O sistema de campeonatos, jogos e premiações no futebol da Inglaterra geralmente é muito generoso em relação aos seus profissionais, que podem contar com uma infraestrutura bem moderna.

Porém, nem sempre é assim que acontece com alguns clubes menores, que sonham em um dia poder brilhar dentro de campo e atrair milhares de pessoas para os estádios.

Foi pensando nisso, que a Federação Nacional de Esportes da Inglaterra agiu rapidamente, para abrir mais espaço e dar mais visibilidade para times de futebol menores e iniciantes.

A FA qualificação Trophy, ou o Troféu Desafio pertencente à Associação de Futebol da Inglaterra, geralmente conhecido como Troféu FA, é uma competição de Copa eliminatória do futebol masculino.

ORIGEM DA FA TROPHY

O Troféu desafio F.A. chamado de Football Association Challenge Trophy pelos ingleses, é uma competição masculina de mata-mata, que é administrada pela English Football Association, e engloba equipes semi-profissionais.

(crédito: ogol.com.br) Logomarca da FA Trophy

A competição surgiu no ano de 1969 e foi criada com a intenção de incluir pequenos clubes iniciantes de futebol que geralmente realizavam pagamentos de valores aos seus jogadores, o que eliminava seu direito de serem incluídos nas Ligas, inclusive nas Ligas amadoras.

Um dos maiores sonhos da maioria dos times iniciantes naquela época era poderem competir com outros clubes maiores, e terem a chance de jogar dentro do Grande Estádio de Wembley, o maior estádio do Reino Unido com capacidade para 90.000 torcedores.

Alguns clubes amadores já participavam em torneios pela F.A. Amateur Cup, mas os clubes que realizavam alguma forma de pagamento, diretamente aos seus jogadores, não tinham direito de acesso a Liga amadora.

Então, a criação do Troféu desafio, foi fundamental para sanar essas barreiras, e isso acabou beneficiando muitas equipes.  

INÍCIO DOS JOGOS

As primeiras equipes a serem incluídas na competição F.A. Trophy foram Macclesfield Town da 1ª Liga do Norte, que venceu a outra equipe do Telford United, da Liga do Sul, na final. Os times que pertenciam à Premier League Northern detiveram por um bom tempo o maior número de vitórias na competição, praticamente por uma década inteira.

Em meados de 1974, os dirigentes da Copa FA amadora decidiram eliminar o status oficial, profissional versus amador, entre os clubes profissionais e amadores e isso acabou gerando uma interrupção de seus campeonatos.

Com esse procedimento adotado, a Copa FA Trophy acabou recebendo um enorme número de clubes para participar de seus jogos, e logo no começo já apareceram cerca de 300 clubes participantes. Com o tempo, porém, esse número foi se reduzindo gradativamente. Em 1991, havia cerca de 120 clubes participantes.

Em 1978, os dirigentes da FA Trophy decidiram alterar o dia da final do seu campeonato, para um sábado imediatamente seguinte à final da Copa FA amadora, com o objetivo de proporcionar ao Troféu Cup um tempo maior de vida e também para evitar alguns tipos de conflitos que existiam na época, envolvendo as outras Ligas.

Naquela época, havia um certo ressentimento entre as Ligas que desejavam obter um prestígio maior que as outras Ligas, e a F.A. Trophy Cup geralmente acabava sofrendo esse tipo de perseguição.  

CLUBES E TÉCNICOS DE DESTAQUE

Em 1979, os coordenadores das Ligas Norte e Sul se reuniram e decidiram criar uma nova aliança de clubes entre elas, denominada como Alliance Premier League.

Ela foi a primeira Liga, independente da principal Liga de futebol da Inglaterra, a cobrir todo o País. Dos anos 1979 até 2004, a Alliance Premier League acabou formando o que nós conhecemos hoje como o nível 5 do sistema de ligas do futebol na Inglaterra.

Ela inicialmente começou com uma divisão única, mas depois após 2004, duas divisões extras foram adicionadas ao nível 6.

Os primeiros clubes a serem incluídos naquela Alliance foram retirados das Ligas Norte e Sul, como membros fundadores.

Aquelas novas equipes da Alliance Premier League acabaram dominando o F.A. Trophy Cup por um bom tempo durante a década de 1980.

