Saiba mais sobre o desempenho da Equipe da Romênia na Copa Davis

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Saiba mais sobre o desempenho da Equipe da Romênia na Copa Davis

Conheça, no decorrer desse texto, a história da equipe romena dentro da Copa Davis. Boa leitura!

A Copa Davis é hoje, e foi quase que desde sempre, a competição de tênis profissional mais importante quando nos referimos a competições entre equipes de nações do mundo todo.

Para vias de comparação, podemos dizer que a Copa Davis é para o tênis assim como a Copa do Mundo da FIFA é para o futebol.

Sua primeira edição, que aconteceu no ano de 1900, contou apenas com dois países, que realmente eram os dois interessados nessa disputa. Os países eram os Estados Unidos e a Inglaterra.

Com o passar de alguns anos, a copa foi recebendo cada vez mais integrantes, chegando a ter, já em 1960, 39 países. Atualmente a copa conta com 134 países, número que se estabeleceu no ano de 2005.

Dentre os primeiros países a se juntar aos Estados Unidos e às Ilhas Britânicas temos a Romênia, que participou da sua primeira edição já no ano de 1922, e que já disputou 68 edições até o presente momento.

Neste artigo entraremos em detalhes acerca da formação da equipe, história dentro da copa em si, além de citar algumas características importantes como melhores campanhas e jogadores que se destacaram nesses anos.

Dito isso, vamos ao que interessa.

História

Criada pela Federação Romena de Tênis, a equipe que representa a Romênia fez sua primeira participação na Davis Cup em 1922, completando agora, em 2022, 100 anos de sua estreia.

Nessa época, na qual a equipe fez sua estreia, a Davis Cup ainda assumiria o nome atual, e até então era conhecida como International Lawn Tennis Challenge, e seus jogos eram exclusivamente feitos em quadras de grama (como sugere o nome “lawn”).

A primeira participação da Romênia não foi uma das melhores, mas realmente não se podia esperar muito nessa primeira edição. Naquele ano, somente uma partida foi jogada pela equipe.

Essa partida foi feita contra a Índia Britânica (atual Índia), e a equipe romena não foi capaz de marcar um ponto sequer dentro da série de 5 partidas contra a equipe indiana, resultando em um 5x0 a favor da Índia Britânica.

A seleção romena levou algum tempo para que pudesse mostrar qualidade nos jogos disputados, e até que isso acontecesse a equipe não chegou em nenhuma final em um período de mais de 45 anos.

blog photos
Ion Tiriac durante final contra os Estados Unidos na Copa Davis 1972. Créditos: Jerry Cooke /Sports Illustrated via Getty Images

Foi somente no ano de 1969, pelas mãos e raquetes de Ion Tiriac, Sever Dron e a grande estrela da época Ilie Nastase, que a Romênia alcançou sua primeira final na história da equipe.

O primeiro passo para essa conquista inédita foi passar pela eliminatória regional da Zona Europa. Aqui a Romênia venceu jogos contra o Egito (3x2), contra Israel (5x0), contra a Espanha (4x1 e, nas finais regionais, contra a União Soviética, vencendo por 4x1.

Essa vitória deu à equipe uma das 4 vagas nas eliminatórias Interzonais, edição que contou com as outras 3 vagas sendo preenchidas pela Índia, Reino Unido e também o Brasil.

A primeira partida nessa fase foi feita contra a Índia, jogo vencido por 4x0 pela Romênia. A final, que se provou ser um jogo duro, também foi vencida pela Romênia por um apertado 3x2.

Seguindo o formato da Copa Davis, até que fosse mudado em 1981, o vencedor dessa final interzonal enfrentaria o atual campeão da Copa Davis, que no caso dessa edição eram os Estados Unidos.

Sendo jogada em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, a Romênia deu seu melhor na partida, mas não passou nem perto de ter chances contra a grande potência da época.

A partida aqui resultou em um placar agregado de 5x0, formado entre os dias 19 e 21 de setembro de 1969, garantindo aos Estados Unidos mais um título, e tirando o sonho dos romenos em conquistar seu primeiro.

Para a edição seguinte a Romênia levou novamente o mesmo elenco, e quase conseguiu novamente sua vaga para as finais interzonais. A equipe chegou na semifinal da Zona Europa após vencer o Iran e a Grécia, mas perdeu para a Iugoslávia nessa fase.

Ainda com a mesma equipe, formada por Ion Tiriac, Sever Dron, Ilie Nastase, com a única peça nova sendo Petre Marmureanu, a Romênia repetiu a grande campanha realizada apenas 2 anos antes.

Na Zona Europa, a Romênia fez uma campanha quase que perfeita, vencendo o primeiro jogo contra a Holanda por 5x0, as quartas de final contra Israel por 5x0, a semifinal contra a Iugoslávia por 4x1 e contra a Alemanha Ocidental também por 5x0.

