Um dos estaduais que começaram mais cedo no ano de 2022, o Sergipano já caminha para o fim da primeira etapa do torneio

Saiba tudo sobre a competição que tem no Sergipe e no Confiança os grandes times do estado.

Com quase 100 edições realizadas do torneio, o Campeonato Sergipano tem no Sergipe e no Confiança os grandes times do estado e maiores vencedores do torneio. Sergipe com 36 e o Confiança com 27 conquistas do campeonato estadual, são os eternos rivais e clubes mais vitoriosos do estado.

Depois dos grandes rivais estaduais, o Itabaiana é o terceiro time mais vencedor do estado com 10 conquistas, com o Cotinguiba com 6 títulos, o Santa Cruz com 5, Vasco com 4, Pirambu e Palestra com 3, Ipiranga, América e River Plate com 2, e Lagartense, Riachuelo, Industrial, Passagem e Freipaulistano, com 1 taça cada, fechando a lista dos campeões do estadual.

Mesa de vidro

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Troféu do Campeonato. Foto: Globo Esporte

O atual campeão Sergipe em busca do bicampeonato estadual, repetindo o fato que não acontece desde os anos de 1999 e 2000. Já pelo lado do Confiança, a expectativa para esse ano é retomar o caminho das conquistas, tendo em vista que não vence a competição desde 2020.

Com 112 anos, o Sergipe é o grande campeão da competição

A equipe que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro atualmente, já teve campanhas de destaque no cenário nacional, e em divisões acima da que disputa atualmente. Com 36 conquistas do Campeonato Sergipano, o time é o maior vencedor do torneio estadual.

A rivalidade com o Confiança, é um capítulo à parte na história do Campeonato Sergipano. No “Derby Sergipano”, a vantagem é do rival. No histórico geral, o Confiança tem 167 vitórias contra 152 do Sergipe.

Grupo de pessoas posando para foto de uniforme

Descrição gerada automaticamente
Sergipe levanta a taça da competição. Foto: Globo Esporte

Porém, o que se viu no último jogo válido pelo Campeonato Sergipano, foi uma vitória sofrida do Sergipe, encerrando um jejum que durava 10 jogos sem vencer o maior rival pelo clássico estadual.

Pelo Campeonato Brasileiro da Série D, o Sergipe quase se classificou para a disputa de uma vaga na Série C, encerrando a sua participação no torneio nacional com 23 pontos conquistados em 14 jogos, terminando três pontos atrás do Itabaiana.

O Confiança é o segundo time no número de conquistas do estadual

Com o último título do estadual pela equipe do Confiança em 2020, a expectativa da torcida e do clube é de retomar o caminho da conquista estadual nessa temporada.

Mesmo vindo de um rebaixamento para a Série C, o Confiança tem na reestruturação da equipe, feita na última janela de transferências, a expectativa para retomar a soberania estadual.

O time ao longo da competição nacional no ano passado teve 37 pontos em 38 jogos, com a campanha de nove vitórias, 10 empates e 19 derrotas. O Confiança encerrou sua participação na Série B do Brasileirão em 19º lugar na classificação geral.

Jogador de futebol americano

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Confiança campeão sergipano de 2020. Foto: Portal Só Sergipe

Por curiosidade, a equipe de Sergipe, no ano de 2002, fez história no futebol nacional representando o estado na Copa do Brasil. Com uma campanha positiva e eliminando times conhecidos no cenário nacional como Juazeiro e CSA, o time do Confiança avançou até as oitavas de final, caindo para o Brasiliense.

Aquele ano ficou marcado como a melhor campanha do Confiança em uma competição nacional, e deixou a lembrança da forte equipe sergipana no coração de seus torcedores.

Além da dupla de maior rivalidade no estado, o Itabaiana é um adversário de peso

O terceiro time do estado no ranking de conquistas do Campeonato Sergipano com 10 títulos da competição, o Itabaiana costuma dar trabalho para Sergipe e Confiança na disputa do estadual.

Com as conquistas nos anos de 1969, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1997, 2005 e 2012, o time de Sergipe, mesmo não possuindo um destaque no cenário nacional como os dois rivais de maior tradição, costuma complicar a vida dos rivais.

A equipe que foi eliminada da Copa do Nordeste nessa temporada, e do Brasileirão da Série D na temporada passada, busca retomar o caminho das conquistas no seu estado, já que a equipe não vence o estadual desde 2012.

O ano, por sinal, marcou uma das finais mais agradáveis e emocionantes dos últimos anos do Campeonato Sergipano. A vitória em cima do Confiança no primeiro jogo da decisão por 3 a 1, deram ao time a tranquilidade para segurar o resultado conquistado.

No jogo da volta, mesmo com a derrota em 1 a 0 para o Confiança, o Itabaiana levantou o seu 10º título estadual em sua história.

Formato de disputa do Campeonato Sergipano

Dividido em dois turnos, o campeonato de Sergipe tem no mata-mata a fase mais emocionante do torneio. Com dois grupos de cinco equipes, o campeonato local tem o enfrentamento de todos os times na primeira fase.

Após os confrontos iniciais, classificam-se os dois melhores times de cada grupo e o torneio tem o primeiro mata-mata, que decide o vencedor do “turno”. Na sequência, a mesma fórmula é aplicada para o “returno”. Por fim, os dois vencedores de cada parte do campeonato, se enfrentam em uma final de duas partidas.

Na última edição, o título do Sergipe foi conquistado depois de dois jogos difíceis contra o time do Lagarto. Com o primeiro jogo em casa, a Arena Batistão, estádio do Sergipe, estava lotada. A vitória por 3 a 1 deu o fôlego necessário para o maior campeão do estado ir confortável para o jogo da volta.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Confiança x Sergipe é a maior rivalidade do estado. Foto: Globo Esporte

Na casa do Lagarto, mesmo com a derrota por 1 a 0, o time do Sergipe levantou o troféu e se sagrou campeão. Mas, e para você? Quem vence o Campeonato Sergipano de 2022? Deixa seu palpite aqui nos comentários.

E fica ligado no Bets, porque aqui, você não perde nenhum lance e acompanha tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo