Conheça a Liga semiprofissional disputada entre os times da província de Ontario.

Uma das mais tradicionais competições do território canadense, a Canadian Soccer League teve seu início de disputa em 1926. Criada com o intuito de ser a grande competição nacional do esporte local, acabou perdendo espaço para a Canadian Championship.

Atualmente, é um torneio semiprofissional, disputado por oito times, e todas as equipes são da província de Ontario. Uma das grandes regiões do país, que tem no Scarborough o atual vencedor da competição.

Bolo com cobertura de entrada de estabelecimento

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Troféu da competição canadense entregue ao campeão da Canadian Soccer League. Foto: Canadian Soccer League Official

Além disso, mostra no Toronto Croatia, o domínio da maior parte das conquistas do troféu regional. O clube que venceu o seu primeiro torneio da competição em 1970, é detentor de mais seis troféus na era moderna da disputa, nos anos de 2000, 2004, 2007, 2011, 2012 e 2015.

A criação do torneio surge com o intuito de ser a Copa do Canadá

Disputada inicialmente no formato de mata mata, atualmente os oito clubes da edição do torneio, se enfrentam em turno e returno, com 14 rodadas da competição nacional.

Criada pelo governo local com o intuito de estimular o futebol canadense nos anos 1970, ao longo dos anos outras competições como a Canadian Championship, assumem o posto de principal torneio nacional.

Porém, a Canadian Soccer League, possui na sua essência tudo que um bom jogo de futebol pode proporcionar aos amantes do esporte: disputas com rivalidade, emoção, técnica e torcidas apaixonadas.

Fundado em 2014, o Scarborough é o atual vencedor da competição

Mesmo com a pouco tempo de atividade, o vencedor da Canadian Soccer League em 2021, acumula algumas campanhas de destaque no cenário do torneio nacional. Além de vencer o torneio no ano passado, a outra conquista aconteceu no ano de 2019.

Naquela oportunidade, a caminha do Scarborough não deixou a desejar. Com 10 times na disputa e os playoffs finais como parte da competição, o time chegou ao segundo lugar na classificação inicial do torneio.

Dali em diante, o caminho da equipe de Ontario foi de vitórias e soberania, passando por todos os adversários que apareciam pela frente da equipe. No final, a conquista do título, corou uma temporada fantástica do time.

Em 2019, ao todo, foram 15 jogos, sendo de 12 vitórias na competição, com três empates e três derrotas. Já para o ano seguinte, a campanha que não teve nenhum empate, colocou o time no primeiro lugar da classificação geral.

Grupo de pessoas posando para foto com bola de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Scarborough perfilados antes do jogo da equipe. Foto: Facebook

Na final contra o time do Vorkuta FC, mesmo perdendo o título para o rival, um dos destaques da equipe foi Moussa Limane. O atacante de origem africana, assinalou sete gols no torneio, e foi o goleador máximo da edição.

Na última temporada, o Scarborough teve uma campanha impecável, terminando a fase classificatória em segundo lugar. A disputa que contou mais sete times, além do Scarborough, fez com que o time tivesse ao longo de sua trajetória no torneio, cinco vitórias e dois empates.

O título, conquistado na revanche local contra o Vorkuta, foi decidido com uma goleada em cima do adversário. O resultado de 4 a 1, mostrava a superioridade do time em relação ao rival, e vingou ao clube que havia perdido o título nacional na temporada anterior.

Entre os vencedores, o maior deles: Toronto Croatia

Dono de grandes campanhas na competição semiprofissional local, a última conquista do Croatia aconteceu no ano de 2015. Na fase inicial daquele ano, a competição contou com 12 times na disputa.

O Croatia se sobressai aos demais, e termina em segundo lugar no torneio nacional, ficando atrás apenas do Serbian White Eagles. A campanha sensacional do Toronto, mostrou uma equipe sólida na defesa e muito forte no ataque.

Ao longo da trajetória do time do Croatia, foram 22 partidas disputadas, com 15 vitórias do time de Ontario. Além disso, foram mais três empates e quatro derrotas. No final, o saldo de gols da equipe era o maior entre todos os times, terminando a competição com o saldo de gols positivo em +39.

Foram 57 gols marcados na fase inicial do torneio, e 18 gols sofridos, que davam o retrato de como a equipe se portava diante de seus adversários. Além disso, deram ao Toronto Croatia o melhor ataque e a melhor defesa do torneio.

Grupo de pessoas com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Croatia comemoram conquista do torneio. Foto: Canadian Soccer League Official

Depois disso, o caminho até a final, foi marcado por grandes jogos. Nos playoffs finais do torneio, o primeiro adversário foi o time do Milton Sport Club. Com uma vitória maiúscula por 4 a 0 contra o rival, o Croatia passava para a próxima fase.

Na sequência, o York Region Shooters seria o adversário. No confronto equilibrado, a vitória por 3 a 2, classificou o time para a grande decisão, contra o SC Waterloo.

Recheada de emoção ao longo do jogo, a decisão do torneio teve o placar magro de 1 a 0 para o Croatia, que pressionou o time adversário ao longo da partida, e obteve êxito no seu ataque efetivo daquela temporada.

Entre os campeões, poucas surpresas

Além do Toronto com seis títulos na era moderna, o York Region Shooters vem na sequência no quadro de conquistas, com três troféus vencidos pela equipe de Ontario.

Depois disso, o Serbian White, Catharines Wolves, Vorkuta e Scarborough com dois títulos, e Toronto Olympians, Trois-Rivieres, Waterloo, Ottawa Wizards, Brampton, Brantford e Oakville com um título para cada clube.

Pessoas jogando futebol em um campo

Descrição gerada automaticamente
A liga tem um jogo disputado entre as equipes. Foto: CSL Official

A temporada 2022 da competição canadense tem a previsão de início para março desse ano, com o término dela em novembro.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol canadense? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo