Youri Tielemans, ou simplesmente Tielemans, é um jogador de futebol belga que nasceu no dia 7 de maio do ano de 1997, em Sint-Pieters-Leeuw, que é uma cidade da Bélgica.

Tielemans é um meio campista que joga, geralmente, com bastante liberdade na sua equipe no que diz respeito à em que partes do campo o jogador pode jogar no meio campo.

É claro que Tielemans tem as suas responsabilidades em campo baseado na sua posição, como é com todos os jogadores de futebol sendo que eles têm funções para desempenhar em campo, mas Tielemans tem a liberdade de jogar em várias partes do campo e não só fixo, já que ele é um jogador de bastante movimentação.

Uma das principais características do futebol de Tielemans é a armação de jogo e a sua presença no ataque.

Tielemans dá dinamismo para o seu time, sendo que além de fazer isso armando o jogo e puxando um contra – ataque, por exemplo, ele ainda apoia muito bem no campo de ataque.

Tielemans é um jogador ágil, versátil, rápido que com poucos toques na bola, pode deixar os seus companheiros de equipe em uma situação muito boa para fazer gol.

Ou seja, o meio campo ambidestro de 1,78, é bastante completo e não é aquele jogador que só atua em sua função, sendo que ele além de ser um meio campo que arma o jogo da sua equipe, ele também, frequentemente, ele costuma participar de jogadas ofensivas de sua equipe também para marcar gols, já que ele tem também uma ótima finalização.

Em breve, será falado sobre um gol que ele fez em uma final de campeonato batendo de longe, fazendo um lindo gol.

Mas antes, será falado desde a sua categoria de base, até os seus títulos conquistados até hoje sendo jogador de futebol, e sobre o seu time atual e seleção.

Tielemans iniciou novo no futebol, ainda criança, com os seus 5 anos de idade, já que ele iniciou nas categorias de base da equipe do Anderlecht no ano de 2002.

Ele ficou muitos anos nas categorias de base da equipe do Anderlecht, sendo que ele (Tielemans) jogou na base do Anderlecht de 2002 até 2013.

Foram 11 anos de Tielemans jogando na base do time do Anderlecht.

Após toda a sua base feita no clube belga, Tielemans, no mesmo ano de 2013, estreou na equipe profissional do time do Anderlecht.

Na sua primeira temporada no time profissional do Anderlecht, Tielemans já foi campeão de dois títulos, sendo que além da Supercopa da Bélgica, o time do Anderlecht conquistou naquela mesma temporada, o título do Campeonato Belga da temporada de 2013 – 2014.

Tielemans 2 anderlecht.jpg
TIELEMANS, JÁ NA SUA PRIMEIRA TEMPORADA NO TIME PROFISSIONAL DO ANDERLECHT, CONQUISTOU DOIS TÍTULOS NA EQUIPE, SENDO 1 TÍTULO DO CAMPEONATO BELGA E 1 TÍTULO DA SUPERCOPA DA BÉLGICA. FONTE: https://jovenspromessasblog.wordpress.com/2014/07/21/perfil-jovens-promessas-youri-tielemans-rsc-anderlecht/‌ ‌

Além destes títulos citados, Tielemans tem mais dois títulos conquistados junto com a equipe do Anderlecht, que são mais um título de Supercopa da Bélgica e mais um título do Campeonato Belga.

Após ter sido um grande destaque na equipe do Anderlecht, Tielemans jogou por 2 anos na equipe do Monaco, tendo jogado na equipe francesa de 2017 até 2019.

Tielemans Monaco.jpg
TIELEMANS JOGANDO PELA EQUIPE DO MONACO. FONTE: https://www.asmonaco.com/pt-pt/youri-tielemans-no-leicester-city/

Em 2019, após sair do time do Monaco, Tielemans trocou a França pela Inglaterra para jogar na equipe do Leicester City.

No time do Leicester City, Tielemans vem tendo grande destaque desde que chegou na equipe inglesa.

Um dos títulos de Tielemans na equipe do Leicester foi o título da Supercopa da Inglaterra.

Porém, o título que é o mais importante para o jogador que foi conquistado junto com a equipe do Leicester, foi o título da Copa da Inglaterra da temporada de 2020 – 2021.

No título da Copa da Inglaterra conquistado por Tielemans na equipe do Leicester City, Tielemans fez um golaço na final daquela Copa da Inglaterra, garantindo o título da equipe do Leicester pelo placar de 1 a 0 contra o Chelsea, e sendo decisivo fazendo o único gol da partida.

Foi um golaço de Tielemans, que achou um espaço e bateu de fora da área, fazendo com que ao mesmo tempo fosse lindo e tenha sido muito importante o gol para a equipe do Leicester.

Tielemans.jpg
TIELEMANS COMEMORANDO O SEU GOL NA FINAL DA COPA DA INGLATERRA DA TEMPORADA DE 2020 – 2021, QUE FOI O GOL DECISIVO PARA AQUELE TÍTULO DA EQUIPE DO LEICESTER. FOTO POR: MATT CHILDS – POOL / GETTY IMAGES

Lembrando que Tielemans, mesmo nunca tendo sido campeão da Liga dos Campeões da Europa até hoje, está com o nome na história da competição.

Tielemans é o terceiro jogador mais jovem a disputar uma partida da Liga dos Campeões da Europa na sua história.

Tielemans estreou em uma partida de Liga dos Campeões da Europa, quando tinha 16 anos e 148 dias de idade.

Desde o ano de 2016, Tielemans joga pela seleção da Bélgica.

Na Copa do Mundo de 2018, Tielemans inclusive enfrentou a seleção brasileira naquela edição de Copa do Mundo.

tielemans-marcou-o-primeiro-gol-da-belgica-contra-a-inglaterra-1605478135351_v2_4x3.jpg
TIELEMANS NA SELEÇÃO DA BÉLGICA. FOTO POR: KENZO TRIBOUILLARD / AFP

Tielemans tem algumas nomeações importantes em sua carreira, como a de estar entre 40 jovens promessas do futebol mundial do ano de 2014 e estar entre 50 jovens promessas do futebol mundial de 2016.

Tielemans, desde quando surgiu no time profissional do Anderlecht, vem se mostrando um grande jogador e com uma ótima qualidade.

Estando atualmente na equipe do Leicester, Tielemans tem sido um jogador regular nas partidas, mas de forma positiva, já que dificilmente ele venha a jogar uma partida ruim na equipe.

Tielemans é basicamente a estrutura de ataque do Leicester, o jogador que ajuda o time a chegar rápido em uma condição de gol e que frequentemente experimenta fazer um gol de longe do gol.

Com apenas 24 anos de idade, Tielemans pode e deve conquistar mais títulos em sua carreira de jogador de futebol.

Compartilhe esse conteudo