Fabián Ruiz Peña é meio campista - central do Napoli da Itália. Nascido na Espanha, o jogador começou a carreira profissional no Real Betis da Espanha, passou pelo Elche como empréstimo até ser vendido ao Napoli.

No Bétis, esteve no elenco que conseguiu subir para a La Liga na temporada 2014-15 com título da segunda divisão do Campeonato Espanhol. Já pelo Napoli, venceu a Copa da Itália na temporada 2019-20, sendo peça fundamental do técnico Luciano Spalletti.

Fabián Ruiz Peña - créditos da imagem: Coluna Barcelona

Foi convocado pela seleção espanhola sub 19 e sub 21 quando ainda jogava pelo Real Bétis e pela seleção principal fez sua estreia em 2019, com o técnico Luis Enrique e também compôs o elenco que participou da Eurocopa 2020, disputada em 2021 por conta da pandemia do Coronavírus.

Ficha técnica

Nome: Fabián Ruiz Peña

Data de nascimento: 3 de abril de 1996 (25 anos em 2022)

Nacionalidade: Los Palacios y Villafranca, Sevilha, Espanha

Altura: 1,89 m

Peso: 78 kg

Pé: destro

Clube atual: SC Napoli

Posição: meio campista central

Número da camisa: 8

Biografia

Fabián Ruiz Peña ou apenas Fabián Ruiz nasceu em Sevilha, no distrito de Los Palacios y Villafranca, na Espanha, em 3 de abril de 1996. Filho de Char Peña e Ruiz Peña, Fabián começou no futebol ainda criança e com 8 anos no time da cidade, o La Union Los Palacios.

Era um garoto que queria crescer no futebol e logo foi notado pelos olheiros do Real Betis, clube em que ingressou em 2004, ainda com oito anos. Foram 10 anos nas categorias de base do time espanhol até ser promovido ao elenco principal em 2014.

Real Betis

Fábian fez sua estreia no Real Betis principal em 21 de setembro de 2014. O meia entrou no segundo tempo do jogo contra o Marbella FC. A partida válida pela Segunda División B terminou com derrota por 4 a 1 para o time visitante.

A segunda partida como profissional foi em 16 de dezembro do mesmo ano, quando substituiu Xavi Torres aos 6 minutos do segundo tempo. Essa partida foi vencida pelo Real Betis por 1 a 0.

Fabián Ruiz no Real Betis - créditos da imagem: ESPN

Depois passou a jogar no Bets B, a equipe que reúne jovens promessas e jogadores reservas do time. Foram 6 partidas até ser promovido novamente para o time principal que acabou subindo para a primeira divisão naquela temporada.

Fabián estreou na La Liga, a principal divisão do futebol espanhol em 23 de agosto de 2015. Ainda era reserva e entrou no lugar de Alfred N'Diaye. O jogo terminou em um empate em casa por 1 a 1 contra o Villarreal CF.

Jogou pelo time durante toda a temporada alternando entre reserva e titular. No final de 2016 renovou o contrato com o Betis até 2020, mas acabou sendo emprestado para o Elche, a fim de conseguir mais experiência de jogo.

Quando retornou, na temporada seguinte, Fabián marcou seu primeiro gol pelo Betis. Foi na partida contra o Gimnàstic de Tarragona vencida por 3 a 1. Logo ganhou a confiança do técnico Quique Setién e logo ganhou a titularidade.

Suas boas atuações, fizeram com que Fabián pudesse ser convocado para a seleção espanhola sub-21 em outubro de 2017. O jogador foi bem no Betis. Até o final da temporada, o meio campista marcou 18 gols, mas não foi o suficiente para o rebaixamento da equipe.

No final de 2017, mais uma renovação de contrato com o Real Betis até 2023. Na ocasião foi fixada uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros.

Elche (empréstimo)

Fabián Ruiz foi emprestado para o Elche, clube espanhol da segunda divisão na temporada de 2016. Jogou 18 partidas pelo time, que acabou caindo para a terceira divisão ao final da temporada.

Napoli

Em 5 de julho de 2018, Fabián foi anunciado pelo SSC Napoli. O time italiano pagou a multa rescisória de 30 milhões de euros pelo meio campista, que chegou com status de estrela. Pelo contrato até 2023, o meio campista vai receber 2,7 milhões de euros por ano.

Fabián Ruiz no Napoli da Itália - créditos da imagem: Mercado do Futebol

Durante o primeiro mês, fez apenas exames médicos e preparações físicas. A estreia pelo time italiano ocorreu em 16 de setembro de 2018 em um jogo da fase de grupos da UEFA Champions League. A partida que não teve gols foi contra o Red Star Belgrado e Fabián jogou os 90 minutos completos.

Dez dias depois, o meio campista fez a primeira partida pela Série A do Campeonato Italiano. O jogo no Stadio San Paolo terminou em 3 a 0 para o time da casa sobre o Parma Calcio 1913.

No começo, o treinador Carlo Ancelotti promoveu uma pequena disputa entre os jogadores do meio de campo para decidir quem ficaria com a titularidade, mas Fabián ganhou a competição. Em 20 de outubro marcou seu primeiro gol pelo Napoli diante da Udinese em uma partida que terminou com vitória por 3 a 0.

Titular absoluto no Napoli, no começo de 2022, o jogador foi sondado pelo Manchester United da Inglaterra e o Real Madrid, da Espanha, no entanto as negociações para a transferência não avançaram com nenhuma das equipes.

Outro clube demonstrou interesse no camisa 8 do Napoli foi o Barcelona, que monitorou o jogador durante 2021, mas não chegou a fazer nenhuma proposta oficial.

Seleção Espanhola

Quando ainda estava no Real Betis, Fabián foi convocado para compor o elenco da Espanha nos sub-19 e sub-21. Chegou a ser campeão do Campeonato Europeu Sub-21 no ano 2019, o que foi determinante para sua carreira.

Fabián Ruiz na seleção da Espanha - créditos da imagem: UEFA

Em 15 de março de 2019, foi convocado pela primeira vez para a seleção principal pelo técnico Luis Enrique para compor o elenco que disputou duas partidas de qualificação da UEFA Euro 2020 contra Noruega e Malta.

Sua estreia pela La Roja aconteceu em 7 de junho de 2019 nas eliminatórias da Euro 2020 contra a seleção das Ilhas Faroé. Na partida, substituiu Isco aos 29 minutos do segundo tempo. Em maio de 2021, foi incluído no elenco de 24 jogadores para disputar a UEFA Euro 2020.

Conquistas

Entre as conquistas de Fabián Ruiz podemos destacar:

Betis

Segunda Divisão Espanhola temporada 2014–15

Napoli

Copa da Itália: temporada 2019–20

Espanha

Campeonato Europeu Sub-21 de 2019.




Compartilhe esse conteudo