Saiba mais sobre o Sporting Kansas City

Larissa Tosca
Larissa Tosca,
5 em minutos de leitura
Saiba mais sobre o Sporting Kansas City

Conheça a história do único time profissional do Kansas, também bicampeão na maior liga de futebol da América do Norte, a Major League Soccer (MLS).

Foi fundado em 1995, em Kansas City, no estado do Kansas por Lamar Hunt. Hunt era um dos maiores empresários no cenário do futebol nacional, como também o dono e fundador da própria MLS e outras associações esportivas.

O Sporting nasceu, na verdade, como Kansas City Wiz. Até hoje, é a única franquia profissional cuja sede é no Kansas.

A Major League Soccer, apesar de ter uma história longa de criação, teve sua primeira temporada em 1996. Começou com 10 franquias, que foram surgindo ao longo da década de 90 para debutar na liga. O KC Wiz era uma delas.

Para organizar a temporada da MLS, as franquias foram separadas em duas divisões, ou melhor, conferências: Western e Eastern Conference. O Wiz, à priori, fica na Western (Conferência Oeste), apesar de ter sido transferido para a Eastern (Conferência Leste), em 2005. Em 2015, o time volta a compor a divisão oeste da MLS.

O KC Wiz estreia na MLS em sua primeira temporada, de 1996, e faz uma boa campanha, acumulando 17 vitórias e 15 derrotas que o levam aos primeiros playoffs da liga. Apesar de não passar das finais da conferência, consegue um bom posicionamento ao fim da campanha, finalizando em terceiro lugar no quadro de sua conferência.

Ao longo da temporada, o clube adota o famoso nome “Wizards” para substituir o nome de fundação, isso ocorre por conta de questões legais de apropriação relatadas por uma empresa de eletrônicos chamada “The Wiz”.

Na temporada seguinte, consegue crescer ainda mais na liga, ganhando notoriedade após titular em primeiro lugar na Conferência Oeste e segundo nos quadros gerais. Finaliza a campanha regular com um saldo de 21—11.

Infelizmente, pelos próximos dois anos, o time decai gravemente, chegando a saldar 12—20 e 8—24 nas temporadas de 1998 e 1999, respectivamente.

Por quatro anos, a Major Soccer League mantinha uma estrutura específica na liga. Empates não eram permitidos nas partidas, e a vitória era decidida através dos famosos “shootouts”, uma espécie de pênalti ao fim do segundo tempo.

No entanto, em 2000, a MSL resolve abolir a regra, e os empates se tornam atividade legal e recorrente.

No mesmo ano, o Wizards renasce das cinzas após uma temporada brilhante, onde finaliza com 16—9—7 (v—d—e) e se classifica pela primeira vez à MLS Cup, o torneio pós série de conferências onde é decidido o vencedor da temporada.

Com placar de 1x0 contra o Chicago Fire, o Wizards vence seu primeiro título na MLS e se torna campeão da temporada de 2000.

Além da vitória na liga, ainda é premiado com seu primeiro e único Supporter’s Shield, um prêmio entregue ao time com melhor pontuação na temporada.

blog photos
15 de outubro de 2000: Uma visão do Kansas City Wizards celebrando sua vitória após a MLS Cup 2000 contra o Chicago Fire, no RFK Stadium, em Washington, D.C. O Wizards derrotou o Fire de 1x0. (Crédito da imagem: Al Bello /Allsport via Getty Images)

Nos próximos dois anos pós vitória, o time do Kansas passa por temporadas difíceis, gerando um desempenho mediano para o Wizards, que cai brevemente nos posicionamentos.

A sorte começa a mudar, no entanto, somente em 2003, quando termina em segundo lugar na conferência.

Na temporada de 2004, consegue ascender um pouco mais na liga com seus 14—7—9 de saldo, e sobe para o primeiro lugar na Western Conference e segundo nos quadros gerais da MLS.

Em 2005, como mencionado, o KC Wizards é transferido para a Eastern Conference, onde fica até 2010. Nesse meio tempo, o time vive uma constância mediana de desempenho, com quedas pontuais, mas sem nenhuma aparição considerável na liga.

Com o retorno à Western, o KC Wizards também muda de nome e sede. Passa a se chamar Sporting Kansas City e seus jogos em casa passam a ocorrer no Children’s Mercy Park, em no Kansas.

É apenas em 2012 que a performance muda de maneira dramaticamente positiva. O SKC, que já era um time popular, ainda que passasse por fases medíocres, volta a brilhar entre a elite do futebol norte-americano.

Finaliza com 18—9—7 para ocupar o primeiro lugar na Western e o segundo nos quadros da MLS.

Para a temporada de 2013, pegando o impulso da anterior, o Wizards – como ainda é chamado pelos fãs – segue uma campanha de excelentes rendimentos, que o levam, mais uma vez, à MLS Cup.

Na final contra o Real Salt Lake, o SKC derrota o time nos pênaltis de 7x6, após um empate de 1x1, em casa, e leva mais um título na liga.

blog photos
KANSAS CITY, KS – 7 DE DEZEMBRO: Membros do Sporting Kansas City celebram com o troéu após vencer a final da MLS Cup contra o Real Salt Lake, no Sporting Park, no dia 7 de dezembro de 2013, em Kansas City, no Kansas. (Foto por Ed Zurga/Getty Images)

Pelas próximas temporadas, o time desempenha uma excelente performance, que garante bons posicionamentos nos quadros da MLS.

Uma leve queda de pontos em 2017 coloca o time em quinto lugar e décimo primeiro na conferência e quadros gerais, respectivamente, mas na temporada seguinte, o Wizards retoma o posicionamento no primeiro lugar da sua divisão.

Nas temporadas de 2019 e 2020, o time volta a decair na liga, ainda que não de maneira drástica. Mas se recupera na temporada de 2021, quando finaliza com 17—7—10 para ocupar o terceiro lugar na Western Conference.

Nessa última temporada, o Sporting Kansas City chega até os playoffs da MLS Cup, mas é eliminado pelo Real Salt Lake nas semifinais da Conferência Oeste.

O time começa a nova temporada bem, sendo as primeiras partidas livres de derrota. A expectativa é de uma campanha promissora, como promete o técnico Peter Vermes.

blog photos
KANSAS CITY, KS – 5 DE MARÇO: Remi Walter (camisa 54) do Sporting Kansas City celebra com colega de time após marcar o único gol da partida contra o Houston Dynamo durante o segundo tempo, no Children's Mercy Park, no dia 5 de março de 2022, em Kansas City, Kansas. (Foto por Kyle Rivas/Getty Images)

Se você é apaixonado por futebol e gosta de ler notícias e artigos sobre seus times preferidos, o Bets é o seu lugar. Navegue por uma plataforma recheada de conteúdo esportivo de qualidade, e descubra muito mais sobre as maiores ligas do mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Palmeiras pode até perder do Cerro Porteno para avançarPalmeiras pode até perder do Cerro Porteno para avançar
Palmeiras pode até perder do Cerro Porteno para avançar

Verdão venceu o jogo de ia por 3 a 0 e está confortável para se classificar na Copa Libertadores da América O Palmeiras recebe o Cerro Porteño às 19h15, no Allianz Parque, nesta quarta feira (6 de julho), para confirmar a classificação às quartas ...

Gab
2 em minutos de leitura
#Brasil,#Libertadores da Ámerica,#Flamengo,#Futebol,#Notícias do Dia

Flamengo terá Gabigol e Pedro para enfrentar Tolima

Dorival Junior deve escalar os dois centroavantes no comando de ataque, embora o Mengão tenha a vantagem do empate O Flamengo decide a sua classificação para as quartas de final...

Gab

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Brasileirão Serie C,#Paysandu,#Futebol,#Notícias do Dia

Paysandu lança promoção de ingressos para jogo contra o Confiança no sábado, confira agora.

O Papão da Curuzu irá receber os sergipanos no próximo sábado (09/07), às 19h, na Curuzu, pela décima quarta rodada da terceira divisão do futebol nacional. E numa estratégia par...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Brasileirão Série D,#Amazonas,#Futebol,#Notícias do Dia

Pedro Igor e Luiz Henrique chegam no Amazonas para reforçar a Onça Pintada na Série D.

Após uma excelente campanha na Série D, hoje a Onça Pintada é a atual líder do grupo A1, além da equipe já estar com seu passaporte carimbado para disputar o mata-mata da quarta d...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Libertadores da Ámerica,#Atlético Mineiro,#Emelec,#Futebol,#Notícias do Dia

Hulk põe o Atlético de Mineiro nas quartas-de-final da Libertadores

Desta vez, no Mineirão, o camisa 7 do Galo acertou a cobrança de pênalti e fez o gol que classificou os mineiros O Atlético Mineiro sofreu, mas conseguiu avançar de fase na Copa...

Gab

2 em minutos de leitura