David de Gea Quintana, mais conhecido como “de Gea”, é um jogador profissional de futebol nascido em Madrid, na Espanha. De Gea atua como goleiro no Manchester United desde 2011, quando o clube adquiriu o jogador.

De Gea também fez parte da seleção nacional da Espanha em jogos oficiais como amistosos, copas do mundo da FIFA, assim como em outras competições entre equipes de países.

Neste artigo, falaremos sobre a trajetória do jogador dentro do futebol, como se deu seu início, a evolução para chegar onde está hoje e também suas conquistas durante a carreira.

Dados Técnicos

David de Gea nasceu no dia 7 de novembro de 1990, tendo completado, em 2021, 31 anos de idade. O goleiro espanhol tem uma estatura boa para a posição, tendo a medida oficial em 1,92m.

O pé dominante do jogador é o direito, fato que às vezes é deixado de lado, por se tratar de um goleiro, mas que ainda é muito importante para momentos de recuo de bola ou tiros de meta precisos.

Estilo de Jogo

De Gea foi considerado por muitos como um dos melhores, se não o melhor goleiro do mundo em seu auge. Isso se deu por alguns fatores, e discutiremos um pouco sobre eles a seguir.

De Gea faz defesa após cabeçada de Murial em jogo contra o Sevilla. Créditos: JON NAZCA/REUTERS

Um ponto que marcou a carreira de De Gea foi o seu impecável trabalho com os pés. Como dito anteriormente, o trabalho com os pés é deixado de lado quando se fala de goleiros, pois a maioria não tem um grande domínio desse ponto.

Contudo, isso é um dos pontos mais fortes de De Gea, e a explicação para essa importante característica do jogador vem do início da sua caminhada no futebol.

Diferente de muitos outros goleiros, De Gea começou sua carreira jogando futebol de salão (futsal), e fez isso até os 14 anos de idade.

Essa escolha fez com que o seu trabalho com os pés se desenvolvesse muito, já que muitas vezes o goleiro é acionado nas jogadas dentro do futebol de salão.

Assim, além de dar passes com precisão, ter um domínio fora do comum e não “tremer” na presença de um atacante colocando pressão enquanto escolhe o passe, De Gea também utiliza muito os pés para as defesas em chutes ao gol.

Outro ponto marcante do goleiro é a sua velocidade e agilidade. Isso é visto em jogadas nas quais De Gea sai da linha de gol em direção ao atacante.

Esse tipo de característica requer do goleiro, além de muita agilidade, muita noção de espaço para não perder o timing da jogada, assim como liderança para chamar essa responsabilidade e risco.

E falando em liderança, De Gea é muito conhecido por fazer essa função na maioria de seus jogos, incentivando e realmente liderando o time da linha do gol.

Carreira

A carreira de David de Gea teve um início bem precoce, entrando nas categorias de base do Atlético de Madrid já aos 13 anos de idade.

De Gea passou pouco mais de 5 anos dentro das bases do clube, passando pelo Atlético de Madrid U17 e pelo Atlético de Madrid U19.

Foi então, no ano de 2008 aos 17 anos de idade, que De Gea teve seu primeiro contrato profissional. Nenhuma transferência monetária aconteceu aqui, já que De Gea somente foi puxado para a equipe B do próprio Atlético de Madrid.

Nessa época, já com um valor de mercado de 100 mil euros, De Gea passou um ano no Atlético de Madrid B, sendo puxado para a equipe principal no dia 01 de julho de 2009.

Nesse momento, De Gea foi colocado como primeiro substituto de Roberto Jiménez Gago, então titular do Atlético de Madrid. Sua estreia aconteceu no dia 30 de setembro daquele ano, após uma lesão de Jiménez aos 27 minutos do primeiro tempo.

De Gea em partida pelo Atlético de Madrid contra o FC Barcelona no dia 5 de fevereiro de 2011. Créditos: © MaxiSports | Dreamstime.com

Pouco tempo depois dessa estreia, De Gea começou a aparecer mais em jogos, chegando à posição de titular em 2010. Ao final dessa temporada, De Gea acabou assinando um contrato que o prederia no clube até 2013.

