 04 de abril de 2022 em Milão, Itália. (Foto de Jonathan Moscrop/Getty Images)

PRIMEIROS CLUBES OFICIAIS.

CLUBE ROMA -

Depois de permanecer no clube Roma, por 9 anos, jogando pelas categorias de base, no futebol amador, finalmente Florenzi foi oficializado como um jogador sênior, profissional, com 20 anos de idade, no dia 22 de Maio de  2011.

Naquela partida, que foi disputada contra o clube Sampdoria, o jovem Florenzi fez a sua estreia na série A, quando foi chamado para substituir Francesco Totti. Naquele jogo o Roma foi vitorioso por 3x1.

O meio-campista italiano da Roma, Alessandro Florenzi, comemora após marcar durante a partida de futebol da Série A italiana Roma x Atalanta, no estádio comunal "Olímpico" de Roma em 27 de agosto de 2018. (Crédito da foto ANDREAS SOLARO / AFP via Getty Images)

CLUBE F.C. CROTONE - (empréstimo).

Logo depois de sua estreia no Clube Roma, Florenzi acabou sendo enviado como um empréstimo para o Clube italiano Crotone, da Calábria, que ainda joga pela série B. No dia 27 de agosto de 2011, Florenzi fez a sua estreia no novo clube e já garantiu seu gol em um jogo contra o rival Sportiva Livorno 1915, que acabou derrotando o Crotone, por 2x1.

Em seu contrato de empréstimo assinado com o clube Roma, havia uma cláusula que dava à equipe Crotone, uma opção para comprar 50 % dos direitos de registro do jogador Florenzi, e eles aproveitaram aquela oportunidade no dia 22 de junho de 2012, pagando 250.000 Euros ao Roma.

Porém, devido ao grande desempenho do atleta, o clube Roma, logo depois no dia 6 de julho comprou de volta os direitos do jogador, porém pelo valor de 1,25 milhão de Euros.

(ligue 1 news.com) Florenzi, do Clube Roma, migrou para o PSG em 2020, em um empréstimo de 1 milhão de Euros, com opção de compra de 9 milhões de Euros.

CLUBE ROMA -  (retorno).

Durante a temporada de 2012/2013, Florenzi realizou sua 1ª participação nos jogos da série A, junto ao Roma, fazendo uma substituição no final do 2º tempo, em um jogo contra o Calcio Catania FC, que empatou em 2x2, no dia 26 de agosto de 2012.

Mas, depois de 7 dias, em um jogo contra o Internazionale Milano, o atleta jogou a partida inteira e fez seu primeiro gol no retorno ao Roma, contribuindo muito para a vitória do Roma em 3x1. Naquela temporada inteira, Alessandro Florenzi realizou 36 jogos pela Série A, e garantiu 3 gols. Due

Na próxima temporada, em 2013/2014, o jogador foi fundamental para posicionar o clube Roma como o 2º colocado no ranking, e também trazer o clube novamente para o rol da Liga dos Campeões, pela primeira vez desde 2010/2011.

Durante aquela temporada, o clube Roma conseguiu realizar 10 vitórias desde o começo do campeonato, e Florenzi participou ativamente em todas elas.

Aquela sequência de vitórias bateu um recorde dentro da Série A, que incluiu equipes poderosas tais como o clube Sportiva Livorno, Parma Calcio, e Bologna FC, entre outros.

Em outra disputa, o jogador conseguiu marcar um gol espetacular, de bicicleta, que rendeu muitos elogios a ele durante vários dias, feitos pelos comentaristas esportivos na TV. Foi em um jogo do dia 12 de janeiro de 2014, do clube Roma contra o Genoa Cricket FC, derrotado por 4x0.

Naquela temporada inteira de 2013/2014, o jogador participou em 36 das 38 partidas realizadas, defendendo seu clube com total determinação.

No dia 16 de setembro de 2015, em um jogo contra o Barcelona, Alessandro conseguiu marcar um gol de empate, em 1x1, soltando “uma bomba”   a uma distância de 45 metros do gol, em uma jogada oportunista, quando o craque avistou de longe o goleiro na beira da área.

Aquele jogo ocorreu durante a fase de grupos da Liga dos Campeões, e seu gol de longa distância foi nomeado como um dos 3 finalistas para receber o prêmio Puskas da FIFA do ano 2015.

No dia 26 de outubro de 2016, o atleta sofreu uma grave lesão em seu ligamento cruzado no joelho esquerdo, em uma disputa vitoriosa contra a equipe do Sassuolo, em 3x1. Em fevereiro de 2017, sofreu uma nova lesão no mesmo joelho e assim, ficou fora das disputas até setembro daquele ano.

PARIS SAINT GERMAIN - (empréstimo).

No dia 11 de setembro de 2020, um novo empréstimo envolveu o atleta.

Florenzi passou a integrar o PSG por 1 temporada, e com opção de compra. Foi oferecido a ele a camisa Nº 24 do clube, e seu primeiro gol ocorreu em um jogo do dia 2 de outubro de 2020, contra o clube Angers Sporting, que sofreu uma derrota de 6x1.

MILAN - (empréstimo)

No dia 21 de agosto de 2021, o jogador assinou um contrato de empréstimo por 1 ano com o Milan, com a opção de tornar permanente aquela transferência.

E no dia 22 de dezembro, marcou seu 1º gol contra o clube Empoli FC, derrotado em 4x2 pelo Milan.



Compartilhe esse conteudo