Um grande coordenador de futebol que também se sobressaiu muito em seus trabalhos em benefício do futebol inglês, foi o técnico Martin O’Neill. Ele conseguiu preparar muito bem a equipe do Wycombe Wanderers que conquistaram a vitória do troféu por 2 vezes.

Uma outra lenda do futebol inglês foi o técnico Geoff Chapple, que obteve diversas proezas dentro da Copa Trophy. Chapple havia sido um atacante do futebol amador inglês, mas acabou quebrando a perna em um jogo pela FA Vase em 1980, e precisou encerrar sua carreira.

(crédito: the comet.net) Mark Stimson (esq.) técnico do Stevenage Borough

Porém como treinador e técnico foi brilhante e marcou uma época no futebol da Inglaterra. Chapple conseguiu obter vitórias dentro da F.A. Trophy Cup por 5 vezes em um período de 7 anos.

Através da sua liderança, o clube Woking faturou o troféu 3 vezes nos anos 1994, 1995 e 1997. E com o clube Kingstonian eles venceram por 2 vezes, em 1999 e no ano 2000.

Além de O’Neill e Chapple, um outro grande visionário do futebol inglês foi o gerente coordenador de futebol Mark Stimson, que surgiu depois daquela temporada de grande sucesso de Chapple.

Stimson também contribuiu muito para que o clube Grays Athletic obtivesse a sua vitória em 2 ocasiões, em 2005 e 2006, ao garantir o troféu para a equipe. Logo depois, em 2007, Stimson também garantiu a posse do troféu para a equipe do Stevenage Borough, com uma grande vitória na final.            

NOVAS REALIZAÇÕES

Durante todos esses anos, as normas para os clubes que desejam participar da F.A. Trophy Cup apresentaram algumas alterações. Mas depois de 2008, a competição passou a aceitar também times que disputam seus jogos nas etapas 1 a 4 do sistema Nacional de Ligas, que são equivalentes aos níveis de 5 a 8 pelo sistema geral da Liga Inglesa de futebol.

Essa mudança passou a incluir também a Liga Nacional, a liga do Sul, a liga Isthmian, e a Liga Premier do Norte.

No ano de 2007, houve um recorde de público para assistir à final do campeonato da F.A. Trophy Cup. Foi no suntuoso estádio Wembley, que uma multidão de torcedores, cerca de 53.280 pessoas, puderam vibrar com um jogo histórico entre o Stevenage Borough X Kidderminster Harriers. Naquele jogo a vitória foi para o Stevenage.

(crédito: canal londres.tv) Estádio Wembley lotado.

Houve também o fato histórico de que 3 times do País de Gales conquistaram suas vitórias, e levaram para casa o troféu F.A.  Foram os times: Bangor City, em 1984; Newport County, em 2012; e o clube Wrexham com 2 vitórias, 2013, e 2015.

O campeão e vencedor do troféu mais recente é o clube Hornchurch que derrotou o time dos Hereford, na última disputa pela final, em maio de 2021.

No ano 2000, o estádio Wembley precisou ser fechado para reformas.

Durante o período de reformas em que o estádio Wembley passou, os jogos foram realizados no estádio Villa Park, e também no West Ham United Football Club Training Ground.

(crédito: the athletic.com) Hornchurch FC comemorando a vitória do troféu.

Os grandes times recordistas de premiações pela FA são os clubes: Woking, e outros 2 times, o Scarborough FC e o Telford United, todos com 3 vitórias cada um.

O campeão e vencedor do troféu mais recente é o clube Hornchurch que derrotou o time dos Hereford, na última disputa pela final, em maio de 2021.

ALVOS À FRENTE

De acordo com os coordenadores da corporação, a FA Trophy Cup possui novos e ambiciosos projetos a executar para os próximos anos. E eles mencionaram em seu site oficial, o site: thefa.com:

“Nosso plano estratégico até 2024 visa levar a FA e o futebol inglês adiante com liderança ousada e metas ambiciosas. Nossa visão continua sendo a de aproximar ainda mais todas as partes do jogo e deixar uma nação inspirada.”

Todos nós podemos ter certeza de que esses objetivos serão alcançados.

Afinal de contas a FA Trophy Cup já começou lá em 1969 com grande sucesso.

O que você achou dessas experiências tão empolgantes do futebol inglês?

Deixe aqui conosco a sua opinião, amigo torcedor.

E vamos juntos com a equipe Bets, torcendo com você!

Compartilhe esse conteudo