Estonia Copa.png
LOGO DA COPA DA ESTÔNIA. FONTE: https://www.transfermarkt.pt/eesti-karikas/startseite/pokalwettbewerb/ESTP

A Copa da Estonia é um torneio 100% nacional, apenas os clubes nacionais disputam os jogos. Esse elemento torna a competição muito mais acirrada e interessante

A Copa da Estônia em si possui uma grande importância para o futebol do país, mas poucas pessoas que não acompanham o futebol estoniano, sabem dessa grande importância que esta competição tem por lá, principalmente para as próprias equipes e para os seus torcedores.

Isso porque, é evidente que muitas pessoas não conhecem o futebol estoniano (independente da competição de futebol que é disputada por lá), pois é um país onde o futebol não tem como às suas principais características o alto nível de jogadores e disputa e isso acaba favorecendo e muito para o futebol da Estônia ter pouco destaque no futebol mundial.

Um país em que o nível do futebol, ao contrário de países que são referências futebolísticas, onde as ligas destes são disputadas em alto nível e com grandes jogadores, está longe de ser muito elevado.

Mas mesmo assim, os torcedores estonianos, sempre esperam pelo início dos campeonatos de futebol do país e torcem para as suas equipes vencer os principais campeonatos de futebol de lá, já que ao contrário do futebol mundial como um todo, lá no país da Estônia, o campeão das principais competições de futebol, fica em evidência.

Um clube ficar em evidência no futebol estoniano significa que, aquele clube não ganhará destaque no futebol mundial em si, mas terá um enorme destaque no futebol estoniano, pelo menos naquela temporada onde a equipe foi campeã.

E, caso mantenha uma boa sequência de resultados e desempenhos nas partidas das próximas temporadas, mesmo que a equipe não vença nenhum campeonato nestas temporadas seguintes, a evidência da equipe se mantém.

A equipe consequentemente, ganha um grande destaque ao manter-se entre os melhores e jogando de igual para igual, mesmo sem conquistar títulos nestas temporadas seguintes do seu título conquistado.

Um exemplo evidente desta situação, é a equipe do Levadia, que é uma das mais tradicionais equipes do futebol estoniano.

Levadia fc.png
LOGO DO TIME DO LEVADIA. FONTE: https://www.espn.com.br/futebol/time/elenco/_/id/2540/fc-levadia-tallinn

O TIME DO LEVADIA É UM DOS CLUBES MAIS TRADICIONAIS DE FUTEBOL DA ESTÔNIA

Na temporada de 2017 – 2018, o time do Levadia venceu a Copa da Estônia, e venceu mais um título da Supercopa da Estônia.

O clube foi vencer uma competição de futebol novamente, apenas 3 temporadas após seus últimos títulos.

Claro que o clube não ficou muitas temporadas sem conquistar um título, mas nas temporadas em que não conquistou nenhum título, o clube se manteve em evidência, pois mesmo assim, jogava de igual para igual com os campeões do futebol estoniano entre esses anos.

Ou seja, o time do Levadia, mesmo sem vencer título nenhum em algumas temporadas recentes do futebol estoniano, continuou tendo destaque no futebol do país, pois continuou jogando de igual para igual com as equipes que eram campeãs do futebol local.

Outro fator que faz com que a equipe do Levadia se mantenha entre as equipes de maior destaque do futebol estoniano, independente se esta conquistou algum título na temporada, é a sua grandeza e tradição no futebol estoniano.

Sendo uma das maiores equipes do país, automaticamente o time tem destaque em todas as temporadas no futebol de lá.

É como a própria equipe do Manchester United.

A equipe do Manchester United, atualmente, não é a principal equipe do futebol inglês em termos de títulos importantes conquistados recentemente, pois o time não vem vencendo campeonatos de futebol recentemente.

Tendo sido os últimos títulos da equipe do Manchester United, na temporada de 2016 – 2017, vencendo a Copa da Liga Inglesa e a Liga Europa, mas ninguém discute a sua enorme grandeza no futebol inglês, e no futebol mundial como um todo.

Por exemplo, a própria equipe do Manchester City, que é um dos principais rivais da equipe do United, é o atual campeão inglês, e por ser o a atual campeão nacional, acaba ganhando um pouco mais de destaque do que a equipe do Manchester United no futebol inglês atualmente.

Por isso, é claro que os times que são os atuais campeões das principais ligas nacionais de futebol, acabam tendo destaque do que equipes que são até maiores, historicamente, no futebol do país, isso é evidente.

Mas como a questão em si, é sobre times que mesmo sem vencer campeonatos nacionais em um período, continuam tendo destaque, o time do Manchester United no caso, continua sendo um enorme destaque nacional, pois é a maior equipe do futebol inglês de todos os tempos e isso também contribui para a equipe se manter em destaque no futebol nacional.

Levadia Copa da Estonia.jpg
O TIME DO LEVADIA, ALÉM DE SER O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DA COPA DA ESTÔNIA, É TAMBÉM UM DOS MAIORES CAMPEÕES DA HISTÓRIA DO FUTEBOL ESTONIANO COMO UM TODO. CRÉDITOS DA IMAGEM FOTO POR: KEN MURK / ERR

O caso da equipe do Levadia, em termos de relevância no futebol do seu país, é bem parecido.

O time do Levadia, mesmo ficando um tempo sem vencer títulos, se manteve em destaque no futebol estoniano, pois, assim como o time do Manchester United, é um dos maiores vencedores do futebol nacional.

Ou seja, não tem como a equipe não se destacar no futebol do país, sendo uma das mais vencedoras da história do futebol local.

O Levadia, por exemplo, é o time que mais venceu a Copa da Estônia na história da competição, ou seja, é o maior campeão da história da Copa da Estônia.

Outro destaque na Copa da Estônia, por sua vez, é a equipe do Flora, que tem 8 títulos da Copa da Estônia, e consequentemente, é um dos maiores destaques do futebol estoniano como clube.

Flora.jpg
O TIME DO FLORA É UM DOS MAIORES DESTAQUES NA HISTÓRIA DO FUTEBOL ESTONIANO, COM VÁRIOS TÍTULOS DAS PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DO PAÍS. FONTE: https://www.goalzz.com/?team=572

A atual Copa da Estônia está em andamento, ou seja, não sabemos quem vai ser o campeão da competição nesta temporada.

O fato é que o título da tão cobiçada competição será disputado até o final pelos clubes que conseguirem seguir até as fases decisivas da Copa da Estônia da atual temporada.

Compartilhe esse conteudo