Latvian_Football_Federation_logo.svg.png
A LATVIA CUP É UM TORNEIO DE FUTEBOL DA LETÔNIA. FONTE: https://en.wikipedia.org/wiki/Latvian_Football_Federation

A competição Latvia Cup, é a Copa da Letônia e possui um grande prestígio no futebol do país.

Apesar de ser um país onde o futebol é bastante desconhecido, onde apenas as pessoas do próprio país e as que acompanham o futebol da Letônia conhecem a competição e os clubes que disputam esta, o campeonato tem uma grande importância.

O nível de competitividade, qualidade e de grandes times da Copa da Letônia, está longe de ter a mesma relevância no futebol mundial que possuem as equipes que disputam a Copa da Inglaterra e a Copa da Itália, por exemplo.

Claro que, como estas outras Copas nacionais citadas acima, a Copa da Letônia também possui times que são inferiores em sua competição.

A diferença, é que na Copa da Itália e até na Copa da Inglaterra, até os times inferiores, alguns ou até muitos deles, são conhecidos por quem acompanha o futebol europeu e as principais ligas de futebol deste continente.

Isso fica ainda mais claro de os times inferiores destes países serem conhecidos, pois, por serem países onde o futebol é bastante relevante, estas equipes, uma vez ou outra, estão na primeira ou segunda divisão do país, e constantemente disputam os principais campeonatos destes países.

Já no próprio futebol da Letônia, até as principais equipes são pouco conhecidas, sendo que muitas equipes inferiores da Inglaterra, por exemplo, são mais conhecidas do que todos os times da elite da Letônia.

Mas mesmo sendo um país onde o futebol é considerado muito inferior do que destas grandes ligas, as equipes e os seus torcedores permanecem dando a importância e o prestígio que o futebol do país merece.

Como em qualquer outra competição de futebol onde o país não possui uma grande relevância no futebol mundial, esse fato não pode tirar a importância destas ligas para estes países com um nível inferior as grandes ligas de futebol.

O esporte em si, no caso o futebol, de maneira nenhuma tem que ser menosprezado nos países com um futebol de nível baixo, pois o que é apaixonante no futebol é a competitividade, a vontade e a paixão das equipes de praticar o esporte.

skonto time.jpg
O TIME DO SKONTO RIGA, É O MAIOR VENCEDOR DA HISTÓRIA DA COPA DA LETÔNIA, COM 8 TÍTULOS. FONTE: http://www.pesmitidelcalcio.com/viewtopic.php?f=114&t=9570

Os países devem querer cultivar e buscar melhorias no esporte, tanto no formato das competições, competitividade e valorizar o esporte junto com as equipes e, acima de tudo, a paixão pelo esporte, tanto da torcida quanto dos jogadores e times.

O resumo disso é que, não importa o nível do futebol praticado no país, ele tem que ser um esporte que, quem gosta, não tem que dar a prioridade de relevância se o país está ou não no radar do futebol mundial e sim, continuar apoiando o futebol no país.

Por isso, os países têm que ter como principal pensamento, que o que mais importa é a paixão pelo esporte e não se basear na importância do mesmo pela relevância que as equipes e jogadores que praticam o futebol no país, tem em outros lugares.

E estas equipes, claro que querem sempre uma relevância e destaque maior, mas o esporte se mantém nestes países, independente de se as equipes são destaques mundiais ou não.

E na Letônia não é diferente.

Os torcedores vibram, acompanham e amam as suas equipes sem se importar com a relevância das equipes no futebol mundial, pois o que importa para eles, é a paixão pelo esporte e pelos seus times.

Tanto as equipes pequenas quanto as equipes grandes, buscam sempre algo a mais no futebol, desde títulos, jogadores, finanças equilibradas, entre outras coisas, mas o que todas as equipes têm em mente, com certeza, é a importância do futebol em si para todas elas, e isso une estas equipes.

O futebol é relevante para todos que gostam do esporte, não importa se é torcedor, clube ou jogador, a importância do esporte prevalece.

Agora falando mais da Copa da Letônia em si, a competição é bastante antiga.

Ela foi fundada no ano de 1937 e é bastante importante no futebol do país.

TIME DO RFS.jpeg
TIME DO FK RFS, É O ATUAL CAMPEÃO DA COPA DA LETÔNIA. FOTO POR: FK RFS

O primeiro campeão da Copa da Letônia, foi o time do Riga FK, vencendo o time do Riga por 2 a 0 na decisão da competição em 1937.

O maior campeão da história da Copa da Letônia, é o time do Skonto Riga, com 8 títulos na história da competição.

Já o atual campeão da Copa da Letônia é o time do FK RPS.

Este foi o segundo título da equipe do FK RFS na história da competição.

Um jogador brasileiro, inclusive, foi muito importante para a equipe do FK RFS, na conquista do segundo título da equipe na Copa da Letônia.

Trata-se do brasileiro, Lucas Villela. Ele simplesmente fez o gol do título da equipe do FK RFS, na partida da decisão, que ficou com o placar de 1 a 0, com o único gol da partida sendo jogador brasileiro.

Com este gol, o jogador brasileiro, colocou o nome dele na história da equipe do FK RFS.

Lucas Villela FK RFS.jpeg
LUCAS VILLELA, O JOGADOR BRASILEIRO QUE FEZ O GOL DO TÍTULO MAIS RECENTE DA EQUIPE DO FK RFS DA COPA DA LETÔNIA, COMEMORANDO COM A TAÇA DA COMPETIÇÃO, O TÍTULO DE CAMPEÃO DA COPA DA LETÔNIA. FOTO POR: LANCE / ARQUIVO PESSOAl

Para a próxima edição da Copa da Letônia, os times que disputam a competição, vão em busca de conquistar o título da competição, que seria muito importante para a equipe que vencesse a competição, pois além de adquirir uma taça da competição e colocar o seu nome na história da mesma, a equipe se tornaria ainda mais importante no futebol da Letônia, com a conquista da Copa da Letônia.

Compartilhe esse conteudo