Com a sua vaga nas finais interzonais garantidas, a Romênia enfrentou nas semifinais a Índia, vencendo a partida por 4x1. A final dessa fase foi feita contra o Brasil e, apesar de um jogo apertado, os romenos levaram a melhor vencendo por 3x2.

Já na última fase da competição, a Romênia encontrou o então campeão da copa, os Estados Unidos. Como se fosse o filme de 1969 se repetindo, os Estados Unidos tiraram mais uma vez o título das mãos dos romenos vencendo por 3x2 essa decisão.

Aqui chegamos na última grande campanha realizada pela equipe romena dentro da Copa Davis, essa que foi traçada no ano de 1972. Nessa edição a Romênia ainda contava com a mesma equipe.

Com a confiança nas estrelas, a Romênia fez mais uma campanha incrível dentro da Zona Europa, vencendo os dois primeiros jogos contra a Suíça e contras o Iran pelo placar de 5x0.

blog photos
Ilie Năstase durante a final contra os Estados Unidos na Copa Davis de 1972. Créditos: Jerry Cooke /Sports Illustrated via Getty Images

Na semifinal dessa fase, a Romênia também dominou a partida, vencendo a disputa contra a Itália por 4x1 e garantindo sua vaga na final contra a União Soviética.

Após vencer a União Soviética por 3x2 em uma partida dura, a Romênia se viu nas finais interzonais pela segunda vez consecutiva, tendo como adversários a Espanha, os Estados Unidos e a Austrália.

Vencendo a semifinal contra a Austrália por 4x1 com certa facilidade, a Romênia chegou na segunda final consecutiva da Copa Davis, e mais uma vez enfrentou os Estados Unidos nessa fase.

Como os Estados Unidos já eram os campeões, não haveria nessa edição o round desafio, no qual a equipe campeã enfrentaria o último campeão. Assim, a copa Davis de 1972 seria decidida aqui.

Apesar de todos os esforços e de um jogo muito disputado, os Estados Unidos levaram a melhor mais uma vez nessa edição, defendendo seu título com sucesso por 3 vezes contra a Romênia.

Como dito acima, a Romênia mostrou sua última grande campanha nessa edição, e até os dias atuais não chegou em mais nenhuma final da Copa Davis.

Jogador de Maior Destaque

Não poderíamos terminar esse artigo sem dar crédito ao jogador que fez com que essas campanhas de sucesso fossem possíveis, e esse foi Ilie Năstase.

Ilie Năstase foi o melhor jogador romeno já visto na história do tênis profissional, e chegou a ser considerado como o melhor jogador de simples do mundo de 23 de agosto de 1973 até 2 de junho de 1974 de acordo com o ranking a ATP.

blog photos
Ilie Năstase em apresentação no US Open de 2009. Créditos: Robbie Mendelson

O jogador fez parte do elenco romeno em todas as vagas de finais conquistadas na Copa Davis (1969, 1971 e 1972), e detém a maioria dos recordes do país na copa.

Ele foi o maior vencedor geral, com 109 vitórias, o maior vencedor de partidas simples, com 74 vitórias e o maior vencedor de duplas, com 35 vitórias.

ARTIGOS RELACIONADOS

SAIBA TUDO SOBRE A HISTÓRIA DE NICOLAE CLAUDIU STANCIUSAIBA TUDO SOBRE A HISTÓRIA DE NICOLAE CLAUDIU STANCIU
SAIBA TUDO SOBRE A HISTÓRIA DE NICOLAE CLAUDIU STANCIU

O atleta romeno Nicolae Claudiu Stanciu é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube da Superliga chinesa, o Wuhan Three Towns, desde março de 2022, quando assinou seu contrato com validade até dezembro de 2024. ...

Eliseu
5 em minutos de leitura
#Futebol,#Romênia,#Liga I,#Viitorul Constanta

Viitorul Constanta: o time europeu que abriu as portas para o filho de Romário

Com sede localizada em Constanta, na Romênia, o Viitorul Constanta é um time que atualmente disputa a primeira divisão do país. Com fundação recente, o clube trava duelos no Camp...

Ewerton Geniseli

5 em minutos de leitura

#Romênia,#Copa Davis,#Tênis

Saiba mais sobre o desempenho da Equipe da Romênia na Copa Davis

Conheça, no decorrer desse texto, a história da equipe romena dentro da Copa Davis. Boa leitura! A Copa Davis é hoje, e foi quase que desde sempre, a competição de tênis profiss...

Pedro F

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Romênia,#La Liga 2

Liga 2: conheça a segunda divisão do futebol romeno

A Liga 2 é um campeonato de futebol da Romênia, sendo que esta competição é disputada por clubes de futebol deste país. A competição da Liga 2 da Romênia não é uma competição de ...

Eduardo Carneiro

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Romênia,#Supercopa da Romênia

A Supercopa da Romênia é um dos grandes torneios do território local

Conheça tudo sobre a histórica competição do futebol romeno. O tradicional torneio disputado entre o vencedor do Campeonato Romeno de Futebol e da Copa da Romênia, é um dos dest...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura