Com o início da disputa da Supercopa da Eslovênia há 27 anos, o Maribor é o grande vencedor do torneio nacional!

Com o confronto entre o campeão da Liga Eslovena de Futebol e o vencedor da Copa da Eslovênia, a Supercopa premia o melhor entre os dois campeões nacionais. Entre os clubes vencedores, um deles se destaca mais do que os demais.

Dono de quatro conquistas do torneio esloveno, o Maribor venceu as edições de 2009, 2012, 2013 e 2014. Na sequência, Domzale e Koper dividem o posto de segundo maior vencedor, com duas taças para cada.

O Domzale vence as edições de 2007 e 2011, enquanto o Koper as de 2010 e 2015. Disputado em jogo único, o torneio foi uma das grandes competições do cenário nacional, sendo dispensada do calendário nacional local, em 2015.

Pelo lado do Maribor, a equipe eslovena acumula sete participações no torneio e tem, além dos títulos, três vice-campeonatos, nos anos de 2010, 2011 e 2015. É também o clube da Eslovênia com o maior número de troféus da Liga Nacional, com 15 conquistas.

Já na Copa da Eslovênia, a equipe acumula nove títulos, nas temporadas de 1991/92, 1993/94, 1996/97, 1998/99, 2003/04, 2009/10, 2011/12, 2012/13 e 2015/16. Nessa competição, o clube possui campanhas de destaque, como oito vice-campeonatos da Copa nacional.

Maribor é o lar de um brasileiro ídolo e que está na sua última temporada pelo clube

Com o time liderando a principal competição nacional, o Campeonato Esloveno de Futebol, o Maribor segue em busca de mais um título do grande torneio nacional. A equipe local, conta com um brasileiro, ídolo do time, que já possui uma história linda no futebol local.

Marcos Tavares é uma das maiores figuras que já vestiram a camisa do Maribor. O jogador que teve seu início de carreira no Grêmio, fez a vida na Ásia, antes de chegar na equipe eslovena. Lá, são 14 anos de uma história linda, entre o atacante e o clube local.

A atual temporada marca a despedida da lenda do clube esloveno. Marcos Magno Moreira Tavares, tem 37 anos, e conquistou na Eslovênia, o status de ídolo máximo do maior clube do país.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Marcos Tavares é um dos ídolos da equipe eslovena. Jogador brasileiro é destaque no Maribor e maior artilheiro da equipe. Foto: ESPN

Como atacante goleador, o jogador é o maior artilheiro da história do clube, com 209 gols até o momento, e recordista na Liga Nacional da Eslovênia, com 157 gols marcados. Além disso, é o atleta que mais vestiu a camisa do Maribor, com 585 jogos até aqui.

No início da trajetória do jogador, o atacante que é natural de Porto Alegre, já teve que conviver com a troca entre rivais. Com o início no Internacional, foi comprado pelo Grêmio, quando tinha 13 anos. Lá, o jogador teve a primeira chance no profissional, com Tite, atual treinador da Seleção Brasileira, e que comandava o clube gaúcho.

O jogador ainda rodou pela Ásia e por outros países europeus, até que em 2008, começou a construir uma linda história como clube da Eslovênia, que tem data marcada para se encerrar, ao final dessa temporada.

Segundo maior vencedor da Supercopa nacional, o Domzale não repete as conquistas no âmbito nacional

Conhecido por suas duas conquistas na extinta Supercopa da Eslovênia, o time do Domzale teve um período de sucesso nacional, em que marcou a história do futebol local, com duas conquistas do Campeonato Esloveno de Futebol, nas temporadas de 2006/07 e 2007/08.

Além dos títulos da principal divisão do futebol nacional, o clube acumula dois troféus da Copa da Eslovênia de 2010/11 e 2016/17, e a conquista da segunda divisão nacional na temporada de 2002/03.

As poucas conquistas do clube, e a dificuldade em se manter no topo do futebol nacional, são desafios diários vistos por quem acompanha o clube. Os torcedores da equipe, são fanáticos por seu time, mas percebem que a equipe enfrenta obstáculos para se manter no topo.

Homem jogando futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Substituição durante partida da equipe do Domzale. Foto: Twitter

Na atual temporada do futebol nacional, pela Liga Eslovena, o clube é o quinto colocado do torneio nacional. Ao todo, são 34 pontos conquistados em 24 jogos, com nove vitórias, sete empates e oito derrotas.

O time do Domzale tem um dos melhores ataques da competição, com 33 gols marcados, e uma defesa sólida, que figura entre as menos vazadas, com apenas 29 gols sofridos pela equipe eslovena.

O Koper tem na sua história as duas taças da Supercopa como lembranças de tempos dourados do clube

Outro time de destaque no cenário nacional na atual temporada, o Koper vem desempenhando um bom papel na Liga Eslovena de Futebol. O atual segundo colocado do torneio nacional, segue à caça do líder e maior time da Eslovênia, o Maribor.

Com 42 pontos somados em 23 jogos, o clube está a três pontos do rival, na briga pelo troféu nacional. Esse título, por curiosidade, não é conquistado pelo Koper, desde a temporada de 2009/10, ano da única conquista da equipe na competição nacional.

O desempenho dessa temporada é muito bom, e mostra a força do Koper no cenário do futebol esloveno. A campanha até aqui é de 12 vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 39 gols marcados e 29 sofridos.

Jogador de futebol com jogadores em campo e pessoas por trás

Descrição gerada automaticamente
Equipe do Koper perfilada em campo antes de jogo, válido pela liga local. Foto: Alchetrom

Além dos títulos da Supercopa e da Liga local, o Koper possui três títulos da Copa da Eslovênia, nas temporadas de 2005/06, 2006/07 e 2014/15. A extinta Supercopa, teve no Koper um dos grandes vencedores do torneio. A equipe eslovena ainda teve um vice-campeonato em 2007.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Eslovênia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo