A equipe turca é natural da cidade de Malatya, que fica no leste do país europeu.

Malatya é uma cidade com mais de 800 mil habitantes, e considerada uma das antigas regiões da Turquia. O país, que tem na sua origem a cultura dos Pérsias, leva na cidade localizada ao leste turco, as tradições de seus antepassados.

Com grandes capelas, festivais e pontos turísticos, a cidade é um prato cheio para todos os amantes da cultura persa. Desde suas obras mais antigas às atuais, Malatya carrega suas origens.

Uma imagem contendo fogo, grupo, mesa, cama

Descrição gerada automaticamente
Torcida do Malatyaspor em dia de jogo. Foto: Daily Sabah

Entre as paixões locais, o futebol se destaca e tem um apreço popular dos moradores da região. Com o time do Yeni Malatyaspor como grande representante da cidade na principal divisão do futebol turco, o estádio New Malatya Stadium é o palco dos jogos da equipe.

Inaugurado em 2017, tem a capacidade para mais de 25 mil torcedores e costumeiramente está lotado nos jogos do Malatyaspor. A obra realizada pela prefeitura de Malatya, custou em torno de 60 milhões de euros, com o início da construção do estádio em 2012.

A arquitetura da cidade tem casas históricas para a civilização

Desde os anos de 1930, Malatya é um dos pontos de maior curiosidade na Europa, pela procura em torno de artefatos que possam remeter aos grandes impérios. O percursor nesse fator, foi o arqueologista francês Louis Delaporte.

Louis comanda a busca de um grupo de cientistas por artefatos raros da época do Império Persa que possam ser encontrados na cidade turca. Entre os pontos de maior destaque para chamar a atenção de especialistas à região, as casas antigas são um charme na cidade.

Além disso, tem em suas ruínas e antiguidades os traços dos antigos cidadãos de um dos maiores impérios da humanidade.

Malatya como conhecemos se inicia no século passado

1838 marca a fundação da cidade do oeste da Turquia. De lá para cá, a evolução e o desenvolvimento que marcam as grandes regiões ao redor do mundo, cabem também ao falarmos de Malatya.

A cidade possui uma infraestrutura de primeiro mundo, com grandes estações de transporte público, como ônibus e metrô, e uma rede que conecta toda a cidade ao centro da região.

Torre de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Uma das catedrais da cidade. Foto: Wikimedia

Na culinária local, Malatya segue as tradições dos temperos e ingredientes mais utilizados na comida turca. Um dos maiores exemplos está nos mercados de Malatya, onde conseguimos encontrar damasco, um dos ingredientes clássicos da Turquia, em abundância.

Outro grande destaque da cidade são seus festivais. Estão entre os mais famosos da Turquia, e levam pessoas de todas as regiões do país para aproveitar as festividades locais. Um deles, realizados no Park Kernek, é um espetáculo. Um show de luzes nas principal fonte do parque, faz com que todos os envolvidos adorem esse festival local.

Malatya tem na educação um dos pilares da cidade

Uma das maiores universidades da Turquia é de Malatya. A Ínönü University é conhecida em todo o país e atrai estudantes de toda a Europa. Com o início do investimento nos centros de formação acadêmica a partir de 1975, a cidade hoje conta com uma estrutura de mais de 2.500 faculdades e 20 mil estudantes.

Vista panorâmica de uma cidade

Descrição gerada automaticamente
Vista do estádio da cidade. Foto: Blog Onde e Quando Viajar

Entre os grandes colégios locais, está o Malatya Science High School. Uma tradicional escola turca, que tem um forte investimento público da região de Malatya.

No futebol, o time da cidade procura uma maior representatividade no cenário turco

Como dito aqui antes, o time da cidade é o Yeni Malatyaspor. A história da equipe começa no ano de 1986. Por curiosidade, as primeiras cores oficiais da equipe, foram o laranja e o verde, mudando com o passar dos anos.

Uma equipe recente no cenário nacional turco, e que começa a ter campanhas de destaque nas divisões menores do futebol local. Campeão da terceira divisão nacional na temporada 1998/99, conquista o acesso à segunda divisão.

Dali em diante, uma queda da equipe que se destacou, deixou o time na Liga Amadora da Turquia. O retorno para a terceira divisão, aconteceria apenas na temporada 2006/07. Na temporada seguinte, a equipe atinge os playoffs para retornar à 2ª divisão nacional, mas acaba eliminada no mata mata.

Em 2012, a equipe confirma a alteração das cores oficiais do time para o preto e amarelo, aprovada pela federação turca e pela UEFA. Três anos depois, as novas cores e a equipe montada no decorrer desse período, daria frutos para a equipe da cidade de Malatya.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Malatyaspor perfilado. Foto: Portal Revista Serie Z

O acesso à primeira divisão nacional é confirmado em 2015. Para a temporada seguinte, uma curiosidade histórica marcou a equipe: 2016 é o ano em que o primeiro jogador estrangeiro da história do Malatyaspor é contratado.

O meia atacante nigeriano Sunday Mba é contratado pela equipe de Malatya em 2015, e permaneceu na equipe turca até 2017. Ao longo de sua passagem pelo time turco, o jogador fez 54 jogos e marcou oito gols. Além de ser um dos jogadores de destaque no time, o nigeriano era constantemente convocado para a seleção da Nigéria.

Atualmente, a equipe turca é a última colocada na competição nacional, e nos últimos cinco jogos, apenas dois empates e três derrotas. A campanha do Malatyaspor até agora é de 16 pontos em 22 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e 14 derrotas em toda a competição.

Mesmo com o time correndo um sério risco de rebaixamento essa temporada, a equipe ainda pode se salvar. A diferença do Malatyaspor para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é de 10 pontos, e ainda faltam 16 rodadas para o fim do Campeonato Turco.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol turco? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que acontece no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo