O Kapaz do Azerbaijão é um time profissional de futebol com sede oficial na cidade de Ganja, no Azerbeijão. O time integra uma posição de prestígio no País, disputando na primeira divisão do Azerbaijão.

O time, que também é conhecido na região como ‘’Os montanhistas’’, ‘’Armada invencível’’ e ‘’os amarelos-azuis'’ possui um estádio próprio, o Ganja City Stadium, com uma grande capacidade, capaz de abrigar mais de 25 mil torcedores.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre esse time e as suas principais conquistas nacionais e internacionais. Além disso, vamos conhecer um pouco mais sobre os atletas que participaram desses momentos, assim como a equipe técnica e diretoria.

‌ ‌Logo do Kapaz do Azerbaijão.‌ ‌fonte: stringfixer.com



Saiba como a história do Kapaz do Azerbaijão se iniciou



A região onde o Kapaz do Azerbaijão foi fundado era de domínio soviético. Por isso mesmo, em seu primeiro ano de fundação, em 1959, ele disputou seu primeiro campeonato na Primeira Liga Soviética.

No ano de 1968, após 9 anos nessa divisão, o time finalmente conseguiu uma promoção após finalizar a temporada na primeira colocação do ranking geral, e passou a integrar a Liga Soviética.

Antes de ser popularmente conhecido como Kapaz do Azerbaijão, o time era conhecido na região por outros nomes, sendo eles Taraggi e Toxucu. Foi apenas em 1982 que o nome atual passou a ser utilizado, e se popularizou rápido.

Em 1991, ocorre um fato histórico que iria mudar para sempre a trajetória do time: a União Soviética é derrubada e chega ao fim. O Azerbaijão deixa de estar sob o poder soviético e conquista a sua independência. No mesmo ano, eles ganham o primeiro título da Premier League.

Desfile da independência do Azerbaijão.‌ ‌fonte: politicadistrial.com

O feito se repetiu três vezes ao longo da história, colocando o Kapaz do Azerbaijão em uma posição de um dos melhores times do País. Um ano especialmente marcante foi na temporada de 1997, quando terminaram de forma invicta. Em 28 jogos daquela temporada, eles conquistaram 22 vitórias.

Até os dias de hoje, o Kapaz do Azerbaijão têm um recorde em seu currículo que faz deles um time de prestígio: nenhum outro time nunca se igualou ao seu feito em 1997 no Azerbaijão. Dessa forma, eles são o único na história do País a ganhar um campeonato de forma invicta.



A primeira crise do Kapaz do Azerbaijão: Lutas financeiras



Não somente de vitórias e recordes o Kapaz do Azerbaijão construiu a sua história. Por volta de 2002, o time enfrentaria a sua primeira grande crise. Foi nessa mesma época que a equipe passou por uma forte crise financeira, que reflete até os dias de hoje em sua performance nos jogos.

Com pouco dinheiro para investir nos atletas, os Kapaz do Azerbaijão acabaram não conseguindo contratações de peso na temporada de 2002, o que consequentemente fez com que começassem a cair de colocação.

Com isso, o restante dos patrocinadores do time passou a recuar também, com a justificativa de que estavam preocupados com o futuro da franquia, e retiraram seus serviços bancários, afundando o time em uma crise ainda maior.

Como estratégia para driblar as dificuldades enfrentadas pelo clube, os novos proprietários decidiram, mesmo contra a vontade dos torcedores, alterar o nome do clube, que passaria a se chamar’ ’Ganja’’.

‌ ‌Ganja City, o estádio oficial do time. ‌ ‌fonte: wikipedia.org

Infelizmente, no ano de 2007 o time é retirado da Premier League do Azerbaijão. Com isso, eles iriam parar de competir, mas a FIFA e alguns torcedores arrecadaram fundos para que a equipe pudesse ao menos disputar na Primeira Divisão do País.

Driblando todas as dificuldades e dando uma verdadeira aula de resiliência e superação, em 2010 a sorte começa a mudar e o time conquista o primeiro lugar na Primeira divisão do Azerbaijão, finalizando a temporada com ótimos 47 pontos.

A equipe então reconquista o seu lugar na Premier League do Azerbaijão, e reconquista também o seu antigo nome, voltando a ser conhecidos como Kapaz do Azerbaijão.

Altos e baixos marcaram recorrentemente a história do clube, e os tempos sombrios retornaram no ano de 2013, quando o time novamente sofre um rebaixamento para a Primeira Divisão do Arzerbaijão, após terminar em sua pior colocação na Premier League, em 12º lugar.

Com isso, a situação financeira do clube também volta a piorar drasticamente, fazendo com que muitos jogadores deixassem a equipe por falta de pagamentos, e arrastando time para uma grande crise que perdura até os dias de hoje.


Os torcedores fies do Kapaz do Azerbaijão



Mesmo com as dificuldades do time, até os dias de hoje o Kapaz do Azerbaijão é conhecido no País por possuir a maior torcida no Azerbaijão. Em segundo lugar no ranking vem o Qarabagh FK e o Khazar Lankaran.

O Kapaz do Azerbaijão também possui o recorde de maior média de expectadores em seus jogos disputados em casa. Uma estatística levantada em 2015 constatou que o Kapaz ficou em 1º lugar em comparecimento de torcida, com mais de 15 mil fãs. Esse número é mais do que o triplo dos adversários.

Torcedores do Kapaz do Azerbaijão.‌ ‌fonte: stringfixer.com

Em 2016, mesmo ainda em forte crise, o time novamente bateu o seu próprio recorde, fazendo com que mais de 20 mil torcedores acompanhassem a partida na sua arena em Ganja, em um jogo contra o Qarabag no dia 14 de fevereiro.

O Kapaz do Azerbaijão atualmente: Como está um dos times mais famosos do Azerbaijão?

Como você viu, mesmo nos dias atuais o que não falta para o Kapaz do Azerbaijãoé torcida, de fãs fieis que aguardam ansiosamente o retorno do time para a tão sonhada Premier League, de onde permaneceu por diversas temporadas.

Mas para subir, o time precisa ter uma performance impecável no campeonato da primeira divisão, na temporada de 2022. Vamos entender um pouco mais sobre como está a trajetória do time até o momento.

Podemos dizer que a temporada atual tem gerado grandes expectativas, afinal, o time ocupa hoje a terceira colocação no ranking geral de equipes, ficando atrás apenas do Keshla 2 e do Lokbatan. O time acumula 2 vitórias, 1 derrota e 2 empates.












Compartilhe esse conteudo