Em primeiro lugar, a Terceira Liga de Portugal foi criada recentemente e é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Bem como, a temporada dessa liga teve seu início em 2021 e se encerra em 2022.

Enquanto que na temporada de 1990/91, foi criada a Liga de Honra (Segunda Divisão. A Segunda Divisão, fundada no ano de 1934, foi rebaixada para terceira divisão. Por outro lado, definiram a Segunda Divisão B, após o rebaixamento para a terceira divisão.

Entre os anos de 1990 e 2005, a competição foi dividida em 3: Norte, Centro e Sul.

Recentemente, o campeonato mudou o nome para Campeonato Nacional de Seniores e o confronto acontece entre 10 equipes no total.


Anadia Futebol Clube

Em segundo lugar, o Anadia Futebol Clube, clube português com sede na cidade de Anadia, no distrito de Aveiro. A fundação do clube ocorreu no dia 19 de novembro de 1926, seu estádio Silvio Henriques Cerveiras tem capacidade para comportar 6500 lugares.

Anadia quer impugnar novo presidente do clube. Foto: Reprodução/ https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRRt9fcRBO2TgnvayjEe3w7WKMI15Wkc0jkw&usqp=CAU

Da mesma forma, os juniores do clube conseguiram se classificar para competição nacional nos anos de 1995 e 1996. Inesperadamente, no dia 20 de novembro de 2009, o Anadia FC sofreu sua pior perda, seu presidente António Simões foi vítima de um acidente de avião

No momento em que, aconteceu esta fatalidade o clube sofreu alguns problemas pelo caminho e que só foram resolvidas com a constituição de uma comissão administrativa (sem o presidente alguma coisa devia ser feito para o clube seguir adiante).

Seus principais rivais na competição são: Oliveira do Bairro Sport Clube e o Mealhada.

Futebol Clube de Felgueiras 1932

O Futebol Clube Felgueiras 1932 é uma equipe portuguesa localizada na freguesia de Margaride - também conhecida por Santa Eulália e extinta em 2013.

O clube teve sua fundação em 8 de maio de 2006. As partidas em casa são disputadas no     Estádio Dr. Machado de Matos.

FC Felgueiras 1932 foto time Alchetron Enciclopédia. Foto: Reprodução

Contudo, o Futebol Clube de Felgueiras 1932 não é apenas um clube sénior. O Clube surgiu também como clube formador de todas as faixas etárias dos 8 aos 18 anos passando pelas Escolinhas, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores.

Associação Desportiva Fafe

Associação Desportiva de Fafe é uma equipe portuguesa com sede na cidade de Fafe, no distrito de Braga - fica no extremo norte de Portugal e ao nordeste da cidade de Porto. A fundação do time ocorreu no dia 28 de junho de 1958.


A Associação Desportiva de Fafe surgiu da fusão de dois grandes clubes, o Sporting Clube de Fafe e Futebol Clube de Fafe no ano de 1958. Em virtude de o clube participou na 1ª divisão nacional somente uma vez, entre 1988/89.

Brasileiros na Terceira Liga de Portugal

Assim sendo, Diego Mourão, nascido em Belo Horizonte em 3 de outubro de 1982, começou sua carreira como centroavante em 2006 pelo clube mineiro do Vale do Rio Doce e em seguida partiu para o clube português Carniçal.

Depois que chegou em terras portuguesas, além do clube Carniçal, teve passagens pelo Penafiel, Pontassolense, Vizela, Leixões, Felgueiras e Varzim foi o clube onde encerrou a carreira em 2016, ou seja, dez anos se passaram desde que chegou em Portugal.

Do mesmo modo, Alexandre Pinheiro Porto Aquino, ou simplesmente Alex Porto nascido em 21 de maio de 1986 em Tocantinópolis, Tocantins. De tal forma que, o atacante além de ser brasileiro ele possui a cidadania portuguesa.

Alex estreou profissionalmente no campeonato mineiro em 2010 pelo Boa Esporte Clube num jogo contra o Cruzeiro. Assim como teve passagens pelo Goiás, Grêmio Anápolis e o Barra.

Conquanto, a partir de 2012 e 2013, foi jogar nos clubes de Portugal, entre eles estão o próprio Felgueiras citado na parte de cima do texto, o Académico de Viseu, o Vila Meã, Mirandela e o S. Lourenço Douro onde joga pela atual temporada.

De maneira idêntica, Marcos Vinicius Cardoso de Amorim, cujo apelido é Índio, nasceu em 10 de dezembro de 1990 em Marabá, no Pará. Índio começou a carreira no Juventude, depois seguiu para o Tourizense, Felgueiras e voltou ao Brasil.

AD FAFE venceu RIO AVE B Temporada 2020 Foto: Reprodução/ https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXmnAGjRLtY4BeDHoFB-mZdhcLeUhPOaoBCQ&usqp=CAU

Posteriormente, ao voltar para terras brasileiras passou também pelo Operário do Matogrosso e ficou sem clube até o começo desse ano quando foi contratado pelo Tapajós.

Série A da Terceira Liga de Portugal

Nesse ínterim, os times que fazem parte da Série A são o: Anadia, Fafe, Felgueiras 1932, Lusitânia de Lourosa, Montalegre, UD Oliveirense, Pevidém, Sanjoanense, São João de Ver, Sporting de Braga B e Vitória de Guimarães B.

Série B da Terceira Liga de Portugal

Logo que, a parte B tem que avançar para A e subir para a Segunda Liga de Portugal e vamos aos clubes: Alverca, Amora, Caldas, Cova da Piedade, Oliveira do Hospital, Oriental Dragon, Real SC, Sporting B, Torreense, União de Santarém e Vitória de Setúbal.

Lembrando que a Série A da Terceira Liga joga ao norte de Portugal e a Série B ao sul, por conseguinte, em diferença do campeonato realizado no Brasil onde no Brasileirão A só jogam os que estão na parte de cima e a B os rebaixados.

Em contrapartida, na Terceira Liga portuguesa é extremamente diferente os times vão se encontrar entre si em alguns jogos.

Terceira Liga Portugal 2021/2022

Em suma, os próximos jogos da Liga 3, rodada 22 irão começar no próximo sábado 05/03 entre Anadia x Fafe, ainda no mesmo dia Braga B enfrenta o São Ver e o Montalegre encara o FC Felgueiras 1932 esses jogos serão às 11h da manhã.  

Em resumo, no dia 05 ainda às 13h acontece o confronto entre Caldas x Leiria, Oriental Dragon x Cova da Piedade, Real SC x Oliveira Hospital, Torreense x Amora, Santarém x Sporting B e pra finalizar Vitória FC x Alverca.

Gostou de conhecer sobre a Terceira Liga de Portugal? Além dela você pode acompanhar outros posts de outras equipes aqui na Bets.





Compartilhe esse conteudo