O atleta inglês Jude Victor William Bellingham, ou Jude Bellingham, é um jogador de futebol profissional contratado pelo clube alemão, Borussia Dortmund, desde 2020. O jogador atua dentro de campo como um meio campista, e joga com a camisa Nº 22. Jude tem 1,86m de altura, pesa aproximadamente 75 kg e é um jogador destro.
Além de representar seu clube alemão, o jogador também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra, desde 2016, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção inglesa SUB-15.
Jude Bellingham nasceu no dia 29 de junho de 2003, na cidade de Stourbridge, em West Midlands, Inglaterra.
Nascido em uma família de trabalhadores da classe média, a sua mãe se chama Denise Bellingham e seu pai Mark Bellingham, que hoje é um sargento da polícia inglesa em West Midlands, já foi no passado um grande artilheiro. Porém, nunca chegou a jogar futebol como profissional, mas sim em equipes amadoras.
Jude também possui um irmão mais novo, chamado Jobe Bellingham, nascido em 2005, que também já está bem encaminhado no futebol, jogando pela equipe do Birmingham City, e que se tornou um profissional no início de 2022.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.
Jude Bellingham começou a disputar jogos mundiais pela seleção da Inglaterra SUB-15, em uma partida contra a Turquia no mês de dezembro de 2016. Com uma grande capacidade para influenciar e motivar toda a equipe, Jude logo se tornou um líder em sua equipe e jogou como capitão do time na temporada de 2017/2018.
Devido ao grande desempenho da equipe naquela temporada, Bellingham recebeu uma premiação especial da Academia de futebol da cidade de Birmingham em 2018. E ainda no final de 2018, Jude realizou sua estreia pela seleção da Inglaterra SUB-16, também como o capitão do time, e chegou a participar em 11 partidas e a garantir 4 gols.
Pouco depois, em setembro de 2019, durante a Copa Syrenka, ocorreu um torneio amistoso envolvendo a seleção SUB-17, e Jude foi convocado para aqueles jogos, que seria realizado em preparação para as eliminatórias do Campeonato Europeu do ano de 2020.
Em seu primeiro jogo de estreia, a Inglaterra SUB-17 jogou contra a Finlândia, que foi derrotada por 5x0. O terceiro gol naquela partida foi de Bellingham.
Depois, o jovem craque se manteve como capitão até o jogo final que envolveu a Inglaterra X Polônia, a anfitriã. Depois de um tenso empate de 2x2 naquela partida, a Inglaterra conseguiu obter a vitória pelos pênaltis, e Jude Bellingham foi nomeado como o melhor jogador do torneio.
Depois de novas proezas em campo, o craque inglês passou a obter novas promoções. A primeira convocação de Bellingham para a seleção SUB-21, para participar nos jogos eliminatórios do Campeonato Europeu, ocorreu no mês de setembro de 2020, enfrentando a seleção de Kosovo e depois, Áustria.
Durante aqueles jogos pela seleção SUB-21, Jude acabou batendo um recorde, ao ser o jogador mais jovem a disputar jogos mundiais por aquela modalidade.
Com a sua ascensão profissional sempre em constante crescimento, Jude acabou sendo convocado para a seleção principal da Inglaterra em novembro de 2020, pela primeira vez.
No dia 12 de novembro de 2020, Jude realizou sua estreia em um jogo amistoso que ocorreu em Wembley, ao enfrentar a República da Irlanda, que perdeu o jogo por 3x0.
Naquele jogo, o inglês Jude Bellingham acabou se tornando o 3º jogador mais jovem a disputar campeonatos internacionais, com a idade de 17 anos e 136 dias, perdendo apenas para Theo James Walcott e Wayne Mark Rooney, que iniciaram sua carreira ainda mais jovens.
O craque Jude já havia também sido convocado para participar nos jogos da UEFA Euro 2020, porém o torneio foi prorrogado em virtude da pandemia de Covid-19.
No dia 13 de junho de 2021, em um jogo de abertura que ocorreu entre a Croácia e a Inglaterra, em Wembley, Bellingham, então com 17 anos e 349 dias, foi considerado o atleta recordista mais jovem a disputar torneios internacionais e o mais jovem a participar em jogos do Campeonato da Europa.
PRIMEIROS CLUBES
STOURBRIDGE FC -
Jude Bellingham antes dos 7 anos de idade já estava treinando em um clube local, amador, o Stourbridge FC, de West Midlands. Pouco tempo depois, por volta de 2010, passou a integrar o clube inglês Birmingham City, na modalidade infantil de futebol amador, onde jogava pela equipe SUB-8.
BIRMINGHAM CITY -
Seu rendimento dentro de campo cresceu muito rapidamente, e aos 14 anos, estava jogando com sua equipe SUB-18, e aos 15 anos de idade realizou sua estreia no time SUB-23, no dia 15 de outubro de 2018.
No ano de 2019, no mês de março, Bellingham já havia feito 3 gols pela equipe SUB-23 em um total de 10 jogos. Já havia sido destacado pela revista mensal esportiva Four Four Two, tendo sido colocado em uma listagem entre os 50 atletas adolescentes mais influentes do futebol da Inglaterra, e a revista destacou bem claramente sobre o jogador estar “chamando a atenção dos grandes clubes europeus”.
O craque havia conseguido ganhar uma bolsa de estudos por 2 anos com o clube Birmingham City, para iniciar seus treinamentos em julho de 2019. Durante a temporada de 2019/2020, Bellingham participou de jogos amistosos de pré-temporada e marcou vários gols, com sua camisa, de Nº 22.
No dia 6 de agosto de 2019, durante os jogos da 1ª rodada da EFL CUP, em um confronto com o rival Portsmouth, Jude acabou sendo reconhecido como o atleta mais jovem a participar da equipe principal do clube Birmingham City.
Com 16 anos e 38 dias, bateu o recorde de outro atleta adolescente, Trevor Francis, que passou pelo mesmo clube, e que em 1970 tinha 16 anos e 139 dias. Depois daquele jogo, o Jornal Birmingham Mail elogiou muito o jovem atleta e citou Bellingham como o homem do jogo naquela disputa.
Em 2020, diversos clubes mostraram interesse no craque. E alguns comentaristas relataram que Bellingham havia recusado uma proposta do Manchester United, de 20 milhões de Libras.
O atleta terminou sua temporada com um total de 4 gols em 44 jogos, e foi tão empolgante sua atuação, que o clube decidiu aposentar o nº da camisa 22 do atleta.
BORUSSIA DORTMUND FC -
No dia 20 de julho de 2020 a transferência de Bellingham para o clube alemão Dortmund aconteceu. Os valores da negociação não foram revelados, entretanto a Sky Sports sugeriu valores em torno de 25 milhões de libras, mais extras por bom desempenho.
Sua estreia, aos 17 anos e 77 dias, ocorreu no dia 14 de setembro de 2020, contra o MSV Duisburg que foi derrotado em 5x0. Naquele jogo, Bellingham marcou o 2º gol da partida, se tornando o artilheiro mais jovem da DFB-POKAL.
O craque terminou a temporada de 2021 com 29 jogos e 1 gol pela Bundesliga, e nas competições em geral, disputou 46 jogos e marcou 4 gols. A sua equipe nomeou o jogador como o novato da temporada.