O Football Club Pavlikeni, ou só Pavlikeni, é um dos clubes de Pavlikeni, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes no norte da Bulgária. Atualmente compete na Treta Liga, A Terceira Liga Noroeste, o que equivale a terceira divisão do sistema de futebol do país.

Fundado em 1928, o clube permaneceu a maior parte de sua trajetória nas divisões de acesso. Disputou a elite búlgara apenas por uma temporada, período em que venceu apenas cinco jogos e foi rebaixado.

O Pavlikeni adotou as cores vermelho preto e amarelo para o escudo, amarelo e preto para o primeiro uniforme, e branco para o segundo uniforme. Os jogos em casa são disputados no Estádio Gancho Panov, com capacidade para 10 mil pessoas.

O time revelou o craque e multicampeão Kiril Rakarov na década de 1940, quando ainda tinha 16 anos. O meio campo foi um dos maiores jogadores da Bulgária, medalhista olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 e campeão da primeira divisão búlgara 10 vezes.

Escudo Pavlikeni - créditos da imagem: Pavlikeni

O legado de Rakarov vive até hoje entre os jovens jogadores de futebol das equipes infantis e juvenis do OFK Pavlikeni. Os pequenos atletas querem seguir o caminho do ídolo, praticar esportes e glorificar o nome da cidade de Pavlikeni.

Últimas temporadas

Desde 2013, após ficar em segundo lugar na Liga Amadora, o Pavlikeni disputa a Treta Liga, a Terceira Divisão. Sempre no meio para cima da tabela, a equipe ficou próximo do acesso para a segunda divisão em duas ocasiões: em 2015 e 2019, mas não conseguiu o tão desejado acesso.

Com a pandemia, a equipe expandiu seus esforços para as divisões de base, a fim de criar um plantel reforçado. Com uma boa equipe, mas sem resultados expressivos, muitos bons jogadores deixaram o clube nas últimas temporadas.

Em 2021, o OFK Pavlikeni começou os preparativos para a fase da primavera do campeonato da Terceira Liga do Noroeste. O clube apresentou 16 jogadores para a primeira sessão do estádio, liderada pelo técnico Martin Krastev.

O único reforço durante a pré-temporada foi o retorno do zagueiro Dimo ​​​​Atanasov, que voltou ao time que o revelou. O defensor, de 36 anos, começou a carreira no Pavlikeni aos 18 anos e depois passou por equipes como o Lokomotiv Plovid da capital.

Durante a carreira, Dimo disputou 327 jogos até seu retorno. Foram mais de 150 jogos defendendo o Lokomotiv, além da convocação para a seleção nacional da Bulgária sub 21.

Elenco

Para a temporada 2022, o experiente treinador busca a renovação, visto que do elenco que trabalhou nas últimas temporadas, só restaram 9 atletas, dos quais 6 em posições defensivas.

Elenco Pavlikeni - créditos da imagem: Pavlikeni

Esse impasse fez com que a diretoria buscasse novos jogadores com urgência, o que ocorreu no decorrer de 2021. O clube teve que montar um time competitivo para o campeonato em um curto espaço de tempo. Para isso, alguns jogadores tiveram que ser promovidos das divisões de base.

Quem ajudou na contratação dos atletas foi a comunidade e o prefeito do município de Pavlikeni, Emmanuel Manolov, O prefeito sempre demonstrou grande interesse pelo clube da cidade e ofereceu o que pode para o clube: organização e financiamento, e assim lançaram as bases para seu forte desempenho.

A comissão técnica realiza um processo diário com os jovens das categorias de base, em que os garotos participam de forma voluntária. Há uma ótima atmosfera, o que é determinante para os resultados positivos também na categoria profissional.

O time titular vai a campo com o goleiro Ventsislav Dimitrov, os zagueiros Ivaylo Marinov, Borislav Getsov e Plamem Iliev. Quando opta por laterais, os escalados são Georgi Vasilev (lateral esquerda) e Ivaylo Velchev (lateral direita).

No meio de campo, o volante Tsvetomir Dodurov, o meia esquerda Dimo ​​​​Atanasov, o meia direita Yordan Petev e o meia ofensivo Daniel Yordanov. No ataque, Nikola Kakamakov e Krasen Slavchev.

História

O futebol chegou na cidade de Pavlikeni começou a ser praticado nos anos seguintes ao fim da Primeira Guerra Mundial. Na ocasião, Georgi Panov deu a primeira bola de futebol real a jovens interessados pelo jogo.

Em 1922, foi fundado o primeiro time da região, o Granit Sports Club, que disputava amistosos com times das cidades vizinhas e da província de Veliko Tarnovo. O segundo time só foi fundado em 1928, o Pobeda, mas não foi reconhecido pela Federação Nacional de Esportes da Bulgária.

Os atletas remanescentes do Pobeda foram para o Hadzi Slavchev, fundado em 1928 e que deu origem ao Pavlikeni. Em 1930, o time revelou o craque Kiril Rakarov, que logo seria considerado um dos principais jogadores da Bulgária.

O Hadzi Slavchev era pequeno para Kiril Rakarov, que acabou sendo transferido para o FC Red Flag, que se estabeleceu na elite do futebol búlgaro na década de 1950. O time de Pavlikeni, por sua vez, continuou seu trabalho e em pouco tempo se destacou em sua província.

O clube começou disputando amistosos na cidade e em 1949 foi qualificado para participar da Liga Amadora Búlgara. Foram alguns anos disputando as divisões de acesso até o terceiro lugar da segunda divisão em 1954.

Jogo do Pavlikeni na Treta Liga - créditos da imagem: Regnews

Em 1955, o time disputou pela primeira vez a primeira divisão do futebol búlgaro, no entanto não fez a melhor das campanhas. Durante o campeonato, venceu apenas 5 partidas, terminando na 14ª colocação. Com isso foi rebaixado e não disputou mais Série A em nenhum outro ano.

Pouco depois, o time mudou de nome para Pavlikeni e durante a sua história chegou a ser descontinuado, mas com os esforços da comunidade retornou às atividades. Hoje, conta com o apoio da prefeitura e de empresários locais.

O OFK Pavlikeni é considerado atualmente um clube financeiramente estável, com divisões de base fortes, que revelam jogadores para toda a Bulgária e países da Europa. São mais 90 jovens atletas que almejam ter uma carreira tão produtiva quanto a do ídolo da cidade Kiril Rakarov.

Estádio

Os jogos do OFK Pavlikeni são disputados no Stadion Gancho Panov, na parte central da cidade de Pavlikeni. Também sedia os jogos de outros times da região como o Levski, que disputa a liga amadora. O estádio tem capacidade para 10 mil pessoas.

Stadion Gancho Panov - créditos da imagem: public-groundhop

Compartilhe esse conteudo