Contudo, o Manchester United estava à procura de um substituto para Edwin van der sar, grande goleiro que estava prestes a se aposentar, e De Gea estava na mira do clube inglês.

Com uma primeira proposta feita, o atlético acabou recusando a venda. Apesar disso, De Gea foi avistado em Manchester alguns meses depois, e afirmou que outra proposta havia sido feita.

Dessa vez, o Atlético de Madrid acabou cedendo ao grande valo oferecido de aproximadamente 25 milhões de euros, 13 milhões a mais quando comparado ao valor de mercado de De Gea na época.

Assim, no dia 01 de julho de 2011, o Manchester United oficializou a compra do jogador pelo valor citado acima, e o jogador permanece no clube até os dias atuais, tendo um contrato em vigor até o dia 30 de junho de 2023.

Participações na Seleção da Espanha

A presença de De Gea nas seleções espanholas começou a acontecer bem cedo, com o jogador tendo participado da maioria das seleções de base do país.

Até chegar na seleção principal, De Gea participou das seleções sub-17, sub-19, sub-20, sub-21, sub-23 e também da seleção olímpica da Espanha, somando aqui 66 jogos oficiais.

Sua estreia na seleção principal da Espanha aconteceu no dia 07 de junho de 2014, quando fez parte de um amistoso contra El Salvador.

Desde sua estreia, De Gea fez um total de 45 jogos oficiais pela seleção da Espanha, tendo sofrido um total de 36 gols e passado 21 jogos sem sofrer gols.

Conquistas

Veja aqui uma lista com todas as conquistas e honras de David De Gea no decorrer de sua carreira no futebol, tanto em clubes como na seleção espanhola:

- 5 participações na Europa League

16/17: Manchester United

15/16: Manchester United

11/12: Manchester United

10/11: Atlético de Madrid

09/10: Atlético de Madrid

- 5 participações na Champions League

2016: Manchester United

2014: Manchester United

2013: Manchester United

2012: Manchester United

2010: Atlético de Madrid

- 2 participações na Copa do Mundo da FIFA

2018: Espanha

2014: Espanha

- 2x Campeão da Europa League

16/17: Manchester United

09/10: Atlético de Madrid

FIFA World Cup 2018: Ex-Spain captain Iker Casillas downplays criticism of  David de Gea's performance | FIFA News | Zee News
De Gea em jogo pela Espanha na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Créditos: EPA-EFE/ROBERT GHEMENT

- 2x participações na Eurocopa

2021: Espanha

2016: Espanha

- 1x vice-campeão da Europa League

20/21: Manchester United

- 1 participação nas Olimpíadas

11/12: Spain Olympic Team

- 1x Campeão Inglês

2013: Manchester

- 1x Campeão da FA Cup

2016: Manchester United

- 1x campeão da English League Cup

2017: Manchester United

- 2 participações na European sub-19

2009: Espanha U19

2008: Espanha U19

- 1 participações na Copa do Mundo sub-17

2007: Espanha U17

- 1x campeão da Uefa Supercup

10/11: Atlético de Madrid

- 3x campeão da English Super Cup

2017: Manchester United

2014: Manchester United

2012: Manchester United

- 1x campeão da European sub-17

2007: Espanha U17

- 2x campeão da European sub-21

2013: Espanha U21

2011: Espanha U21

Valores de Mercado

De Gea teve uma de suas melhores fases, quando falamos de reconhecimento do mercado de transferências, no ano de 2018.

Ao final de 2017, apesar de hipoteticamente já valer 40 milhões de euros, De Gea teve uma grande valorização de seu passe, esse que praticamente dobrou de tamanho no decorrer de um ano.

Assim, em 2018, De Gea chegou a valer 70 milhões de euros de maio até dezembro desse ano. Atualmente o jogador tem um passe de 15 milhões de euros, valor visto em 2012.

Compartilhe esse conteudo